Buscar

multiculturalismo/ culturalismo


Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina: Multiculturalismo 
Professor: Júlio César Gomes dos Santos 
Acadêmico (a): Lorena Rocha Sampaio Período: 7° p Turno: Noturno Valor: 1,0
REVISÃO
 1: Como podemos definir o Multiculturalismo?
  	O multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente, e pode ser chamado de multiculturalidade e o pluralismo de cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. 
 2: Stuart Hall foi um sociólogo jamaicano que desenvolveu estudos sobre as diferenças das culturas e concluiu existir Hegemonia entre os povos, como podemos definir Hegemonia? 
Hegemonia e definida como liderança, derivada diretamente do termo grego hegemonia (liderança), que por sua vez, vem do verbo hēgeisthai (liderar). Hegemonia é uma dominação consentida, especialmente de uma classe social ou nação sobre seus pares. A classificação de Stuart Hall - são “o terreno das práticas, representações, linguagens e costumes concretos de qualquer sociedade historicamente específica”.
3: Quais são as bases do poder social? Diferencie. 
Poder legítimo: poder de um indivíduo ou de um grupo, graças à posição que ocupa dentro de uma organização ou sociedade. O poder legítimo confere uma autoridade formal delegada a quem o exerce.
Poder de referência: habilidade de certos indivíduos para persuadir ou influenciar os demais. Baseia-se no carisma e nas habilidades interpessoais de quem exerce o poder. A pessoa que está submetida ao poder o toma como modelo e tenta agir como ele.
Poder especializado: resulta das habilidades ou experiência de algumas pessoas e das necessidades que a organização ou a sociedade possuem dessas habilidades. Ao contrário das outras categorias, esse tipo de poder geralmente é muito específico e limitado à uma determinada área na qual o indivíduo está qualificado.
Poder de recompensa: depende da capacidade do líder de conceder recompensas materiais através de algum tipo de benefício, como por exemplo: tempo livre, presentes, promoções, aumentos salariais ou de responsabilidade.
Poder de coerção: baseia-se na capacidade de impor punições por parte de quem detém o poder. As pessoas se submetem para obterem algumas recompensas, mas também se submetem através de reforços negativos por medo de perderem algo. Esse medo é o que, em última análise, garante a efetividade desse tipo de poder.
4: Defina Etnocentrismo. 
O etnocentrismo é a condição psicológica da sobrevivência de um povo (ou mesmo de uma nação) na história. Esta última não é o campo da objectividade intelectual, mas o da vontade de poder, da competicão e da selecção.
5: Qual a diferença entre raça e etnia?
RAÇA: Características biológicas, genéticas e facilita o reconhecimento das diferentes populações.
ETNIA: São os fatores culturais como tradições, linguagem e a identidade.