Logo Passei Direto
Buscar

QUESTÕES DE PSICOLOGIA APLICADA A SAUDE

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre a subjetividade, assinale a alternativa incorreta:
a) Ela é construída a partir do contato com mundo social e cultural.
b) É composta de ideias, significados e emoções construídos pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica.
c) Ela é inata ao indivíduo, ou seja, acompanha-o desde seu nascimento.
d) É o que constitui o nosso modo de ser.

Sobre o behaviorismo, está correto o que se afirma em:
a) O comportamento não é entendido como uma ação isolada, mas sim como uma interação entre o organismo e o seu ambiente.
b) O comportamento respondente é uma resposta emitida pelo organismo que produz uma consequência no ambiente, e é afetado (controlado) por essas consequências.
c) O comportamento operante é caracterizado por respostas do organismo que são eliciadas (produzidas) por estímulos do ambiente.
d) Essa teoria se refere à existência de três sistemas psíquicos: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente.

São fatores que contribuíram para o surgimento da psicologia da saúde, exceto:
a) Surgimento de transtornos relacionados ao estilo de vida.
b) Modificação no modelo biomédico.
c) A escolha da psicanálise como abordagem teórica prevalente na área da Saúde.
d) Aumento da expectativa de vida.

Em relação à definição de saúde, assinale a alternativa incorreta:
a) Saúde social envolve ter habilidades interpessoais, relacionamentos significativos com amigos e família e apoio social em épocas de crise.
b) Saúde física implica ter um corpo saudável e livre de doenças.
c) Considera a interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais.
d) Concentra sua definição na ausência de doenças ou condições negativas.

Sobre as perspectivas em saúde da família, assinale a alternativa correta:
a) A perspectiva de gênero que se concentra em investigar os aspectos da saúde e da doença relacionados com a idade e ciclos de vida.
b) Homens e mulheres não devem ser diferentes no risco que apresentam para transtornos e doenças.
c) A perspectiva sociocultural defende que variáveis biológicas, psicológicas e sociais agem em conjunto para determinar a saúde e a vulnerabilidade do indivíduo à doença.
d) Todas as perspectivas se sobrepõem e todas veem a saúde e a doença como produtos da interação de fatores.

Em relação às influencias sobre o processo de saúde e doença, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A saúde pode ser influenciada por variadas condições, tais como, diferenças individuais, traços de personalidade, sistema de crenças, comportamentos, redes de suporte social e meio ambiente.
b) Os processos psicológicos e os estados emocionais estão diretamente relacionados com a etiologia e a disseminação de doenças.
c) Nosso comportamento pode ter efeito positivo ou negativo sobre nossa saúde.
d) Diante das evidências da influencia de fatores psicológicos e comportamentais na saúde, podemos dizer que as variáveis biológicas são irrelevantes.

Sobre prevenção em saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Prevenção terciária implica ações adotadas para conter ou retardar danos, uma vez que a doença já tiver progredido além de seus estágios iniciais.
b) A prevenção secundária é a forma mais comum de tratamento de saúde.
c) O atraso da consequência de um comportamento e os modelos familiares inadequados são exemplos de barreiras à prevenção.
d) Prevenção primária refere-se a ações para promover a saúde que são adotadas para prevenir a ocorrência de doenças ou ferimentos.

Em relação a adesão ao tratamento, podemos afirmar:
a) A dificuldade de adesão não é um problema comum em saúde.
b) A adesão consiste na capacidade do paciente em seguir seu tratamento conforme as recomendações da equipe de saúde.
c) Características do paciente são determinantes na adesão, independente da sua relação com a equipe de saúde.
d) Variáveis do tratamento pouco influenciam na adesão.

Sobre personalidade e saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Doenças cardiovasculares foram inicialmente associadas à personalidade Tipo A. No entanto, novas evidências científicas mostram uma relação maior entre cardiopatas e personalidade Tipo D.
b) A personalidade Tipo C refere-se ao padrão de enfrentamento identificado em pacientes com câncer.
c) A impaciência, a competitividade, a urgência de tempo e a hostilidade são comportamentos característicos da personalidade Tipo B.
d) Pessoas com personalidade Tipo D apresentam afetividade negativa associada à presença de inibição social.

Em relação às Estratégias de Enfrentamento, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Conjunto de estratégias, cognitivas e comportamentais, utilizadas pelos indivíduos para lidar com uma ameaça iminente.
b) Faz parte das características da personalidade de cada indivíduo, e, portanto, não podem ser aprendidas.
c) Processa-se mediante a mobilização de recursos naturais, com fins de administração de situações estressoras, consistindo de interação entre o organismo e o ambiente.
d) A resolução de problemas pode ser considerada uma estratégia adequada de enfrentamento.

Segundo diversos estudos sobre a relação do estresse e o processo saúde--doença, constata-se que o estresse pode ser sadio ou nocivo. Ele se torna nocivo à saúde quando:
a) surge a necessidade de uma adaptação a um evento ou situação.
b) alguém percebe e responde a eventos que são julgados como desafiadores.
c) os estressores excedem os recursos pessoais e sociais que o indivíduo é capaz de mobilizar para enfrentar o estresse.
d) os recursos de enfrentamento são suficientemente fortes.

Sobre a síndrome de Burnout, assinale a alternativa INCORRETA.
a) É definida como o estado de exaustão física e psicológica relacionada com o trabalho.
b) O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas.
c) A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
d) A síndrome é uma consequência inevitável de estar empregado em determinadas áreas profissionais, como na área de Saúde.

Diante de um paciente que apresenta resistência ao tratamento, qual a forma mais adequada de um profissional da saúde atuar?
a) Respeitar a vontade do paciente e não insistir no atendimento; somente prescrever o tratamento se o paciente demonstrar maior aceitação.
b) Insistir no atendimento e na prescrição do tratamento, já que o mais importante é recuperar a saúde do paciente.
c) Desenvolver uma boa relação profissional-paciente para conseguir identificar quais aspectos, internos e externos ao paciente, podem estar gerando esta resistência e intervir para modificar estes fatores.
d) Solicitar a intervenção de um psiquiatra, tendo em vista que este é o único profissional responsável pela atenção aos aspectos emocionais dos pacientes.

Qual a importância do trabalho interdisciplinar?
a) A possibilidade de dividir tarefas, o que alivia a sobrecarga de alguns profissionais e aumenta a qualidade do serviço prestado.
b) A chance de discutir os casos com profissionais de outras áreas e saber suas opiniões a respeito dos pacientes.
c) A garantia de ter a quem fazer o encaminhamento quando o paciente apresentar alguma demanda que extrapole as atribuições do médico.
d) A união de saberes de diferentes áreas, pois isto possibilita a atenção integral à saúde do sujeito, um ser biopsicossocial.

Sobre equipe interdisciplinar, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Neste tipo de organização de trabalho, cada profissional atua de maneira isolada em sua área específica, solicitando a intervenção de outro profissional quando julga necessário, mas sem que haja discussão ou cooperação nas decisões tomadas.
b) Em equipes interdisciplinares há um nível maior de relação entre as disciplinas. As decisões são normalmente tomadas por meio de trocas de informações de cada especialidade em reuniões de equipe que ocorrem sistematicamente.
c) Embora a interdisciplinaridade seja a forma de organização de trabalho mais produtiva em saúde, sua aplicação ainda encontra desafios.
d) A interdisciplinaridade consiste no estabelecimento de associação intencional de duas ou mais áreas do saber, para alcançar um conhecimento mais amplo e diversificado.

Leia com atenção a afirmação a seguir: "Subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós experimenta e se constitui, de acordo com a vivência e as experiências da vida social e cultural. A subjetividade é composta":
a) de pensamentos e cognição
b) de idéias, significado e emoções
c) de relações sociais e constituição biológica
d) de manifestações comportamentais
e) de comportamento

Leia com atenção o enunciado a seguir: A Psicologia é composta por diversas teorias que buscaram e buscam no seu desenvolvimento, compreender e explicar a conduta humana. As três abordagens mais importantes são:
a) Behaviorismo, Cognitivismo, Gestalt
b) Gestalt, Comportamental, Cognitivismo
c) Psicanálise, Cognitivismo, Behaviorismo
d) Psicanálise, Gestalt, Humanismo
e) Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise

Marque a alternativa CORRETA. Com relação à Adesão ao tratamento, fatores de aderência e não aderência estão relacionados:
a) À rede social, à própria doença, às relações médico-paciente
b) à própria doença, ao indivíduo, ao fracasso
c) aos fatores de comunicação, às consultas, à saúde
d) à própria doença, ao fracasso, às crenças
e) à própria doença, às relações médico-paciente, à personalidade do paciente.

A psicologia da saúde pode ser compreendida como um domínio da psicologia que busca compreender o adoecimento e as formas pelas quais a pessoa pode manter-se saudável. Sendo assim, a psicologia da saúde estuda:
a) Influências psicológicas na saúde, adoecimento, disfunções gerais.
b) Disfunções gerais, influências ambientais, adoecimento.
c) Adoecimento, influências ambientais na doença, mudanças de comportamento.
d) Influências psicológicas na saúde, fatores responsáveis pelo adoecimento, mudanças de comportamento ao adoecer.
e) O adoecimento, mudanças de comportamento, mudanças psicológicas.

Leia a seguinte afirmação e marque a questão CORRETA: "A perspectiva que tem como referência o modelo biopsicossocial, tem-se afirmado progressivamente. Ela proporciona uma visão integral do ser e do adoecer que compreende as dimensões física, psicológica e social". Sendo assim, a Psicologia da Saúde foi desenvolvida a partir do:
a) Conceito de saúde, com determinantes inúmeros.
b) Conceito ampliado de saúde, com múltiplos determinantes.
c) Conceito fundamental de saúde, com várias dimensões.
d) Conceito de saúde, com multidimensionalidade.
e) Conceito fundamental de saúde, com múltiplas dimensões.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre a subjetividade, assinale a alternativa incorreta:
a) Ela é construída a partir do contato com mundo social e cultural.
b) É composta de ideias, significados e emoções construídos pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica.
c) Ela é inata ao indivíduo, ou seja, acompanha-o desde seu nascimento.
d) É o que constitui o nosso modo de ser.

Sobre o behaviorismo, está correto o que se afirma em:
a) O comportamento não é entendido como uma ação isolada, mas sim como uma interação entre o organismo e o seu ambiente.
b) O comportamento respondente é uma resposta emitida pelo organismo que produz uma consequência no ambiente, e é afetado (controlado) por essas consequências.
c) O comportamento operante é caracterizado por respostas do organismo que são eliciadas (produzidas) por estímulos do ambiente.
d) Essa teoria se refere à existência de três sistemas psíquicos: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente.

São fatores que contribuíram para o surgimento da psicologia da saúde, exceto:
a) Surgimento de transtornos relacionados ao estilo de vida.
b) Modificação no modelo biomédico.
c) A escolha da psicanálise como abordagem teórica prevalente na área da Saúde.
d) Aumento da expectativa de vida.

Em relação à definição de saúde, assinale a alternativa incorreta:
a) Saúde social envolve ter habilidades interpessoais, relacionamentos significativos com amigos e família e apoio social em épocas de crise.
b) Saúde física implica ter um corpo saudável e livre de doenças.
c) Considera a interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais.
d) Concentra sua definição na ausência de doenças ou condições negativas.

Sobre as perspectivas em saúde da família, assinale a alternativa correta:
a) A perspectiva de gênero que se concentra em investigar os aspectos da saúde e da doença relacionados com a idade e ciclos de vida.
b) Homens e mulheres não devem ser diferentes no risco que apresentam para transtornos e doenças.
c) A perspectiva sociocultural defende que variáveis biológicas, psicológicas e sociais agem em conjunto para determinar a saúde e a vulnerabilidade do indivíduo à doença.
d) Todas as perspectivas se sobrepõem e todas veem a saúde e a doença como produtos da interação de fatores.

Em relação às influencias sobre o processo de saúde e doença, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A saúde pode ser influenciada por variadas condições, tais como, diferenças individuais, traços de personalidade, sistema de crenças, comportamentos, redes de suporte social e meio ambiente.
b) Os processos psicológicos e os estados emocionais estão diretamente relacionados com a etiologia e a disseminação de doenças.
c) Nosso comportamento pode ter efeito positivo ou negativo sobre nossa saúde.
d) Diante das evidências da influencia de fatores psicológicos e comportamentais na saúde, podemos dizer que as variáveis biológicas são irrelevantes.

Sobre prevenção em saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Prevenção terciária implica ações adotadas para conter ou retardar danos, uma vez que a doença já tiver progredido além de seus estágios iniciais.
b) A prevenção secundária é a forma mais comum de tratamento de saúde.
c) O atraso da consequência de um comportamento e os modelos familiares inadequados são exemplos de barreiras à prevenção.
d) Prevenção primária refere-se a ações para promover a saúde que são adotadas para prevenir a ocorrência de doenças ou ferimentos.

Em relação a adesão ao tratamento, podemos afirmar:
a) A dificuldade de adesão não é um problema comum em saúde.
b) A adesão consiste na capacidade do paciente em seguir seu tratamento conforme as recomendações da equipe de saúde.
c) Características do paciente são determinantes na adesão, independente da sua relação com a equipe de saúde.
d) Variáveis do tratamento pouco influenciam na adesão.

Sobre personalidade e saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Doenças cardiovasculares foram inicialmente associadas à personalidade Tipo A. No entanto, novas evidências científicas mostram uma relação maior entre cardiopatas e personalidade Tipo D.
b) A personalidade Tipo C refere-se ao padrão de enfrentamento identificado em pacientes com câncer.
c) A impaciência, a competitividade, a urgência de tempo e a hostilidade são comportamentos característicos da personalidade Tipo B.
d) Pessoas com personalidade Tipo D apresentam afetividade negativa associada à presença de inibição social.

Em relação às Estratégias de Enfrentamento, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Conjunto de estratégias, cognitivas e comportamentais, utilizadas pelos indivíduos para lidar com uma ameaça iminente.
b) Faz parte das características da personalidade de cada indivíduo, e, portanto, não podem ser aprendidas.
c) Processa-se mediante a mobilização de recursos naturais, com fins de administração de situações estressoras, consistindo de interação entre o organismo e o ambiente.
d) A resolução de problemas pode ser considerada uma estratégia adequada de enfrentamento.

Segundo diversos estudos sobre a relação do estresse e o processo saúde--doença, constata-se que o estresse pode ser sadio ou nocivo. Ele se torna nocivo à saúde quando:
a) surge a necessidade de uma adaptação a um evento ou situação.
b) alguém percebe e responde a eventos que são julgados como desafiadores.
c) os estressores excedem os recursos pessoais e sociais que o indivíduo é capaz de mobilizar para enfrentar o estresse.
d) os recursos de enfrentamento são suficientemente fortes.

Sobre a síndrome de Burnout, assinale a alternativa INCORRETA.
a) É definida como o estado de exaustão física e psicológica relacionada com o trabalho.
b) O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas.
c) A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
d) A síndrome é uma consequência inevitável de estar empregado em determinadas áreas profissionais, como na área de Saúde.

Diante de um paciente que apresenta resistência ao tratamento, qual a forma mais adequada de um profissional da saúde atuar?
a) Respeitar a vontade do paciente e não insistir no atendimento; somente prescrever o tratamento se o paciente demonstrar maior aceitação.
b) Insistir no atendimento e na prescrição do tratamento, já que o mais importante é recuperar a saúde do paciente.
c) Desenvolver uma boa relação profissional-paciente para conseguir identificar quais aspectos, internos e externos ao paciente, podem estar gerando esta resistência e intervir para modificar estes fatores.
d) Solicitar a intervenção de um psiquiatra, tendo em vista que este é o único profissional responsável pela atenção aos aspectos emocionais dos pacientes.

Qual a importância do trabalho interdisciplinar?
a) A possibilidade de dividir tarefas, o que alivia a sobrecarga de alguns profissionais e aumenta a qualidade do serviço prestado.
b) A chance de discutir os casos com profissionais de outras áreas e saber suas opiniões a respeito dos pacientes.
c) A garantia de ter a quem fazer o encaminhamento quando o paciente apresentar alguma demanda que extrapole as atribuições do médico.
d) A união de saberes de diferentes áreas, pois isto possibilita a atenção integral à saúde do sujeito, um ser biopsicossocial.

Sobre equipe interdisciplinar, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Neste tipo de organização de trabalho, cada profissional atua de maneira isolada em sua área específica, solicitando a intervenção de outro profissional quando julga necessário, mas sem que haja discussão ou cooperação nas decisões tomadas.
b) Em equipes interdisciplinares há um nível maior de relação entre as disciplinas. As decisões são normalmente tomadas por meio de trocas de informações de cada especialidade em reuniões de equipe que ocorrem sistematicamente.
c) Embora a interdisciplinaridade seja a forma de organização de trabalho mais produtiva em saúde, sua aplicação ainda encontra desafios.
d) A interdisciplinaridade consiste no estabelecimento de associação intencional de duas ou mais áreas do saber, para alcançar um conhecimento mais amplo e diversificado.

Leia com atenção a afirmação a seguir: "Subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós experimenta e se constitui, de acordo com a vivência e as experiências da vida social e cultural. A subjetividade é composta":
a) de pensamentos e cognição
b) de idéias, significado e emoções
c) de relações sociais e constituição biológica
d) de manifestações comportamentais
e) de comportamento

Leia com atenção o enunciado a seguir: A Psicologia é composta por diversas teorias que buscaram e buscam no seu desenvolvimento, compreender e explicar a conduta humana. As três abordagens mais importantes são:
a) Behaviorismo, Cognitivismo, Gestalt
b) Gestalt, Comportamental, Cognitivismo
c) Psicanálise, Cognitivismo, Behaviorismo
d) Psicanálise, Gestalt, Humanismo
e) Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise

Marque a alternativa CORRETA. Com relação à Adesão ao tratamento, fatores de aderência e não aderência estão relacionados:
a) À rede social, à própria doença, às relações médico-paciente
b) à própria doença, ao indivíduo, ao fracasso
c) aos fatores de comunicação, às consultas, à saúde
d) à própria doença, ao fracasso, às crenças
e) à própria doença, às relações médico-paciente, à personalidade do paciente.

A psicologia da saúde pode ser compreendida como um domínio da psicologia que busca compreender o adoecimento e as formas pelas quais a pessoa pode manter-se saudável. Sendo assim, a psicologia da saúde estuda:
a) Influências psicológicas na saúde, adoecimento, disfunções gerais.
b) Disfunções gerais, influências ambientais, adoecimento.
c) Adoecimento, influências ambientais na doença, mudanças de comportamento.
d) Influências psicológicas na saúde, fatores responsáveis pelo adoecimento, mudanças de comportamento ao adoecer.
e) O adoecimento, mudanças de comportamento, mudanças psicológicas.

Leia a seguinte afirmação e marque a questão CORRETA: "A perspectiva que tem como referência o modelo biopsicossocial, tem-se afirmado progressivamente. Ela proporciona uma visão integral do ser e do adoecer que compreende as dimensões física, psicológica e social". Sendo assim, a Psicologia da Saúde foi desenvolvida a partir do:
a) Conceito de saúde, com determinantes inúmeros.
b) Conceito ampliado de saúde, com múltiplos determinantes.
c) Conceito fundamental de saúde, com várias dimensões.
d) Conceito de saúde, com multidimensionalidade.
e) Conceito fundamental de saúde, com múltiplas dimensões.

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE PSICOLOGIA 
 
1) Sobre a subjetividade, assinale a alternativa incorreta: 
a) Ela é construída a partir do contato com mundo social e cultural. 
b) É composta de ideias, significados e emoções construídos pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas 
vivências e de sua constituição biológica. 
c) Ela é inata ao indivíduo, ou seja, acompanha-o desde seu nascimento. 
d) É o que constitui o nosso modo de ser. 
 
2) Sobre o behaviorismo, está correto o que se afirma em: 
a) O comportamento não é entendido como uma ação isolada, mas sim como uma interação entre o organismo 
e o seu ambiente. 
b) O comportamento respondente é uma resposta emitida pelo organismo que produz uma consequência no 
ambiente, e é afetado (controlado) por essas consequências. 
c) O comportamento operante é caracterizado por respostas do organismo que são eliciadas (produzidas) por 
estímulos do ambiente. 
d) Essa teoria se refere à existência de três sistemas psíquicos: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. 
 
3) São fatores que contribuíram para o surgimento da psicologia da saúde, exceto: 
a) Surgimento de transtornos relacionados ao estilo de vida. 
b) Modificação no modelo biomédico. 
c) A escolha da psicanálise como abordagem teórica prevalente na área da Saúde. 
d) Aumento da expectativa de vida. 
 
4) Em relação à definição de saúde, assinale a alternativa incorreta: 
a) Saúde social envolve ter habilidades interpessoais, relacionamentos significativos com amigos e família e apoio 
social em épocas de crise. 
b) Saúde física implica ter um corpo saudável e livre de doenças. 
c) Considera a interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. 
d) Concentra sua definição na ausência de doenças ou condições negativas. 
 
5) Sobre as perspectivas em saúde da família, assinale a alternativa correta: 
a) A perspectiva de gênero que se concentra em investigar os aspectos da saúde e da doença relacionados com a 
idade e ciclos de vida. 
b) Homens e mulheres não devem ser diferentes no risco que apresentam para transtornos e doenças. 
c) A perspectiva sociocultural defende que variáveis biológicas, psicológicas e sociais agem em conjunto para 
determinar a saúde e a vulnerabilidade do indivíduo à doença. 
d) Todas as perspectivas se sobrepõem e todas veem a saúde e a doença como produtos da interação de 
fatores. 
 
1) Em relação às influencias sobre o processo de saúde e doença, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) A saúde pode ser influenciada por variadas condições, tais como, diferenças individuais, traços de 
personalidade, sistema de crenças, comportamentos, redes de suporte social e meio ambiente. 
b) Os processos psicológicos e os estados emocionais estão diretamente relacionados com a etiologia e a 
disseminação de doenças. 
c) Nosso comportamento pode ter efeito positivo ou negativo sobre nossa saúde. 
d) Diante das evidências da influencia de fatores psicológicos e comportamentais na saúde, podemos dizer que 
as variáveis biológicas são irrelevantes. 
 
2) Sobre prevenção em saúde, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Prevenção terciária implica ações adotadas para conter ou retardar danos, uma vez que a doença já tiver 
progredido além de seus estágios iniciais. 
b) A prevenção secundária é a forma mais comum de tratamento de saúde. 
c) O atraso da consequência de um comportamento e os modelos familiares inadequados são exemplos de 
barreiras à prevenção. 
d) Prevenção primária refere-se a ações para promover a saúde que são adotadas para prevenir a ocorrência de 
doenças ou ferimentos. 
 
3) Em relação a adesão ao tratamento, podemos afirmar: 
a) A dificuldade de adesão não é um problema comum em saúde. 
b) A adesão consiste na capacidade do paciente em seguir seu tratamento conforme as recomendações da 
equipe de saúde. 
c) Características do paciente são determinantes na adesão, independente da sua relação com a equipe de saúde. 
d) Variáveis do tratamento pouco influenciam na adesão. 
 
4) Sobre personalidade e saúde, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Doenças cardiovasculares foram inicialmente associadas à personalidade Tipo A. No entanto, novas evidências 
científicas mostram uma relação maior entre cardiopatas e personalidade Tipo D. 
b) A personalidade Tipo C refere-se ao padrão de enfrentamento identificado em pacientes com câncer. 
c) A impaciência, a competitividade, a urgência de tempo e a hostilidade são comportamentos característicos 
da personalidade Tipo B. 
d) Pessoas com personalidade Tipo D apresentam afetividade negativa associada à presença de inibição social. 
 
1) Em relação às Estratégias de Enfrentamento, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Conjunto de estratégias, cognitivas e comportamentais, utilizadas pelos indivíduos para lidar com uma ameaça 
iminente. 
b) Faz parte das características da personalidade de cada indivíduo, e, portanto, não podem ser aprendidas. 
c) Processa-se mediante a mobilização de recursos naturais, com fins de administração de situações estressoras, 
consistindo de interação entre o organismo e o ambiente. 
d) A resolução de problemas pode ser considerada uma estratégia adequada de enfrentamento. 
 
2) Segundo diversos estudos sobre a relação do estresse e o processo saúde--doença, constata-se que o estresse 
pode ser sadio ou nocivo. Ele se torna nocivo à saúde quando: 
a) surge a necessidade de uma adaptação a um evento ou situação. 
b) alguém percebe e responde a eventos que são julgados como desafiadores. 
c) os estressores excedem os recursos pessoais e sociais que o indivíduo é capaz de mobilizar para enfrentar o 
estresse. 
d) os recursos de enfrentamento são suficientemente fortes. 
 
4) Sobre a síndrome de Burnout, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) É definida como o estado de exaustão física e psicológica relacionada com o trabalho. 
b) O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em 
atitudes negativas. 
c) A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e 
intenso. 
d) A síndrome é uma consequência inevitável de estar empregado em determinadas áreas profissionais, como 
na área de Saúde. 
 
1) Diante de um paciente que apresenta resistência ao tratamento, qual a forma mais adequada de um 
profissional da saúde atuar? 
a) Respeitar a vontade do paciente e não insistir no atendimento; somente prescrever o tratamento se o paciente 
demonstrar maior aceitação. 
b) Insistir no atendimento e na prescrição do tratamento, já que o mais importante é recuperar a saúde do 
paciente. 
c) Desenvolver uma boa relação profissional-paciente para conseguir identificar quais aspectos, internos e 
externos ao paciente, podem estar gerando esta resistência e intervir para modificar estes fatores. 
d) Solicitar a intervenção de um psiquiatra, tendo em vista que este é o único profissional responsável pela 
atenção aos aspectos emocionais dos pacientes. 
 
2) Qual a importância do trabalho interdisciplinar? 
a) A possibilidade de dividir tarefas, o que alivia a sobrecarga de alguns profissionais e aumenta a qualidade do 
serviço prestado. 
b) A chance de discutir os casos com profissionais de outras áreas e saber suas opiniões a respeito dos pacientes. 
c) A garantia de ter a quem fazer o encaminhamento quando o paciente apresentar alguma demanda que 
extrapole as atribuições do médico. 
d) A união de saberes de diferentes áreas, pois isto possibilita a atenção integral à saúde do sujeito, um ser 
biopsicossocial. 
 
5) Sobre equipe interdisciplinar, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Neste tipo de organização de trabalho, cada profissional atua de maneira isolada em sua área específica, 
solicitando a intervenção de outro profissional quando julga necessário, mas sem que haja discussão ou 
cooperação nas decisões tomadas. 
b) Em equipes interdisciplinares há um nível maior de relação entreas disciplinas. As decisões são normalmente 
tomadas por meio de trocas de informações de cada especialidade em reuniões de equipe que ocorrem 
sistematicamente. 
c) Embora a interdisciplinaridade seja a forma de organização de trabalho mais produtiva em saúde, sua aplicação 
ainda encontra desafios. 
d) A interdisciplinaridade consiste no estabelecimento de associação intencional de duas ou mais áreas do saber, 
para alcançar um conhecimento mais amplo e diversificado. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÕES ON LINE 
 
[107218] Leia com atenção a afirmação a seguir: "Subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de 
nós experimenta e se constitui, de acordo com a vivência e as experiências da vida social e cultural. A 
subjetividade é composta": 
a) de pensamentos e cognição 
b) de idéias, significado e emoções 
c) de relações sociais e constituição biológica 
d) de manifestações comportamentais 
e) de comportamento 
 
[109661] Leia com atenção o enunciado a seguir: A Psicologia é composta por diversas teorias que buscaram e 
buscam no seu desenvolvimento, compreender e explicar a conduta humana. As três abordagens mais 
importantes são: 
a) Behaviorismo, Cognitivismo, Gestalt 
b) Gestalt, Comportamental, Cognitivismo 
c) Psicanálise, Cognitivismo, Behaviorismo 
d) Psicanálise, Gestalt, Humanismo 
e) Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise 
 
[162428] Marque a alternativa CORRETA. Com relação à Adesão ao tratamento, fatores de aderência e não 
aderência estão relacionados: 
a) À rede social, à própria doença, às relações médico-paciente 
b) à própria doença, ao indivíduo, ao fracasso 
c) aos fatores de comunicação, às consultas, à saúde 
d) à própria doença, ao fracasso, às crenças 
e) à própria doença, às relações médico-paciente, à personalidade do paciente. 
 
[112156] ou [37554] A psicologia da saúde pode ser compreendida como um domínio da psicologia que busca 
compreender o adoecimento e as formas pelas quais a pessoa pode manter-se saudável. Sendo assim, a 
psicologia da saúde estuda: 
a) Influências psicológicas na saúde, adoecimento, disfunções gerais. 
b) Disfunções gerais, influências ambientais, adoecimento. 
c) Adoecimento, influências ambientais na doença, mudanças de comportamento. 
d) Influências psicológicas na saúde, fatores responsáveis pelo adoecimento, mudanças de 
comportamento ao adoecer. 
e) O adoecimento, mudanças de comportamento, mudanças psicológicas. 
 
[172133] Subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós experimenta e se constitui, de acordo 
com a vivência e as experiências da vida social e cultural. Desta forma, a subjetividade é composta: 
a) de pensamentos e cognição 
b) de idéias, significado e emoções 
c) de relações sociais e constituição biológica 
d) de manifestações comportamentais 
e) de comportamento 
 
 
[37553] Leia a seguinte afirmação e marque a questão CORRETA: 
“A perspectiva que tem como referência o modelo biopsicossocial, tem-se afirmado progressivamente. Ela 
proporciona uma visão integral do ser e do adoecer que compreende as dimensões física, psicológica e social”. 
(Adaptado de MARCO, Mario Alfredo. Do Modelo biomédico ao modelo biopsicossocial: um projeto de educação 
permanente. Rev. Bras. Educ. Med. [on line]. 2006, vol 30, n 1, pp. 60 – 72. 
 
Sendo assim, a Psicologia da Saúde foi desenvolvida a partir do: 
a) Conceito de saúde, com determinantes inúmeros. 
b) Conceito ampliado de saúde, com múltiplos determinantes. 
c) Conceito fundamental de saúde, com várias dimensões. 
d) Conceito de saúde, com multidimensionalidade. 
e) Conceito fundamental de saúde, com múltiplas dimensões. 
 
[172163] A moderação ou minimização dos efeitos estressores sobre bem-físico e emocional, o fato de 
proporcionar alívio, ou mesmo ajudar a pessoa a tolerar ou a aceitar a situação como em caso de doenças 
crônicas ou perda de um ente querido, ocorre através de: 
a) Distanciamento 
b) Reavaliação positiva 
c) Fuga-evitação 
d) Posicionamento 
e) Estratégias de enfrentamento 
 
[172240] Sabe-se que o trabalho em equipe surgiu como uma estratégia para redesenhar o trabalho e promover a 
qualidade dos serviços. Uma forma de trabalho que implica na aplicação de várias disciplinas, como por exemplo: 
“uma equipe que recebe um paciente com problema mental grave com comorbidade, os profissionais se reúnem 
em prol dele, como psiquiatras, enfermeiros, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeutas, 
entre outros. Haverá uma avaliação e todos irão assisti-lo e todo profissional que atender deverá estar ciente de 
seu diagnóstico e na área de seu colega”. (http://redehumanizasus.net/61694-transdisciplinaridade-no-sistema-
unico-de-saude/). 
Essa equipe trabalha o modelo de: 
a) Interdisciplinaridade 
b) Suporte 
c) Transdiciplinaridade 
d) Multidisciplinaridade 
e) Diagnóstico de referência. 
 
[56497] Leia com atenção: 
Podemos dizer quea Psicologia é uma ciência 
 
PORQUE 
 
Constitui um processo que dissipa o conhecimento. 
 
a) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 
b) As duas são verdadeiras, mas naõ estabelecem relação entre si. 
c) A primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda, verdadeira. 
d) A primeira é uma afirmativa verdadeira, e a segunda é falsa. 
e) As duas são falsas, a segunda não justifica a primeira. 
 
[104677] Você estudou sobre o Modelo Transacional do Estresse. Leia as afirma CORRETA. 
I- O processo do estresse é desencadeado sempre que os estressores excedem os recursos pessoais e 
sociais; 
II- Se os recursos de enfrentamento forem suficientemente fortes, não há estresse. 
III- Quando as demandas de um evento ou situação criam estresse, a resposta não é contínuos. 
 
a) somente a afirmação I é correta. 
b) somente a afirmação II é correta. 
c) somente as afirmações I e III são corretas. 
d) somente as afirmações II e III são corretas. 
e) as afirmações I, II e III são corretas. 
 
[159773] Marque a questão correta. Em relação ao Estresse, a palavra "Estresse" algumas vezes é usada para 
descrever: 
a) Uma situação social e física. 
b) Um enfrentamento social. 
c) Uma reação fisiológica do organismo, sem a qual o ser humano e o animal não teria sobrevivido. 
d) Um estímulo incondicionado ou situação. 
e) Uma resposta dada a um estímulo condicionado.

Mais conteúdos dessa disciplina