Buscar

ARTRITE REUMATOIDE FISIOPATOLOGIA QUADRO CLÍNICO TRATAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Artrite reumatoide 
Fisiopatologia: fatores genéticos e fatores ambientais predispõe, ocorre uma reação autoimune (células que se alteram e passam a atacar células do próprio corpo), a principal estrutura atingida é a membrana sinovial, é um ataque continuo que gera um proc inflamatório, que torna-se crônico, ela sofre uma hipertrofia e hiperplasia consequentemente produz maior quantidade de liquido sinovial, associado ao edema formado pelo proc inflamatório, ocorre um aumento do liquido dentro da articulação, que vai gerar uma frouxidão e distensão das estruturas periarticulares, ocorre proliferação de fibroblastos e angiogenese, e formação de tecido granulomatoso (pannus) no osso e cartilagem(encontra-se nesse tecido células do sistema imune), esse tecido vai causar a destruição dessas estruturas.
Fatores genéticos e ambientais -> células do sistema imune atinge membrana sinovial-> proc inflamatório agudo e crônico-> hipertrofia e hiperplasia da membrana sinovial-> formação de tecido granulomatoso (pannus)-> degeneração das estruturas.
Diferença entre osteoartrite e artrite reumatoide: a artrite reumatoide atinge mais cartilagem e membrana sinovial, ficando apenas alí nas regiões próximas, não ocorre crescimento do osso, na osteoartrite ocorre crescimento do osso, e degeneração do osso. 
Quadro clínico: fadiga, mialgia, febre, e emagrecimento, dor inflamatória e inchaço de pequenas e grandes articulações, associadas a rigidez de mais ou menos uma hora, fraqueza muscular, redução da propriocepção, hipermobilidade articular, acomete punho, metacarpofalângica, interfalangicas proximais, joelho, tornozelo e pé. Pode se tornar sistêmica ataca órgãos também. 
Avanço da doença deformidades dos dedos, pescoço de cisce, dedos em botoeira, polegar em z, desvio ulnar dos dedos
Tratamento: analgesia, ganho de adm, equilíbrio muscular, controle neuromuscular, treinos funcionais, prescrição de órteses e orientações. 
· Calor: pode usar calor desde que não tenha sinais de processo inflamatório. 
· Frio: não deve usar por conta da hiperalgesia. 
· Mobilização articular: apenas grau I II, demais graus não deve, pois, a articulação vai ter frouxidão das estruturas.
Na artrite reumatoide juvenil é diferente o tratamento usa muito o lúdico. Em crianças não usa TENS, usa distrações para a dor como música, relaxamento etc. quadro clinico da AR juvenil: febre, astenia, anorexia, irritabilidade, regressão psicológica, atitude protetora, recusa engatinhar ou caminhar, mais acometidos joelhos, tornozelos, pés, punhos- deformidade em flexão ulnar, limitação da extensão, alteração MTF, atrofia da musculatura tenar e hipotênar, dedos botoeira, redução da mobilidade de pescoço, deformidade em flexão coxofemoral.
Raio-x: erosão óssea, linha articular diminui, tedico periarticular é atingido em sua inserção.

Outros materiais