Buscar

resenha legislação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso 
KAROLAYNE ALBINO GALINDO
202003363502
Trabalho da disciplina de Legislação e Normas Técnicas 
 Tutor: Profª. Carlos Alberto Martins Ferreira
Lages - SC
2020
CIRQUE DU SOLEIL
Referência: QUELCH, John A.; RODRIGUEZ, Margaret L. Rana Plaza: Segurança do Trabalho em Bangladesh (A). Harvard Business School, fevereiro de 2015. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/sendWork. Acesso em: 28 de abril de 2020.
Atualmente a indústria têxtil vem ganhando força em vários países, devido ao crescente capitalismo mundial. E, um dos mercados que vem aumentando é o de vestuários. Dessa forma, um dos países que se destacou nesse nicho de indústria foi Bangladesh, devido a alguns benefícios, como a isenção de impostos sobre a exportação. De 1978 a 2012 as exportações cresceram em alguns milhares de dólares para a casa dos 21 bilhões de dólares, tornando o país o segundo maior exportador de vestuários do mundo. 
No entanto, devido a necessidade de rápido crescimento, notou-se após a década de 70, o quanto eram precárias as instalações das fábricas e as condições dos trabalhadores no ramo têxtil. Então no ano de 2013, todos os problemas vieram à tona, com o desabamento do edifício da fábrica Rana Plaza. Atingindo lamentavelmente 1100 vítimas fatais, conforme informações oficiais e ainda ferindo mais de 2,5 mil pessoas, sendo a maioria funcionários que estavam trabalhando no local, em sua grande parte mulheres. 
Como se não bastassem todos os atenuantes e a ausência de condições de trabalho, baixos salários e não cumprimento da legislação trabalhista, um dia antes da tragédia um engenheiro já havia indicado ao proprietário do edifício, de que o mesmo se encontrava com a estrutura em risco. No entanto, as indústrias instaladas no prédio exigiram que no dia seguinte os funcionários continuassem trabalhando normalmente, ameaçando-os de serem demitidos caso não comparecessem ao trabalho. 
Após o acontecimento do acidente, vários problemas para o país vieram à tona. E pode-se perceber que se houvesse uma fiscalização rigorosa nas industrias, com as devidas penalizações para quem não segue as normas, esses e muitos outros acidentes poderiam ser evitados. 
Inevitavelmente nos dias posteriores a tragédia, o país teve muitos impactos negativos na economia, pois o assunto ficou sob os holofotes até mesmo internacionais, ainda foi esclarecido que nenhuma fábrica envolvida no acidente pertencia a um sindicato regido pela lei trabalhista do país. Então, funcionários do setor começaram a realizar manifestações, o que ocasionou o fechamento de muitas fábricas de vestuários locais. Com medo, muitos funcionários abandonaram a indústria de vestuário e voltaram para trabalhar no campo.
Quanto ao governo, também teve consequências, pois foi considerado como um dos maiores culpados, pois é quem deveria ter fiscalizado a indústria. Para minimizar sua responsabilidade, tomou medidas de prender o dono do edifício e afastar os outros responsáveis pela tragédia, porém sabe-se que essa decisão foi tomada tarde demais. Onde a mesma deveria ser tomada a fim de evitar o acidente. 
Infelizmente, através da tragédia é que podemos analisar o quanto é importante a segurança do trabalho, com ambientes seguros para o trabalhador. Ainda, pode-se ressaltar a importância do papel da fiscalização, pois é somente através da mesma que se pode vistoriar se as indústrias estão seguindo as legislações e normas pertinentes, para que mantenham seus colaboradores em plena segurança. Pois, a indústria sempre deve atuar extinguindo o máximo possível quaisquer riscos de acidentes que coloquem a vida de um colaborador em perigo. 
1
 A maioria das pessoas concordam co m a solução, mas poucas pessoas aplicam.
Devemos utilizar princípios comportamentais para controlar a sobrecarga digital ao
invés de deixá-la controlar, devemos recusar ou filtrar sistematicamente o fluxo de
informação, gerenciar o tempo, eliminar distrações e focar em mais atividades que
realmente necessita de nossa atenção. Fazer um bom uso de toda a tecnologia
disponível com responsabilidade, e usando ao seu favor, é possível obter m uitos
benefício
1
 A maioria das pessoas concordam co m a solução, mas poucas pessoas aplicam.
Devemos utilizar princípios comportamentais para controlar a sobrecarga digital ao
invés de deixá-la controlar, devemos recusar ou filtrar sistematicamente o fluxo de
informação, gerenciar o tempo, eliminar distrações e focar em mais atividades que
realmente necessita de noss

Continue navegando