Buscar

Fichamento Design Thinking Pronto para o Horário Nobre

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Fulano de tal
Trabalho da disciplina Design Thinking,
 Tutor: Prof. Regina Lucia Napolitano Felício Felix Batista 
Nova Iguaçu, RJ
2018
Estudo de Caso:
DESIGN THINKING
Design Thinking: Pronto para o Horário Nobre
REFERÊNCIA: ROSE, Charlie. Design Thinking: Pronto para o Horário Nobre. Gerência Rotman Outono, n.207, p 29-33, jan. 2013.
 O estudo de caso baseia-se na abordagem do Design Thinking, tendo como foco o usuário, solucionado os seus problemas, através de ideias criativas e inovadoras. Também retrata o impacto que essa abordagem proporciona no cotidiano e em diversas áreas. Além de apontar como essa abordagem influenciou o visionário David Kelley.
 Sendo fundada por David Kelley, a IDEO era uma empresa de design global, no qual foi idealizadora de grandes invenções inovadoras, inclusive o primeiro mousse para computadores da Apple.
 Pioneiro na abordagem de Design Thinking, ou seja, uma abordagem inovadora que envolve o comportamento humano ao design, David Kelley implementou essa abordagem em sua organização, se tornando a empresa mais influente de design de produto no mundo.
Dentre os aspectos relevantes dessa abordagem, Kelley, também visava compor um grupo multidisciplinar, ou seja, uma equipe diversificada. Com isso, essa equipe trabalhando em conjunto, através de pensamentos diferentes, poderiam construir sobre as ideias uns dos outros. 
Outro ponto importante, era que na IDEO, a empresa estimulava sua equipe a gerar ideias criativas e inovadoras, observando soluções, através da criação de modelos. Mas seu intuito mais relevante era a empatia ao consumidor, isto é, tendo como foco o usuário, encontrando o que realmente o ser humano queria e precisava, sendo compreendidos e observados de perto.   
Um dos primeiros clientes da IDEO, foi a indústria de computadores pessoais, a Apple de Steve Jobs. Ele que por ter sido muito bom cliente, basicamente fez a IDEO. O que proporcionou uma amizade muito forte entre ambos.
O texto também apresenta fases de orientação da IDEO, não é algo pré-definido ou um passo-a-passo, mas sim uma orientação sobre a estrutura do Design Thinking da IDEO: Fase 1: Compreensão; Fase2: Observação; Fase 3: Visualização e Fase 4: Interação.
 A fase1 é a etapa da Compreensão, onde se você quiser desenvolver um novo produto ou serviço de uma certa área, deve-se primeiramente conversar com as pessoas que conhecem melhor e estão envolvidas com essa determinada área, assim você consegue compreender e conhecer melhor o ambiente, e qual realmente é essa situação desse cenário.
Na fase 2, é a fase de Observação, onde você até pode aprender muito entrevistando as pessoas, porém observando-as você consegue aprender coisas muito mais relevantes. Se você observar pessoas com problemas para usar algo, infelizes ou com medo, certamente existe uma carência de inovação. Além de observar, deve- se desenvolver empatia, se colocando no lugar do outro, gerando assim ideias sobre elas. Dessa forma, você vai conseguir perceber o que realmente as pessoas consideram. 
Já na fase 3, temos a visualização, no qual já conhecemos o problema, o que precisa ser feito, tendo uma série de ideias obtidas na fase de observação. Nesse momento, é hora de visualizar essas possíveis soluções, chegando mais próximo da necessidade do meu usuário.
E finalmente na fase 4, que é a interação, onde deve-se expor o protótipo por aí, envolvendo as ideias de outras pessoas e através de feedbacks, pode ocorrer alguns ajustes nesse projeto, contribuindo assim, na formação do mesmo.
 Outro ponto de suma importância, era que Kelley teve uma ideia de criar uma escola dedicada ao design, tendo como o foco o ser humano, nasceu então o Hasso Plattner Institute Of Design. Além der ser dedicada ao ensino de Design Thinking, como ferramenta para inovação, também podia ser assistida por alunos de diferentes disciplinas.
Em virtudes dos fatos mencionados acima, podemos concluir que abordagem do Design Thinking pode ser aplicada em qualquer área, através de uma série de variáveis e de boas práticas, busca a melhor solução possível de um novo ou antigo problema, atendendo a situação desse meu usuário, chegando mais próximo da necessidade do mesmo, de forma criativa e inovadora, trazendo inúmeros benefícios.
 
 
�

Continue navegando