Buscar

CASO CONCRETO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 4
1ª Questão Discursiva: Marisa promove ação judicial de indenização por danos materiais e morais em face de Tinoco, seu vizinho. Segundo Marisa, Tinoco tem insistentemente atitude ilícita e desrespeitosa com seu animal preferido, um cavalo de estimação chamado “Ventania”. Tais atitudes fez com que o mesmo ficasse em estado de grande agitação, vindo inclusive a se cortar na cerca da propriedade no último mês, o que gerou internação veterinária com cirurgia e medicamentos. Tinoco citado, não ofereceu contestação, o que foi certificado pelo cartório, conforme consta nos autos. Marisa, eufórica e, acompanhando seu andamento processual na internet, liga para seu advogado, informa da revelia e pergunta se com isso, o juiz irá proferir sentença de procedência do seu pedido.
a) Sempre que houver Revelia haverá procedência do pedido?
Resposta: Não. A revelia quando de natureza relevante conduz a uma presunção relativa de veracidade. Se aplica o inciso IV do artigo 345 do CPC, demonstrando a relatividade da presunção de veracidade. De outro lado quando estivermos diante de direito indisponível também não há que se falar em procedência do pedido.
b) Caso Tinoco tivesse oferecido Contestação alegando que apenas se defendia de Ventania, pois o animal ameaçava atacá-lo quando passava rente à cerca, qual deveria ser a atitude do Juiz?
Resposta: O juiz observando a regra do artigo 350, NCPC, deverá conceder ao autor o prazo de 15 dias para manifestar-se a respeito da nova situação.
Questões Objetivas:
 1ª Questão João é citado em ação proposta por Pedro e realiza contestação alegando falta de pagamento para não cumprir com sua parte em contrato firmado pelas partes. Além disso, também aproveitou e está cobrando de Pedro determinada soma em dinheiro, oriundo do mesmo negócio jurídico. Marque a opção que indica as respostas apresentadas por João nos autos do processo.
a) contestação e reconvenção em petições distintas.
b) reconvenção e exceção de contrato não cumprido.
correta ? 
 c) contestação e reconvenção na mesma peça processual. Art. 343, NCPC
d) apenas contestação, mas sem reconvenção ou qualquer exceção.
2ª Questão A revelia no processo civil é:
a) ausência de qualquer modalidade de defesa do réu.
b) o mesmo que efeito da revelia, isto é, toda vez que houver revelia o pedido será julgado procedente.
correta ? c) ausência de contestação. Art 344, NCPC
d) ausência de comparecimento à audiência de conciliação ou mediação.

Outros materiais