A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
APOL NOTA 100 Gestão Escolar

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina(s):
Gestão Escolar
Questão 1/10 - Gestão Escolar
Leia o texto a seguir: 
Muito se fala na gestão escolar democrática que demanda participação efetiva de todos os envolvidos com a escola, mas as dificuldades para se concretizar essa participação são enormes.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão educacional, identifique a alternativa que apresenta corretamente quem deve participar do processo educacional em uma comunidade:
Nota: 10.0
	
	A
	Os alunos, pois eles devem ser os maiores interessados nas melhorias que a gestão democrática pode oferecer.
	
	B
	Os pais dos alunos, pois eles precisam ser reaproximados da escola.
	
	C
	Toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “O conceito ampliado de educação enfatiza que o processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independentemente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos” (livro-base, p. 126).
	
	D
	As mães dos alunos, pois estão sempre presentes nas escolas.  
	
	E
	A equipe administrativa da escola, pois estão por dentro de todos os processos da escola. 
Questão 2/10 - Gestão Escolar
Leia o texto a seguir:
A Gestão da Qualidade Total utiliza termos específicos para identificar as ações propostas para a área de administração, que podem ser transpostas para as atividades educacionais desenvolvidas nas escolas. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão educacional, relacione as terminologias listadas abaixo às suas respectivas características: 
1. Processo.
2. Produto.
3. Cliente.
 
(  ) Na gestão escolar, é visto como o resultado das ações de pessoas ou dos setores responsáveis por tais ações. No caso da escola, o eixo principal é a aprendizagem do aluno.
(  ) Percurso de ações que é construído para direcionar as consequências resultantes de alguma coisa. Estão envolvidos pessoas, materiais, equipamentos e ações. Na gestão escolar, a consequência principal é a prestação dos serviços educacionais.
(  ) São todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, como professores, equipe pedagógica, funcionários, alunos, pais dos alunos e comunidade em geral.
 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 1 – 3
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é 2 – 1 – 3, pois “[2] Produto: Na gestão escolar, o produto é visto como o resultado das ações de pessoas ou dos setores responsáveis por tais ações. [1] Processo: é percurso de ações que é construído para direcionar as consequências resultantes de alguma causa; [3] Cliente: São todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem [...] (livro-base, p. 79-81).
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 3/10 - Gestão Escolar
Leia o seguinte extrato de texto:
“A constatação de outras limitações, impostas ao pleno desenvolvimento da gestão pedagógica democrática, evidenciadas em diversos diálogos com professores, dá-nos a noção de que ainda há a precarização das escolas públicas, decorrente da pouca destinação de verbas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 131.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão educacional, identifique a alternativa que apresenta corretamente um fator que torna a precarização das escolas públicas ainda mais grave:
Nota: 10.0
	
	A
	As verbas destinas às escolas públicas, as quais tem sido insuficientes para manter sua estrutura física.
	
	B
	A desatenção dada à formação continuada dos professores.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Esses fatores são ainda mais graves, se considerarmos a desatenção dada à formação continuada dos professores, que se sujeitam a receber salários incompatíveis com sua competência humana, técnica e política” (livro-base, p.131).
	
	C
	A formação das crianças com necessidades especiais, que tem deixado a desejar. 
	
	D
	A dificuldade de reunir professor para trabalharem nas escolas públicas.
	
	E
	Os currículos das escolas públicas, que têm sido muito teóricos.
Questão 4/10 - Gestão Escolar
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os fundamentos, divididos em tópicos, mas inter-relacionados, constituem fortes pilares para a construção da autonomia da escola e para a formação do ‘novo cidadão’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 132.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão educacional, identifique a alternativa que apresenta corretamente um dos pilares para a construção da autonomia da escola e para a formação do “novo cidadão”:
Nota: 10.0
	
	A
	A gestão da escola e a avaliação formativa. 
	
	B
	A gestão da escola, considerando suas dificuldades. 
	
	C
	A gestão da escola e a instituição de colegiados. 
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é  alternativa correta, pois “[...] São eles:
· A gestão da escola e a instituição de colegiados;
· A gestão da escola e a construção coletiva do projeto político-pedagógico;
· A gestão da escola e a reflexão permanente do processo de ensino-aprendizagem” (livro-base, p. 132, 133).
	
	D
	A gestão da escola e a equipe pedagógica na construção de um currículo de tradição.
	
	E
	A gestão da escola, que fica responsável pela construção do projeto político-pedagógico.
Questão 5/10 - Gestão Escolar
Leia o seguinte fragmento de texto a seguir: 
“O fato é que, em um mundo de mudanças constantes, a inteligência não pode mais ser considerada apenas um ato relacionado à facilidade de memorização, à repetição das teorias e conclusões de outros, sem propor o ‘pensar’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 128.
Considerando do fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, sobre a formação do professor e suas atitudes ao assumir a docência, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Necessita utilizar livros didáticos que são baseados em currículos centrados nos conteúdos e que apresentam a matéria pronta.
	
	B
	Precisa incentivar a “decoreba”, pois facilita a reflexão, a ação e o questionamento crítico.
	
	C
	Deve ser compromissado com uma proposta educativa de qualidade que vai em busca de metodologias e currículos adequados.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “Nesse cenário, percebemos a importância do professor compromissado com uma proposta educativa de qualidade, que vai em busca de metodologias e currículos adequados” (livro-base, p. 128).
	
	D
	Pode reproduzir as práticas educacionais que encontra na escola para não criar conflitos com a equipe pedagógica.
	
	E
	Convém utilizar materiais didáticos que apresentam matérias prontas, pois auxiliará o aluno na memorização do conteúdo.
Questão 6/10 - Gestão Escolar
Leia a seguinte citação:
“Veiga [...] amplia o conceito de autonomia da gestão escolar ao analisar sua importância nas instituições educativas, classificando-a em quatro dimensões [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 100.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, sobre a autonomia da gestão, relacione as duas dimensões listadas abaixo às suas respectivas características:  
1. Autonomia Administrativa.
2. Autonomia Pedagógica.
(  ) Representa a possibilidade de os profissionais da escola girarem os planos, o programa e os projetos, adequando-os à estrutura da instituição, à realidade na qual se inserem e ao contexto histórico