Buscar

Prova liderança - estudar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova liderança:
Questão1:
Leia o fragmento a seguir.
 “A qualidade de vida no trabalho atém-se à abordagem do bem-estar do indivíduo em um domínio específico de sua vida, o trabalho, constituindo-se, porém, em temática essencial para a compreensão da qualidade de vida dos indivíduos em geral, na medida em que grande parte deles passa a maior parte de suas vidas em seus contextos laborais”. 
Conforme o texto citado, as organizações se preocupam cada vez mais com seus colaboradores, pois a saúde deles vem sendo afetada de forma constante. Por passarem muito tempo em seus trabalhos, a produtividade e a qualidade de suas tarefas são afetadas, pois possuem relação direta com seu bem-estar. 
Levando em consideração a gestão da qualidade de vida no trabalho e os conteúdos abordados no texto-base, analise as alternativas a seguir e aponte a que explica corretamente esse conceito:
Resposta correta: Para uma eficiente gestão da qualidade de vida do trabalho, é necessário que o líder leve em consideração o bem-estar e a satisfação do colaborador, atrelados aos objetivos de qualidade e produtividade da organização.
Questão2:
Analise o excerto a seguir.
 “Considerando que as IES (Instituições de Ensino Superior) trabalham somente as competências e habilidades técnicas ou metódicas, os programas de trainee tornam-se uma oportunidade que o jovem formando tem de deixar emergir suas competências e habilidades gerenciais recebendo uma capacitação profissional generalista”.
De acordo com os autores, um programa de trainee trabalhado em uma organização garante um treinamento que atenda às suas necessidades, aliando a teoria do jovem aprendiz com a prática que a empresa espera por meio de seu desenvolvimento e posterior rendimento. Para esses programas, é comum a utilização do mentoring para treinar e auxiliar os trainees. Considerando o textobase da disciplina, analise as frases a seguir e aponte a que melhor define o objetivo de utilizar mentores nos programas de trainees:
Resposta correta: O mentoring é necessário em um programa de trainee para fazer o acompanhamento e passar orientações ao jovem aprendiz, para desenvolver a carreira do trainee e desenvolver sua visão do negócio.
Questão3:
Analise o trecho a seguir: 
“A evolução das TICs não provocou mudanças apenas nas áreas de tecnologia e comunicação, mas em diversas áreas do conhecimento humano. As TICs foram responsáveis por alterações de conduta, de costumes, de consumo, no lazer, nas relações entre os indivíduos e nas formas como eles se comunicam. Novos hábitos sociais foram adquiridos, surgiram novas formas de interação, enfim, uma nova sociedade – A Sociedade da Informação”.
Conforme os autores, as relações entre comunicação e tecnologia tiveram grandes transformações, e a utilização das tecnologias pela liderança altera as interações com os liderados e também a maneira como o conhecimento e a informação são gerados entre os grupos. Entre os vários ciclos de revolução tecnológica, cita-se o da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Levando em consideração o conceito das TICs e os conteúdos abordados no texto-base, analise as frases a seguir e aponte a que melhor explica esse conceito:
Resposta correta: As TICs trouxeram maior velocidade e agilidade nas trocas de informações, gerando situações de interações em tempo real, em qualquer espaço, modificando o formato do trabalho e criando novas experiências de comunicação.
Questão 4:
Analise o excerto a seguir. 
“Um dos pressupostos fundamentais da sociologia de Weber é o de que a permanência de relações e práticas sociais mais diversas é garantida por relações de dominação. Dominador e dominado são personagens sempre presentes na sociologia compreensiva. Sem o consentimento dos governados, o domínio dos governantes através do Estado seria impossível, assim como a própria existência do Estado”.
Conforme Lima e Silva (2012) e de acordo com o texto-base, Weber classifica três características principais que legitimam um líder e sua autoridade. Sendo assim, associe as características a seguir às suas respectivas descrições. 
1. Tradição 		2. Racional-legal 		3. Carisma
( ) Sua premissa é a devoção, e sua legitimação é alcançada por meio da admiração e segurança frente às suas qualidades. 
( ) Fundamenta-se na confiabilidade, e sua legitimação acontece com base nos costumes e crenças já definidos. 
( ) Está embasada na formalidade, e sua legitimação ocorre por meio de leis e regras organizacionais.
Resposta correta: 3, 1, 2
Questão 5:
Leia o excerto a seguir. 
“A comunicação é um fato nas organizações, ou seja, não existe nenhuma organização sem uma prática comunicativa, ainda que os processos comunicativos não sejam institucionalizados. Eles são essenciais para a operação da entidade e estão intimamente vinculados às formas de significar, valorar e expressar uma organização, isto é, ao processo comunicacional e constitutivo da cultura da organização, e de sua identidade, configurando imagens reconhecidas por seus diversos públicos internos e externos. A comunicação pode ser entendida, então, como um alicerce que dá forma à organização, fazendo-a ser aquilo que ela é. Porém, isso não significa que a comunicação seja algo autônomo, porque ela será sempre correspondente à forma de ser daquilo que a engendra, neste caso, a empresa ou instituição”.
De acordo com o autor, não existe comunicação sem uma prática organizacional efetiva para tal finalidade. No entanto, existem algumas implicações que prejudicam o processo de comunicação, interferindo na ação profissional de líderes e liderados. Considerando o texto-base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Quando se trata de comunicação, é melhor comunicar de forma massiva do que comunicar pouco. 
( ) A comunicação nas organizações é baseada na formalidade, caracterizando, assim, o processo de comunicação interna para o alcance dos objetivos organizacionais. 
( ) O boato é um elemento do sistema informal de comunicação em uma organização, que tem caráter anônimo e que é repassado entre os colaboradores sem ter uma confirmação de seu teor e veracidade. 
( ) O diálogo é um elemento indispensável para a condução das práticas organizacionais de comunicação, pois envolve aspectos de aprendizado e criatividade dentro da organização.
Resposta correta: F, F, V, V.
Questão 6:
Considere o trecho a seguir: 
“Os executivos são pessoas muito importantes. Seja nas empresas, seja no governo, eles ocupam cargos de muito poder e influência. Pode-se dizer que constituem o segmento mais poderoso da sociedade, já que a maioria dos problemas sociais são fundamentalmente questões de gestão e organização do ser humano. E todos esses problemas requerem o gerenciamento para a solução. A qualidade de nossa sociedade, tanto agora como em um futuro próximo, depende fundamentalmente da qualidade das práticas de gestão”.
Conforme Selman (2010), os líderes têm grande importância, pois gerenciam toda uma sociedade, seja por meio de empresas, governo, entre outros. Dessa forma, dependemos das práticas de gestão para avaliar a qualidade de uma sociedade. De acordo com o texto-base da disciplina, as práticas de gestão estão embasadas em três ferramentas organizacionais de gestão, que são: mentoring, tutoring e counseling. Cada uma dessas ferramentas ou práticas apresentam suas peculiaridades, no entanto, algumas características são comuns:
Auxiliam no processo de aprendizagem e conhecimento dos indivíduos, por meio das práticas mais adequadas para cada situação. 
Seus resultados são baseados na comunicação que é transmitida pelo líder para os liderados, os quais passam a conhecer melhor a organização. 
 Quando utilizadas, essas ferramentas não apenas capacitam os liderados como também promovem o desenvolvimento dos líderes. 
São práticas que independem uma das outras, pois todas têm os mesmos atributos e metodologias aplicáveis em qualquer organização.
São definidas como características comuns
das práticas de gestão apenas o que se afirma em:
Resposta correta: I e III.
Questão 7:
Leia o fragmento a seguir.
 “A busca por modelos de gestão flexível é um processo cíclico, uma vez que não termina com o alcance dos objetivos organizacionais. A necessidade de novas mudanças pode ser identificada com o propósito de alinhar as características da organização aos objetivos pretendidos. Entretanto, observa-se que um programa de mudanças passa por discussões que envolvem influências de fatores sociais, culturais e políticos”.
De acordo com Raupp e Beuren (2003) e conforme o texto-base da disciplina, o sistema flexível (italiano) é um modelo de gestão que está em constante processo de renovação, readequação e que permite interferências do ambiente. Assim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O modelo flexível trabalha com uma grande variedade de produtos e prioriza a inovação e o design destes. 
( ) As relações de poder no sistema flexível têm como base o acesso aos bens e serviços com atuação do Estado em prol da sustentabilidade organizacional. 
( ) O modelo flexível permite que várias empresas gerenciem uma única marca.
( ) A organização que trabalha com o sistema flexível opta por um trabalho mais artesanal, de forma que a tecnologia é utilizada de forma bastante restrita ou quase nula.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Correta: V, V, F, F
Questão 8:
Considere o excerto a seguir. 
“Adoro essa frase: ‘sucesso é um processo, não um evento’. Não adianta pensar em apenas uma sessão de coaching. Não faz o menor sentido, e a palavra ‘processo’ em nossa definição nos alerta para isso. Vale mencionar a origem etimológica do termo coach: carruagem, um veículo que contribui para que vá do ponto A ao ponto B. Mesmo considerando que o potencial coachee já estabeleceu seu ponto A e que já tem metas razoavelmente claras como ponto B, ainda assim, dificilmente recomendamos menos de cinco sessões de coaching em programas para líderes”.
Conforme os autores, um trabalho de coaching não pode ser realizado em um momento específico e depois abandonado, afinal, trata-se de um processo, que deve ser acompanhado no sentido de apoiar o coachee em sua jornada. Considerando o que estudamos no texto-base da disciplina sobre as várias origens do coaching, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Existem registros sobre a utilização de coaching na Grécia Antiga, compreendendo o período de 469 a.C. à 399 a.C, tendo sido praticada pelo filósofo Sócrates, através da prática da maiêutica desenvolvida por ele. 
( ) Na Inglaterra, a palavra coach começou a ser empregada no século XVIII para identificar os tutores, ou seja, pessoas que ficavam responsáveis por abrigar e cuidar de crianças órfãs ou abandonadas. 
( ) No esporte, em 1831, o termo coaching foi atribuído aos treinadores das equipes, pois estes tinham o papel não apenas de treiná-las tecnicamente, mas também de ensiná-las a lidar e superar suas barreiras internas.
( ) O processo de coaching foi empregado no meio empresarial a partir de 1970 e sua utilização se baseava em otimizar o transporte de matérias-primas nas organizações. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
Resposta correta: V, F, V, F
Questão 9: 
( ) Execução da alternativa definida. 
( ) Questionamento sobre as causas implícitas (não claras) da tomada de decisão.
( ) Criação de alternativas de solução do problema. 
A seguir, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta:
Resposta correta: 3, 1, 2.
Questão 10:
Analise o excerto a seguir. 
“O uso do poder para fazer política nas organizações é muito comum; além de ter a capacidade de agregar, se usado para fins comuns e de acordo com objetivos da empresa, ou pode também ser utilizado para fins pessoais, de promoção e até para a legitimação de poder por meio da imposição de posição hierárquica”.
De acordo com o texto apresentado e analisando as definições em torno do poder e sua utilização nas organizações, é imprescindível considerar as relações entre os influenciadores e os influenciados. Para tanto, consideram-se dois elementos principais: a autoridade e a legitimidade. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
A autoridade também pode ser definida como exercício de poder. 
 A legitimidade do poder acontece quando os liderados aceitam as decisões do líder e as cumprem. 
 A legitimidade possui relação com a figura de autoridade tradicional, pois a sua aceitação está vinculada a confiança dos influenciados no influenciador. 
A legalidade está relacionada com a figura de autoridade carismática, a qual os influenciados possuem veneração pelo influenciador.
São definições que explicam corretamente os conceitos de autoridade e legitimidade apenas o que se afirma em:
Resposta correta: I, II e III
Questão 11:
Chiavenato (2008) relata que cada organização possui suas particularidades de processos, de estrutura e de pessoal, e essas características únicas não seriam diferentes no aspecto cultural, que se manifesta dentro do contexto organizacional de variadas formas, da mais visível até a mais imperceptível. Dessa maneira, o autor afirma que toda cultura organizacional possui aspectos mais formais e de fácil percepção, mas também oculta aspectos mais informais, ou seja, invisíveis, por meio de pressuposições básicas.
De acordo com essa afirmação e com o texto-base da disciplina, a partir de definições preliminares sobre o conceito de cultura organizacional, podemos mensurá-la mediante duas dimensões, que são: 
1. Objetiva 
2. Subjetiva
Agora, analise cada um dos exemplos a seguir relacionando-o à dimensão correta. 
( ) Logotipo 
( ) Ritual 
( ) Crença 
( ) Uniforme 
( ) Estrutura predial
( ) História
 A seguir, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta:
Resposta correta: 1, 2, 2, 1, 1, 2
Questão 12:
Leia o fragmento a seguir. 
“Para superar seus impasses, qualquer entidade (organização permanente ou projeto) tem de dispor de capacidade suficiente. Trata-se do conjunto de aptidões, habilitações e competências para resolver ou suplantar problemas de determinada natureza ou nível de dificuldade. A capacidade existe em uma pessoa, em um grupo de pessoas ou em toda a organização. Inclui seus conhecimentos, habilidades e experiências, potencialidades de recursos materiais, procedimentos, competência em relacionamento externo etc.”.
A gestão de pessoas em projetos é fundamental para a condução eficaz de uma organização ou de um projeto específico. Para tanto, a empresa precisa estar atenta a seus recursos humanos, em especial os gestores de projeto e saber aproveitar ao máximo suas potencialidades por meio da habilidade de influenciar e de valorizar os indivíduos. Dessa forma, considerando os estudos do texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O gestor precisa ter habilidades multidisciplinares, pois sua atuação em um projeto acontece em diferentes áreas da organização. 
( ) Um projeto se caracteriza por ter um ciclo de longo prazo, logo, o gestor consegue trabalhar com uma equipe coesa e sólida.
( ) O nível de autoridade do gestor de projetos em uma estrutura matricial é limitada, pois ele tem o poder de decidir sem interferências externas.
( ) Em uma estrutura organizacional funcional, o gerente de projetos não tem formalidade em sua autoridade perante o grupo de trabalho.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
Resposta correta: V, F, F, V.
Questão 13:
Stadler e Pampolini (2014) defendem que “[...] os líderes que não tiverem competências para promover o sucesso de sua força de trabalho devem ser identificados, recapacitados e, caso não melhorem, substituídos, pois as lideranças são fundamentais no processo de implantação de quaisquer ferramentas”.
Considerando o trecho citado e de acordo com o texto-base da disciplina, o papel do
líder para a aplicabilidade e execução de qualquer ferramenta estratégica é fundamental para seu sucesso e o alcance dos objetivos. Entre essas ferramentas, três são consideradas essenciais para serem utilizadas pelo líder:
1. Balanced Scorecard 			2. Matriz SWOT 		3. Brainstorming
Associe cada ferramenta a sua respectiva característica. 
( ) É uma ferramenta formada por um grupo de indicadores de desempenho que se complementam entre si. 
( ) Trata-se de uma ferramenta utilizada em grupo, que possibilita a produção de ideias sobre determinado tema ou problema e, depois, a avaliação dessas ideias pelo grupo.
 ( ) Tem como objetivos resolver os problemas e descobrir novas possibilidades, com base no potencial criativo das equipes. 
( ) É uma ferramenta muito utilizada na realização do planejamento estratégico, caracterizada por analisar o ambiente interno e externo da organização. 
( ) Permite ao alto escalão da empresa obter uma visão rápida e ampla de toda a organização. 
( ) Analisa o contexto de negócios da organização por meio de um plano de ações, reduzindo os riscos e aumentando as chances de sucesso.
 A seguir, marque a alternativa que possui a seqüência correta:
Resposta correta: 1, 3, 3, 2, 1, 2.
Questão 14:
Leia o excerto a seguir. 
“Talvez pareça óbvio, mas muitos profissionais estão despertando apenas agora para o fato de que seres humanos não são máquinas destituídas de emoções e que desapaixonadamente deixam de fora o seu próprio interesse. Ao contrário, agem de acordo com valores, atitudes e motivos que têm sua própria lógica – e força – em todos os aspectos da vida econômica, desde o trabalho até o comportamento do consumidor”.
Conforme Bueno (2002), os indivíduos manifestam comportamentos que possam, de alguma forma, levá-los a alcançar seus objetivos pessoais. No texto-base da disciplina, foram descritas algumas teorias motivacionais que vão ao encontro do exposto no trecho apresentado e que são referência no campo da motivação pessoal. 
A partir dessas informações, relacione as teorias a seguir a suas respectivas características.
 1. Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow. 
2. Teoria ERC de Clayton Alderfer. 
3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. 
4. Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas de McLelland.
( ) A motivação é baseada em três necessidades específicas: de realização, de poder e de associação (aceitação, socialização).
( ) A motivação é oriunda do alcance das necessidades, e estas podem ser ativadas simultaneamente, suprindo as carências de um momento específico. 
( ) A motivação é trabalhada por meio de necessidades ainda não satisfeitas pelo indivíduo, organizadas por uma hierarquia de prioridades. 
( ) A motivação se divide em dois fatores distintos, que são os higiênicos ou externos e os motivacionais ou internos.
Resposta correta: 4, 2, 1, 3.
Questão 15:
Leia a definição a seguir. 
“Burn-out, ou simplesmente Burnout, é um termo (e um problema) bastante antigo. Burn-out, no jargão popular inglês, se refere àquilo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia. Como gíria de rua, pode aludir àquele que se acabou pelo excesso de drogas (França, 1987). Enfim, uma metáfora para significar aquilo, ou aquele, que chegou ao seu limite e, por falta de energia, não tem mais condições de desempenho físico ou mental”.
Pereira (2010) conceitua burnout como um estado físico e mental crítico de um indivíduo que chegou a seu limite. Essa síndrome tem relação com o estresse, no entanto, se diferencia deste pelo fato de estar ligada diretamente ao trabalho. 
De acordo com o texto-base da disciplina, o burnout pode ser entendido como um conceito de múltiplas dimensões. Assim, três componentes se fazem fundamentais para identificá-lo:
 1. Exaustão emocional 
2. Despersonalização 
3. Falta de envolvimento pessoal no trabalho 
Sendo assim, associe os componentes a sua respectiva definição.
( ) Sensação de esgotamento afetivo, falta de energia e de recursos emocionais, devido ao fato de estar em contato freqüente com os problemas. 
( ) Condição negativa na evolução do trabalho, interferindo na realização das tarefas e na relação com outras pessoas e com a própria organização. 
( ) Sentimento afetivo endurecido, desenvolvendo situações negativas, relacionando se com cinismo e desinteresse.
Resposta correta: 1, 3, 2.
Questão 16:
Leia o excerto a seguir sobre a motivação.
“A motivação de uma pessoa depende da força de seus motivos (motivos aqui entendidos como desejos ou impulsos que ocorrem no interior dos indivíduos). Os motivos é que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos, são, por assim dizer, as molas da ação, também se pode identificar os motivos com as necessidades e dizer que os indivíduos são movidos pelas necessidades. Existem algumas teorias clássicas, além de outras tantas mais atuais, que tentam explicar ou mostrar como é que a motivação surge”.
Conforme os autores, a motivação pode ser explicada tanto pelas teorias clássicas, como Maslow e Herzberg, como por teorias mais atuais. De qualquer forma, as teorias mais recentes se baseiam em aspectos e características clássicas, daí a importância e relevância de alguns autores sobre o assunto. Sendo assim, há outros dois autores clássicos que podem ser citados por suas teorias, pois explicam como a motivação influencia o comportamento dos indivíduos:
1. Sigmund Freud
2. Burrhus Frederic Skinner
Relacione cada autor a sua respectiva teoria.
( ) É o autor da Teoria do Reforço ou Behaviorismo, que estuda a motivação como um processo de emissão ação,isto é, a geração de conseqüências sobre determinado comportamento.
( ) É o responsável pela Teoria Psicanalítica, que explica que a motivação tem relação com o atendimento das necessidades pessoais.
( ) Enfatiza a existência de uma relação direta entre o comportamento humano e condições ambientais (fatores externos).
( ) Afirma que a orientação para a motivação se enquadra na busca do indivíduo de se satisfazer perante seus desejos ou para fugir de algum sofrimento.
Agora, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta:
Resposta: 2, 1, 2, 1.
Questão 17:
Considere o trecho a seguir:
“E o líder é aquele que gosta de aprender e que enxerga no outro o gosto de aprender. É aquela história de você se aproximar de alguém e dizer: ‘Venha aqui, me conta um negócio, me explica isso aqui, me conta isso, diga como funciona...’. Isso provoca admiração. Uma parte da admiração do liderado surge quando ele vê o líder com humildade, buscando ele também conhecimento”.
Conforme os autores, o líder precisa saber lidar com o processo de aprendizagem próprio e perceber a aprendizagem de seu liderado. De acordo com o texto base,poder investir no conhecimento e aprendizagem dos indivíduos favorece o comprometimento de todos com a organização, pois estes trabalham mais motivado se entusiasmados. A partir dessas informações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A carreira profissional é considerada atualmente um patrimônio pessoal, baseada no conhecimento adquirido ao longo do tempo e seu contínuo aperfeiçoamento, além de ser fator primordial para a projeção do futuro.
Porque:
II. A conscientização pela busca do conhecimento deve partir das organizações, que precisam de seus colaboradores atualizados com as constantes mudanças do mercado.
Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 18:
Analise o fragmento a seguir:
“Com o advento do interesse das organizações em atrair e reter talentos, essa prática é incorporada neste contexto, tendo sido adotada a denominação dementoring formal, diferenciando se do mentoring clássico, observado na obra do poeta grego. As diferenças são uma tentativa de adaptação da prática de orientação de jovens ingressantes no mercado de trabalho por aqueles mais experientes e em posições de maior destaque, possibilitando, dessa forma, o uso da experiência de uns a favor de outros. A prática do mentoring no ambiente
organizacional é adotada com o intuito de assessorar e alavancar a carreira de jovens profissionais e está sujeita às restrições, limitações e políticas próprias das instituições”.
Conforme os autores, a prática do mentoring agrega valor para o colaborador iniciante, que tem no auxílio de um líder mais experiente seu apoio e modelo de conduta. De acordo com o texto base,existe uma série de conceitos que orientam atualização da ferramenta mentoring. A respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma ferramenta que permite ao liderado manifestar seus medos e incertezas
II. O líder passa a ter interesse pelo liderado, desenvolvendo suas habilidades parasuperar desafios e proporcionar grandes conquistas.
III. Trabalha de forma específica a aprendizagem profissional do liderado dentro da organização.
IV. O líder proporciona uma relação de dependência com o liderado, para que este se sinta protegido e assistido pela organização.
São definidas como características para a utilização da ferramenta mentoring apenas o que se afirma em:
Resposta: I e II.
Questão 19:
Leia atentamente o excerto a seguir:
“Na maioria das organizações, os desafios com os quais os líderes se deparam têm mudado drasticamente a partir da última metade do século XX. [...] Os líderes de hoje têm de aceitar mudanças, pensar globalmente e muitas vezes gerenciar mais pessoas em menos tempo e recursos. Sua abordagem deve ser de foco, de inspiração e de suporte às pessoas sem retirar a responsabilidade. É uma grande mudança em relação aos líderes antigos”.
Os autores sinalizam uma sequência de mudanças no perfil do novo líder. Assim como o mercado, as empresas e as pessoas também mudaram e, por isso, oslíderes necessitam se adequar a essa nova realidade. De acordo com o texto baseda disciplina, o líder precisa construir uma relação com seus liderados,transformando-o sem seguidores. Por isso, é importante que ele desenvolva algumas habilidades e competências para conquistar os liderados. A respeito desse tema,analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O líder precisa estar mais próximo de sua equipe, permitindo a participação de todos e reconhecendo as contribuições do grupo.
II. ( ) O líder deve respeitar todas as pessoas, tendo sentimento de consideração por elas.
III. ( ) Como o líder está em contato direto com seus liderados, compartilhar informações se torna irrelevante.
IV. ( ) O líder precisa ter o conhecimento total de sua equipe para poder impor suas ordens e regras organizacionais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta: V, V, F, F.
Questão 20:
Leia com atenção o fragmento a seguir.
“Como um coach, por exemplo, sempre estou associado a uma pessoa e líder de duas formas: uma é quem digo que são como uma possibilidade, e a outra é quem digo que são no âmbito de meus julgamentos e de sua história. Minha escolha tem a ver com o contexto de nossas relações. Se me relaciono com o outro em um contexto de possibilidade, nosso trabalho conjunto é sobre nossos compromissos,sobre criar e produzir resultados sem precedentes. Se me relaciono com o outro no âmbito de seu passado e de meus julgamentos, o jogo geralmente tem a ver com o modo como analiso seus comportamentos e tento ‘consertá-los’ ou controlá-los”.
Selman (2010) enfatiza a diferença de liderança e os resultados que podem ser obtidos por meio de uma postura mais centralizadora e controladora ou mais permissiva e participativa. No texto base da disciplina, fala-se em liderança tradicional (modelo de comando e controle) e liderança orientativa (modelo de aprendizagem). Dessa forma, relacione os modelos a seguir com suas respectivas características.
1. Modelo de comando e controle
2. Modelo de aprendizagem
( ) A liderança determina as tarefas e obtém os resultados.
( ) A liderança questiona e envolve a equipe na obtenção de respostas.
( ) Tem o comando da equipe e da situação.
( ) Utiliza o capital intelectual dos indivíduos para o alcance dos objetivos.
( ) O foco está nas atividades a serem executadas.
( ) Trabalha com a avaliação de desempenho anual.
( ) Realiza feedback sempre que necessário.
( ) A base da liderança está no plano de ação.
( ) A função principal está no gerenciamento das pessoas.
( ) A atuação da liderança ocorre por uma investigação de colaboração.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta: 1, 2, 1, 2, 1, 1, 2, 1, 2, 2.
Questão 21: 
Leia o fragmento a seguir: 
“[...] a avaliação de desempenho das organizações continua sendo uma atividade fundamental na gestão empresarial, trazendo, neste milênio, novos desafios aos gestores ante a dinâmica do mundo dos negócios. Essa nova perspectiva social exigiu um novo olhar sobre o que significa avaliar o desempenho organizacional”.
De acordo com os autores, modificou-se a maneira de ver e avaliar o desempenho nas organizações. Considerando o texto-base da disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em razão do complexo fenômeno denominado desempenho organizacional, atualmente, torna-se inviável mensurar o sucesso ou fracasso de um projeto considerando apenas uma única métrica. 
Porque:
 II. Utilizar diferentes métricas, baseadas em empresas bem-sucedidas, garante uma visão e um comparativo do que está sendo feito de errado internamente e permite corrigir as diferenças.
Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 22:
Analise o fragmento a seguir.
 “O que se intensificou há alguns anos, no Brasil, ganha hoje ares de onipresença: é raro encontrar um programa de desenvolvimento de líderes que não incorpore algum processo de coaching. E esse modelo parece se estender já aos mais variados tipos de treinamento, se não de fato, pelo menos como intenção declarada dos gestores de Recursos Humanos”.
Conforme os autores, a utilização do coaching nas organizações se torna cada vez mais necessária e solicitada, não somente pelas pessoas que precisam desse atendimento, mas também pelos gestores de recursos humanos, que percebem o desenvolvimento dessas pessoas como um fator de alavancagem na habilidade e competência do coache e, afetando diretamente a equipe de trabalho e, conseqüentemente, melhorando o desempenho de toda a organização. De acordo com o texto-base, existem implicações para a prática da liderança, pautada por um processo de coaching. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir e aponte a que melhor explica essa relação da liderança com o coaching nas empresas:
Resposta: O processo de coaching permite a redução das distâncias entre teoria e prática e desenvolve as pessoas para a melhora em seu desempenho.
Questão 23:
Analise o fragmento a seguir: 
“O surgimento de novas demandas de mercado e a percepção de oportunidades de geração de emprego e renda tem mostrado a urgência na utilização de ferramentas de gestão. Sendo assim, esse uso contribuirá para a estabilidade por meio de decisões viabilizadoras de benefícios e minimização das incertezas e variações abruptas no que diz respeito à gestão das organizações”.
De acordo com os autores, as ferramentas de gestão vão ao encontro da necessidade urgente de alternativas que tragam maior estabilidade e menor incerteza para as mais variadas situações que as organizações vivem atualmente. No texto-base da disciplina, vimos que a resposta a novos desafios deve ser cada vez mais imediatista e algumas práticas de gestão podem auxiliar as lideranças nesse processo. Nesse sentido, associe cada prática a seguir a sua respectiva definição. 
1. Mentoring 			2. Tutoring 			3. Counseling
( ) Processo de aprendizagem baseado em algum assunto técnico mais específico, no qual o desenvolvimento do indivíduo acontece por meio de um líder que assume a responsabilidade ou por pares. 
( ) Processo de aprendizagem fundamentado na troca de experiências, por meio de uma relação de confiança entre líder e liderados e nos ensinamentos
transmitidos de um indivíduo mais experiente para outro com menos experiência. 
( ) Processo de aprendizagem que tem como base a comunicação e o foco na solução de problemas, podendo ter relação também com uma situação pontual da carreira do colaborador.
Resposta: 2, 1, 3
Questão 24:
Leia atentamente o fragmento a seguir.
 “A noção de poder entre emissor e receptor não pode ser desprezada, porque as decodificações se dão dentro dos limites do universo da codificação; a recepção das mensagens não é fixa, determinada, como em teorias funcionalistas, por exemplo. Deste modo, o público é percebido como ativo, que produz seus próprios significados, mas não a partir do nada, pois o significado não circula livremente, não se recebe a mensagem ‘de qualquer jeito’, ou do ‘jeito que o receptor quer’”.
O autor enfatiza a importância do processo de comunicação e seus elementos, de forma que a mensagem enviada seja recebida corretamente e entendida por quem a recebe. Conforme o autor e de acordo com o texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O processo de comunicação organizacional acontece quando existe uma troca de informação entre líder e liderados, utilizando-se de todos os elementos que constituem esse processo. 
Porque:
 II. A comunicação só será efetiva se houver um emissor (quem emite a informação), um receptor (quem recebe a informação), uma mensagem (a informação propriamente dita) e um canal (meio empregado para enviar a mensagem).
Reposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 25:
Analise o fragmento a seguir. 
“Em resumo, o coach mais ouve do que fala. Não é uma regra, mas desconfie do coach que fale mais do que seu coachee durante uma sessão. As pessoas pedem conselhos não por ignorar o que fazer, mas para compartilhar a responsabilidade pela decisão. O bom coach nunca cai na tentação do conselho fácil”.
Os autores explicam que a relação entre coach e coachee é baseada em conversas e tem como objetivo expor situações para que, juntos, possam chegar a uma decisão. No entanto, a participação do coach nessa conversa não deve se basear em dar conselhos ou decidir pelo coache e o que fazer, mas deve fazê-lo pensar de forma que o próprio coachee chegue a uma decisão. De acordo com o texto-base da disciplina, a essência de um processo de coaching é o diálogo franco, aberto, de confiança, entre coach e coachee.
 Dessa forma, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O coach precisa ter a habilidade e competência de fazer perguntas aleatórias para o coachee, de forma que ele faça o coachee pensar em várias possibilidades, ampliando sua gama de escolhas e percepções diferenciadas. 
Porque: 
II. As perguntas têm como função principal elencar possíveis resoluções sobre determinada situação ou problema e, com isso, permitem que o coachee encontre a que melhor se adequa naquele momento.
Resposta : As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 26:
De acordo com Matos (2009), um dos elementos existentes no processo de comunicação é o ruído, definido pelo autor como “[...] todo sinal considerado indesejável na transmissão de uma mensagem por um canal. Tudo o que dificulta a comunicação, interfere na transmissão e perturba a recepção ou a compreensão da mensagem.”
O autor descreve o ruído como um elemento que prejudica e interfere diretamente no processo de comunicação nas empresas. As interferências são ainda mais prejudiciais do que os ruídos, pois são processadas internamente nos indivíduos, enquanto os ruídos são elementos físicos externos. Considerando essas informações e os conteúdos trabalhados no texto-base, associe as três classes de interferência a seguir com suas respectivas características. 
1. Cognitiva 
2. Emocional
3. Sociocultural 
( ) Refere-se a aspectos psicossociais, manifestados por meio de crenças interiorizadas, em que o receptor desconsidera as mensagens emitidas pelas pessoas que ele despreza.
( ) Diz respeito às diferenças que existem entre os indivíduos envolvidos no processo de comunicação, tanto no contexto interno quanto externo da organização, os quais passam por uma avaliação por parte do emissor. 
( ) Tem relação direta com o estado emocional de um indivíduo, por meio de atitudes geradas por sensações ou comportamentos extremos, como depressão, ressentimento, agressividade etc.
Resposta: 1,3,2
Questão 27: 
( ) Desenvolver a mensagem 
( ) Estabelecer os recursos necessários para a comunicação
( ) Gerir o processo de comunicação 
( ) Definir os objetivos da comunicação 
( ) Decidir os instrumentos que serão usados para comunicar 
( ) Selecionar os canais de comunicação 
( ) Identificar o público-alvo
( ) Mensurar os resultados
Resposta: 3, 5, 8, 2, 6, 4, 1, 7
Questão 28: 
Leia com atenção o fragmento a seguir.
 “O Japão é mundialmente conhecido por sua alta tecnologia e sua capacidade de recuperar-se de crises econômicas, guerras e catástrofes ambientais. Um dos grandes feitos dos japoneses foi conseguir estabelecer um equilíbrio na economia do país logo após a Segunda Guerra Mundial, para isso utilizaram o Modelo Japonês de Administração ou até mais conhecido o Sistema Toyota de Produção, que objetivava a qualidade dos produtos reduzindo os estoques e custos. O Sistema Toyota de Produção é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas”.
O autor traz um histórico do sistema de produção enxuta (japonês) e a criação do Sistema Toyota de Produção, que alia qualidade, ciência e tradição. Corroborando o texto-base, analise as alternativas a seguir e assinale a afirmativa correta:
Resposta: O foco principal do modelo de produção enxuta está em reduzir custos e gerar uma baixa variabilidade na oferta de produtos. 
Questão 29:
Leia atentamente o excerto a seguir.
 “O essencial é que a liderança constitui a habilidade que cada pessoa tem para criar o contexto e escolher a forma com que se relaciona com as circunstâncias. Os líderes e seus seguidores escolhem um relacionamento com as circunstâncias que pode ser uma fonte de inovação e poder. Já aqueles que não lideram nem participam com os líderes escolhem um contexto em que as circunstâncias são maiores que a capacidade que o ser humano tem para inventar e criar a transformação. Com efeito, viciam-se em suas explicações e escolhem ser vítimas”.
De acordo com Selman (2010), o conceito de liderança envolve as relações existentes entre os indivíduos que, conforme suas características pessoais, desenvolvem um perfil de líder ou de liderado (ou até vítima). Tais relações são discutidas e estudadas há muito tempo. No texto-base da disciplina, esses estudos são descritos por meio de uma evolução histórica das teorias. Com base nessas teorias, analise as afirmativas a seguir.
I. A primeira teoria que buscou entender o conceito de liderança foi a Teoria dos Traços, que priorizava o exercício da liderança às pessoas que tivessem os traços físicos, intelectuais e sociais voltados a determinada atividade.
II. A Teoria Transacional surge a partir dos anos 1970 e estuda a relação entre líder e liderados, por meio de trocas, que podem ser, por exemplo, por recompensa ou por exceção. 
III. Na Teoria Estratégica, o foco está no poder que o líder possui de influenciar seus liderados, tendo como base a identificação de um modelo (ídolo) por parte dos comandados, por meio de estilos e traços do comandante.
 IV. A Teoria Visionária surgiu a partir dos anos 2000 e está embasada na mudança de consciência dos liderados, por intervenção do líder, gerando autonomia e altos padrões de desempenho dos envolvidos.
São características que conceituam e explicam as teorias sobre liderança apenas o que se afirma em:
Resposta: I e II.
Questão 30:
Leia o fragmento ao seguir:
 “Temos a convicção de que a comunicação é arma poderosa e definidora para o tipo de líder que você pretende ser. Encontramos sustentação
para essa ideia no pensamento do historiador Plutarco, que, ao traçar o perfil de personalidades greco-romanas, na obra Vidas paralelas, escreveu: ‘Muitas vezes uma pequena coisa, a menor palavra, um gracejo, ressaltam melhor um caráter (éthos) do que combates sangrentos, batalhas campais e ocupações de cidades’. Ele conseguia entender muito mais o líder pelos sinais que emitia do que pelas vitórias que conquistava. Precisamos, portanto, desenvolver nossa capacidade de comunicação, emitindo os sinais certos e adaptando-os ao estilo de liderança que buscamos, tendo como prioridade obter o comprometimento dos liderados por meio da autoridade, e não apenas pelo poder. Seja um líder comunicador!”.
De acordo com o trecho exposto, a comunicação e a liderança caminham juntas em prol dos objetivos da organização, pois é por meio da comunicação que o líder repassa as informações necessárias para o desenvolvimento e conclusão das tarefas dos liderados. Conforme o texto-base da disciplina, analise as alternativas a seguir e assinale a afirmativa que melhor define o que é a comunicação no ambiente de trabalho:
Resposta: Comunicar é trocar informações, tendo como propósito convencer os liderados sobre determinado assunto ou fazê-los aceitar uma situação específica.
Questão 31:
De acordo com Ramos e Cruz (2015), a cultura do feedback tem efeitos positivos nas organizações, tanto em comportamento como em resultados. Por outro lado, encontra ainda muitas resistências nas empresas, já que há uma dificuldade em dar e em receber feedback, ponto crucial para o êxito do processo.
Os autores defendem que, se o feedback for introduzido como parte da cultura de uma organização, esta se beneficiará, pois o processo trará resultados positivos como um todo. De acordo com o texto-base da disciplina, são esperados alguns resultados após a utilização do feedback. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir. 
I. Influencia os liderados a modificarem algum comportamento ou desempenho futuro. 
II. O liderado é orientado pelo líder a utilizar os resultados do feedback para a sua automotivação e desenvolvimento pessoal. 
III. O Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI) é elaborado pelo líder e mantido pelo liderado para promover o processo de aprimoramento pessoal. 
IV. Cria-se um relacionamento mais forte entre líder e liderados, proporcionando um clima positivo de trabalho.
Resposta: I e IV.
Questão 32:
Leia o trecho a seguir. 
“Muito se tem falado sobre o processo de coaching de executivos, e não é sem razão. Sem a menor sombra de dúvida, foi o que melhor aconteceu nesse campo. [...] Essencialmente, o coaching é um trabalho de médio prazo, que envolve reuniões particulares entre coach e coachee, semanais ou quinzenais, nas quais o líder é estimulado a refletir sobre seus comportamentos funcionais e disfuncionais”.
Conforme Vizioli e Calegari (2010), muito se fala sobre coaching, coach e coachee no ambiente organizacional. No entanto, nenhum desses termos tem valor dentro da organização se não for entendido e percebido por todos, especialmente pelos líderes. Cada termo apresenta um papel específico no processo e um significado dentro do contexto empresarial. Considerando nossos estudos do texto-base, associe cada termo a sua respectiva definição.
 1. Coaching 2. Coach 3. Coachee
( ) Pode ser realizado por profissionais de áreas divergentes dos indivíduos assistidos. 
( ) Beneficiado pelo processo, é instigado a repensar seus pensamentos e atitudes em prol dos objetivos desejados. 
( ) Tem como função principal apoiar e auxiliar a aprendizagem dos indivíduos, ouvindo-os e fornecendo feedbacks.
Resposta: 1, 3, 2.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando