Logo Passei Direto
Buscar

Prática 2 CONTROLE A APRENDIZAGEM MOTORA NOTA 100

User badge image
Lucas Soares

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Questão 1/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o excerto de texto a seguir:
“Gallahue [...] destaca que o desenvolvimento humano está ‘relacionado à idade’, mas ‘não é dependente dela’. Por isso, cita diversos meios que podem fornecer o nível de desenvolvimento humano mais preciso”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.5. Considerando o excerto e os conteúdos do artigo Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre os meios que podem fornecer o nível de desenvolvimento humano mais preciso, é correto afirmar que são:

A data de nascimento, escolaridade e meio social.
B poder aquisitivo, nutricional e de estímulo.
C alfabetização, aptidão esportiva e biótipo.
D idade motora, idade materna e idade geológica.
E idade biológica, idade emocional, idade mental, idade de autoconceito e idade perceptiva.

Questão 2/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Atente para a seguinte afirmação:
“Relacionando o estágio operacional formal com o desenvolvimento motor do adolescente, ele pode diante de qualquer atividade física ou esforço motor, decidir, levando em consideração suas concepções de certo e errado e do que é benéfico ou não para ele, se deseja ou não participar de tal atividade”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.6. Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o período de desenvolvimento motor e cognitivo dos adolescentes, qual autor o denomina como “estágio operacional formal”:

A Paulo Freire
B Lev Vygotsky
C Jean Piaget
D Maria Montessori
E Emília Ferreiro

Questão 3/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia a citação:
“A aquisição de habilidades pode ser caracterizada como sistema de movimento dinâmico, o qual busca padrões estáveis e funcionais de coordenação durante o desempenho de determinada tarefa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓES, S. M. Controle e aprendizagem motora: introdução aos processos dinâmicos de aquisição de habilidades motoras. Curitiba: Pearson InterSaberes, 2020, p.190. Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Video 2, Tema 1 – Definição de aprendizagem motora e desempenho - sobre a definição de aprendizagem motora, assinale a alternativa correta:

A É um processo interno que resulta em alterações relativamente permanentes no comportamento motor.
B É um processo externo que resulta na melhora da performance motora.
C É um processo externo que resulta em alterações no comportamento cognitivo.
D É um processo que resulta em alterações relativamente permanentes no comportamento afetivo e social.
E É um processo que permite controlar o desenvolvimento motor.

Questão 4/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] inicialmente a prática constante dá maior ênfase à formação de uma estrutura da habilidade para, posteriormente, a prática variada melhorar a capacidade de parametrização da habilidade pelo aprendiz.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANUÁRIO, M. S.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; VIEIRA, M.; BENDA, R. N. Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, 2016. jul/set. 30(3):769-79. p. 770. Considerando essas informações e os conteúdos do texto -base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre os resultados do estudo em relação à influência na forma da organização da prática, assinale a alternativa correta:

A Os resultados encontrados demonstraram que a organização da prática não interfere na aquisição de habilidades motoras.
B Os resultados encontrados demonstraram que a prática por partes é melhor que a prática por blocos para a aquisição das habilidades motoras.
C Os resultados encontrados demonstraram que a forma de organizar a prática de forma aleatória é melhor para a formação de atletas.
D Os resultados encontrados demonstraram que a organização da prática constante é melhor para a aprendizagem de habilidades motoras fundamentais.
E Os resultados encontrados demonstraram que a forma de organizar a prática influencia tanto na aprendizagem da estrutura da habilidade como na sua parametrização.

Questão 5/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mais recentemente, as investigações acerca da aprendizagem por observação também têm sido realizadas com base em uma outra abordagem denominada de ecológica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, Go; FREUDENHEIM, Andréa Michele; MEIRA JÚNIOR, Cássio de Miranda; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v.18, p. 55-72, ago. 2004, p. 58. Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre as características das ações habilidosas, é correto afirmar que:

A As ações habilidosas são formadas por capacidade motora, aprendizagem motora e coordenação.
B As duas características das ações habilidosas são o desenvolvimento motor e aprendizagem motora.
C As características das ações habilidosas se resumem em compreender o desenvolvimento motor específico e amplo dos seres humanos.
D São características marcantes das ações habilidosas a consistência originada da confiabilidade e a variabilidade, resultado da constante mudança nos ambientes.
E As ações habilidosas possuem como características fundamentais a coordenação motora fina e rudimentar

Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 6, Vídeo 2, Tema 1 – Medidas de retenção e transferência - sobre os testes de retenção, assinale a alternativa correta:
Avaliam o processo de desenvolvimento motor.
Medem o processo de maturação sexual secundária.
Avaliam o quanto das informações recebidas foram retidas.
Avaliam as capacidade físicas de um indivíduo.
Medem o processo de integração sensório-motora.
A Avaliam o processo de desenvolvimento motor.
B Medem o processo de maturação sexual secundária.
C Avaliam o quanto das informações recebidas foram retidas.
D Avaliam as capacidade físicas de um indivíduo.
E Medem o processo de integração sensório-motora.

Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre o processo de aquisição das habilidades motoras, é correto afirmar que:
A aquisição motora é compreendida com um processo simples e de fácil entendimento.
Esse processo de aquisição motora é unilateral e delicado.
O processo de aquisição motora é realizado coletivamente sem estratégias.
A aquisição de habilidades motoras é um processo considerado dinâmico e complexo.
É de extremamente difícil compreender o processo de aquisição motora.
A A aquisição motora é compreendida com um processo simples e de fácil entendimento.
B Esse processo de aquisição motora é unilateral e delicado.
C O processo de aquisição motora é realizado coletivamente sem estratégias.
D A aquisição de habilidades motoras é um processo considerado dinâmico e complexo.
E É de extremamente difícil compreender o processo de aquisição motora.

Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 5, Vídeo 4, Tema 3 – Estágios da aprendiza gem motora - s o bre quais são os estágios da aprendizagem motora, segundo Fitts e Posner, assinale a alternativa correta:
Inicial, elementar e maduro.
Cognitivo, associativo e autônomo.
Codificação das informações, decodificação das informações e pré-controle.
Reflexo, rudimentar e fundamental.
Imaturo, fundamental e especializado.
A Inicial, elementar e maduro.
B Cognitivo, associativo e autônomo.
C Codificação das informações, decodificação das informações e pré-controle.
D Reflexo, rudimentar e fundamental.
E Imaturo, fundamental e especializado.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o fato de q ue o s urgimento d o p ico d e crescimento nos adolescentes está diretamente relacionado com determinados acontecimentos internos, é correto afirmar que:
em meninos, esse período coincide com o a alteração da voz. Em meninas, o pico no crescimento tende a ser após a menarca.
em meninos, esse período coincide com a alteração da estatura e aparecimento de acnes. Em meninas, tende a ocorrer após ela completar 12 anos.
em meninos, esse período coincide com o aparecimento de características sexuais secundárias, como pelos púbicos e axilares. Em meninas, tende a ocorrer antes da menarca.
em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com a alteração de peso e estatura.
em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com o crescimento desordenado e dores nos ossos.
A em meninos, esse período coincide com o a alteração da voz. Em meninas, o pico no crescimento tende a ser após a menarca.
B em meninos, esse período coincide com a alteração da estatura e aparecimento de acnes. Em meninas, tende a ocorrer após ela completar 12 anos.
C em meninos, esse período coincide com o aparecimento de características sexuais secundárias, como pelos púbicos e axilares. Em meninas, tende a ocorrer antes da menarca.
D em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com a alteração de peso e estatura.
E em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com o crescimento desordenado e dores nos ossos.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre os procedimentos do estudo, assinale a alternativa correta:
A coleta de dados foi realizada em grupo em uma sala específica para jogos eletrônicos.
A coleta de dados foi realizada em grupo em uma quadra de tênis.
A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala de aula, para demonstração aos estudantes.
A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala para jogos eletrônicos.
A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala específica para essa finalidade.
A A coleta de dados foi realizada em grupo em uma sala específica para jogos eletrônicos.
B A coleta de dados foi realizada em grupo em uma quadra de tênis.
C A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala de aula, para demonstração aos estudantes.
D A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala para jogos eletrônicos.
E A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala específica para essa finalidade.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre quais são os fatores que beneficiam a qualidade e a velocidade da aprendizagem motora, assinale a alternativa correta:
Conhecimento de resultados, demonstração, treinamento físico e aptidão física.
Conhecimento de resultados, treinamento físico, aptidão física e performance motora.
Conhecimento de resultados, demonstração, estabelecimento de metas e prática.
Demonstração, estabelecimento de metas, prática, treinamento físico e performance motora.
Demonstração, prática, aptidão física, performance motora e habilidade motora.
A Conhecimento de resultados, demonstração, treinamento físico e aptidão física.
B Conhecimento de resultados, treinamento físico, aptidão física e performance motora.
C Conhecimento de resultados, demonstração, estabelecimento de metas e prática.
D Demonstração, estabelecimento de metas, prática, treinamento físico e performance motora.
E Demonstração, prática, aptidão física, performance motora e habilidade motora.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Questão 1/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o excerto de texto a seguir:
“Gallahue [...] destaca que o desenvolvimento humano está ‘relacionado à idade’, mas ‘não é dependente dela’. Por isso, cita diversos meios que podem fornecer o nível de desenvolvimento humano mais preciso”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.5. Considerando o excerto e os conteúdos do artigo Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre os meios que podem fornecer o nível de desenvolvimento humano mais preciso, é correto afirmar que são:

A data de nascimento, escolaridade e meio social.
B poder aquisitivo, nutricional e de estímulo.
C alfabetização, aptidão esportiva e biótipo.
D idade motora, idade materna e idade geológica.
E idade biológica, idade emocional, idade mental, idade de autoconceito e idade perceptiva.

Questão 2/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Atente para a seguinte afirmação:
“Relacionando o estágio operacional formal com o desenvolvimento motor do adolescente, ele pode diante de qualquer atividade física ou esforço motor, decidir, levando em consideração suas concepções de certo e errado e do que é benéfico ou não para ele, se deseja ou não participar de tal atividade”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.6. Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o período de desenvolvimento motor e cognitivo dos adolescentes, qual autor o denomina como “estágio operacional formal”:

A Paulo Freire
B Lev Vygotsky
C Jean Piaget
D Maria Montessori
E Emília Ferreiro

Questão 3/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia a citação:
“A aquisição de habilidades pode ser caracterizada como sistema de movimento dinâmico, o qual busca padrões estáveis e funcionais de coordenação durante o desempenho de determinada tarefa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓES, S. M. Controle e aprendizagem motora: introdução aos processos dinâmicos de aquisição de habilidades motoras. Curitiba: Pearson InterSaberes, 2020, p.190. Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Video 2, Tema 1 – Definição de aprendizagem motora e desempenho - sobre a definição de aprendizagem motora, assinale a alternativa correta:

A É um processo interno que resulta em alterações relativamente permanentes no comportamento motor.
B É um processo externo que resulta na melhora da performance motora.
C É um processo externo que resulta em alterações no comportamento cognitivo.
D É um processo que resulta em alterações relativamente permanentes no comportamento afetivo e social.
E É um processo que permite controlar o desenvolvimento motor.

Questão 4/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] inicialmente a prática constante dá maior ênfase à formação de uma estrutura da habilidade para, posteriormente, a prática variada melhorar a capacidade de parametrização da habilidade pelo aprendiz.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANUÁRIO, M. S.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; VIEIRA, M.; BENDA, R. N. Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, 2016. jul/set. 30(3):769-79. p. 770. Considerando essas informações e os conteúdos do texto -base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre os resultados do estudo em relação à influência na forma da organização da prática, assinale a alternativa correta:

A Os resultados encontrados demonstraram que a organização da prática não interfere na aquisição de habilidades motoras.
B Os resultados encontrados demonstraram que a prática por partes é melhor que a prática por blocos para a aquisição das habilidades motoras.
C Os resultados encontrados demonstraram que a forma de organizar a prática de forma aleatória é melhor para a formação de atletas.
D Os resultados encontrados demonstraram que a organização da prática constante é melhor para a aprendizagem de habilidades motoras fundamentais.
E Os resultados encontrados demonstraram que a forma de organizar a prática influencia tanto na aprendizagem da estrutura da habilidade como na sua parametrização.

Questão 5/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mais recentemente, as investigações acerca da aprendizagem por observação também têm sido realizadas com base em uma outra abordagem denominada de ecológica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, Go; FREUDENHEIM, Andréa Michele; MEIRA JÚNIOR, Cássio de Miranda; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v.18, p. 55-72, ago. 2004, p. 58. Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre as características das ações habilidosas, é correto afirmar que:

A As ações habilidosas são formadas por capacidade motora, aprendizagem motora e coordenação.
B As duas características das ações habilidosas são o desenvolvimento motor e aprendizagem motora.
C As características das ações habilidosas se resumem em compreender o desenvolvimento motor específico e amplo dos seres humanos.
D São características marcantes das ações habilidosas a consistência originada da confiabilidade e a variabilidade, resultado da constante mudança nos ambientes.
E As ações habilidosas possuem como características fundamentais a coordenação motora fina e rudimentar

Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 6, Vídeo 2, Tema 1 – Medidas de retenção e transferência - sobre os testes de retenção, assinale a alternativa correta:
Avaliam o processo de desenvolvimento motor.
Medem o processo de maturação sexual secundária.
Avaliam o quanto das informações recebidas foram retidas.
Avaliam as capacidade físicas de um indivíduo.
Medem o processo de integração sensório-motora.
A Avaliam o processo de desenvolvimento motor.
B Medem o processo de maturação sexual secundária.
C Avaliam o quanto das informações recebidas foram retidas.
D Avaliam as capacidade físicas de um indivíduo.
E Medem o processo de integração sensório-motora.

Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre o processo de aquisição das habilidades motoras, é correto afirmar que:
A aquisição motora é compreendida com um processo simples e de fácil entendimento.
Esse processo de aquisição motora é unilateral e delicado.
O processo de aquisição motora é realizado coletivamente sem estratégias.
A aquisição de habilidades motoras é um processo considerado dinâmico e complexo.
É de extremamente difícil compreender o processo de aquisição motora.
A A aquisição motora é compreendida com um processo simples e de fácil entendimento.
B Esse processo de aquisição motora é unilateral e delicado.
C O processo de aquisição motora é realizado coletivamente sem estratégias.
D A aquisição de habilidades motoras é um processo considerado dinâmico e complexo.
E É de extremamente difícil compreender o processo de aquisição motora.

Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 5, Vídeo 4, Tema 3 – Estágios da aprendiza gem motora - s o bre quais são os estágios da aprendizagem motora, segundo Fitts e Posner, assinale a alternativa correta:
Inicial, elementar e maduro.
Cognitivo, associativo e autônomo.
Codificação das informações, decodificação das informações e pré-controle.
Reflexo, rudimentar e fundamental.
Imaturo, fundamental e especializado.
A Inicial, elementar e maduro.
B Cognitivo, associativo e autônomo.
C Codificação das informações, decodificação das informações e pré-controle.
D Reflexo, rudimentar e fundamental.
E Imaturo, fundamental e especializado.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o fato de q ue o s urgimento d o p ico d e crescimento nos adolescentes está diretamente relacionado com determinados acontecimentos internos, é correto afirmar que:
em meninos, esse período coincide com o a alteração da voz. Em meninas, o pico no crescimento tende a ser após a menarca.
em meninos, esse período coincide com a alteração da estatura e aparecimento de acnes. Em meninas, tende a ocorrer após ela completar 12 anos.
em meninos, esse período coincide com o aparecimento de características sexuais secundárias, como pelos púbicos e axilares. Em meninas, tende a ocorrer antes da menarca.
em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com a alteração de peso e estatura.
em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com o crescimento desordenado e dores nos ossos.
A em meninos, esse período coincide com o a alteração da voz. Em meninas, o pico no crescimento tende a ser após a menarca.
B em meninos, esse período coincide com a alteração da estatura e aparecimento de acnes. Em meninas, tende a ocorrer após ela completar 12 anos.
C em meninos, esse período coincide com o aparecimento de características sexuais secundárias, como pelos púbicos e axilares. Em meninas, tende a ocorrer antes da menarca.
D em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com a alteração de peso e estatura.
E em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com o crescimento desordenado e dores nos ossos.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre os procedimentos do estudo, assinale a alternativa correta:
A coleta de dados foi realizada em grupo em uma sala específica para jogos eletrônicos.
A coleta de dados foi realizada em grupo em uma quadra de tênis.
A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala de aula, para demonstração aos estudantes.
A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala para jogos eletrônicos.
A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala específica para essa finalidade.
A A coleta de dados foi realizada em grupo em uma sala específica para jogos eletrônicos.
B A coleta de dados foi realizada em grupo em uma quadra de tênis.
C A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala de aula, para demonstração aos estudantes.
D A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala para jogos eletrônicos.
E A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala específica para essa finalidade.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre quais são os fatores que beneficiam a qualidade e a velocidade da aprendizagem motora, assinale a alternativa correta:
Conhecimento de resultados, demonstração, treinamento físico e aptidão física.
Conhecimento de resultados, treinamento físico, aptidão física e performance motora.
Conhecimento de resultados, demonstração, estabelecimento de metas e prática.
Demonstração, estabelecimento de metas, prática, treinamento físico e performance motora.
Demonstração, prática, aptidão física, performance motora e habilidade motora.
A Conhecimento de resultados, demonstração, treinamento físico e aptidão física.
B Conhecimento de resultados, treinamento físico, aptidão física e performance motora.
C Conhecimento de resultados, demonstração, estabelecimento de metas e prática.
D Demonstração, estabelecimento de metas, prática, treinamento físico e performance motora.
E Demonstração, prática, aptidão física, performance motora e habilidade motora.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o excerto de texto a seguir:
“Gallahue [...] destaca que o desenvolvimento humano está ‘relacionado à idade’, mas ‘não é dependente dela’. Por isso, cita diversos meios que podem fornecer o nível de desenvolvimento humano mais preciso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.5.
Considerando o excerto e os conteúdos do artigo Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre os meios que podem fornecer o nível de desenvolvimento humano mais preciso, é correto afirmar que são:
	
	A
	data de nascimento, escolaridade e meio social.
	
	B
	poder aquisitivo, nutricional e de estímulo.
	
	C
	alfabetização, aptidão esportiva e biótipo.
	
	D
	idade motora, idade materna e idade geológica.
	
	E
	idade biológica, idade emocional, idade mental, idade de autoconceito e idade perceptiva.
Questão 2/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Atente para a seguinte afirmação:
“Relacionando o estágio operacional formal com o desenvolvimento motor do adolescente, ele pode diante de qualquer atividade física ou esforço motor, decidir, levando em consideração suas concepções de certo e errado e do que é benéfico ou não para ele, se deseja ou não participar de tal atividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.6.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o período de desenvolvimento motor e cognitivo dos adolescentes, qual autor o denomina como “estágio operacional formal”:
	
	A
	Paulo Freire
	
	B
	Lev Vygotsky
	
	C
	Jean Piaget
	
	D
	Maria Montessori
	
	E
	Emília Ferreiro
Questão 3/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia a citação:
“A aquisição de habilidades pode ser caracterizada como sistema de movimento dinâmico, o qual busca padrões estáveis e funcionais de coordenação durante o desempenho de determinada tarefa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓES, S. M. Controle e aprendizagem motora: introdução aos processos dinâmicos de aquisição de habilidades motoras. Curitiba: Pearson InterSaberes, 2020, p.190.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Video 2, Tema 1 – Definição de aprendizagem motora e desempenho - sobre a definição de aprendizagem motora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	É um processo interno que resulta em alterações relativamente permanentes no comportamento motor.
	
	B
	É um processo externo que resulta na melhora da performance motora.
	
	C
	É um processo externo que resulta em alterações no comportamento cognitivo.
	
	D
	É um processo que resulta em alterações relativamente permanentes no comportamento afetivo e social.
	
	E
	É um processo que permite controlar o desenvolvimento motor.
Questão 4/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] inicialmente a prática constante dá maior ênfase à formação de uma estrutura da habilidade para, posteriormente, a prática variada melhorar a capacidade de parametrização da habilidade pelo aprendiz.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANUÁRIO, M. S.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; VIEIRA, M.; BENDA, R. N. Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, 2016. jul/set. 30(3):769-79. p. 770.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre os resultados do estudo em relação à influência na forma da organização da prática, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os resultados encontrados demonstraram que a organização da prática não interfere na aquisição de habilidades motoras.
	
	B
	Os resultados encontrados demonstraram que a prática por partes é melhor que a prática por blocos para a aquisição das habilidades motoras.
	
	C
	Os resultados encontrados demonstraram que a forma de organizar a prática de forma aleatória é melhor para a formação de atletas.
	
	D
	Os resultados encontrados demonstraram que a organização da prática constante é melhor para a aprendizagem de habilidades motoras fundamentais.
	
	E
	Os resultados encontrados demonstraram que a forma de organizar a prática influencia tanto na aprendizagem da estrutura da habilidade como na sua parametrização.
Questão 5/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mais recentemente, as investigações acerca da aprendizagem por observação também têm sido realizadas com base em uma outra abordagem denominada de ecológica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, Go; FREUDENHEIM, Andréa Michele; MEIRA JÚNIOR, Cássio de Miranda; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v.18, p. 55-72, ago. 2004, p. 58.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre as características das ações habilidosas, é correto afirmar que:
	
	A
	As ações habilidosas são formadas por capacidade motora, aprendizagem motora e coordenação.
	
	B
	As duas características das ações habilidosas são o desenvolvimento motor e aprendizagem motora.
	
	C
	As características das ações habilidosas se resumem em compreender o desenvolvimento motor específico e amplo do seres humanos.
	
	D
	São características marcantes das ações habilidosas a consistência originada da confiabilidade e a variabilidade, resultado da constante mudança nos ambientes.
	
	E
	As ações habilidosas possuem como características fundamentais a coordenação motora fina e rudimentar
Questão 6/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Atente para a seguinte afirmação:
“O surgimento do pico de crescimento nos adolescentes está diretamente relacionado com determinados acontecimentos internos, como mostra Gallahue [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018,p.5.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o “surto de crescimento adolescente” definido por Gallahue, é correto afirmar que:
	
	A
	Tem duração de aproximadamente 8 anos e seu início varia para meninos e meninas.
	
	B
	Tem duração de aproximadamente 2 anos e meio e seu início não varia para meninos e meninas.
	
	C
	Tem duração de aproximadamente 2 anos e meio e seu início não varia para meninos e meninas.
	
	D
	Tem duração de aproximadamente 24 meses e seu início será sempre aos 8 anos.
	
	E
	Tem duração de aproximadamente 4 anos e meio e seu início varia para meninos e meninas
Questão 7/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Basicamente, o programa motor generalizado é uma representação abstrata de uma classe de movimentos que requer um padrãocomum de movimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, Go; FREUDENHEIM, Andréa Michele; MEIRA JÚNIOR, Cássio de Miranda; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v. 18, p. 55-72, ago. 2004, p. 61.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre os processos de feedback negativos ou mecanismos de neutralização, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Basicamente o processo de feedback negativo ou neutralização mantém a estrutura em ordem, porém não conduz a desestabilização.
	
	B
	Esse processo acontece porque as estruturas não possuem organização. Dessa forma, o feedback é negativo.
	
	C
	O processo de feedback negativo ou mecanismo de neutralização acontece superficialmente, auxiliando na desestabilização.
	
	D
	O processo que regulariza as estruturas do feedback negativo ou mecanismo de neutralização não podem ser modificados.
	
	E
	O processo de feedback negativo ou mecanismo de neutralização desestabiliza o controle motor e, por isso, ele é necessário.
Questão 8/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o extrato de texto:
“O teste de retenção analisa a característica de persistência do desempenho aperfeiçoado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓES, S. M. Controle e aprendizagem motora: introdução aos processos dinâmicos de aquisição de habilidades motoras. Curitiba: Pearson InterSaberes, 2020, p.253.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 6, Vídeo 2, Tema 1 – Medidas de retenção e transferência - sobre os testes de retenção, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Avaliam o processo de desenvolvimento motor.
	
	B
	Medem o processo de maturação sexual secundária.
	
	C
	Avaliam o quanto das informações recebidas foram retidas.
Comentário: “[...] os testes de retenção, que são os mais aplicados e indicados para avaliação da aprendizagem motora. O que isso significa? Que são testes que avaliam o quanto das informações recebidas foram retidas” (Aula 6, Vídeo 2, Tema 1 – tempo:  1’18" - 1’35”).
	
	D
	Avaliam as capacidade físicas de um indivíduo.
	
	E
	Medem o processo de integração sensório-motora.
Questão 9/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A maior integração entre teoria e prática constitui-se um enorme desafio e uma necessidade premente, especialmente considerando a natureza da Educação Física e Esporte como áreas de conhecimento de característica profissionalizante [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, Go; FREUDENHEIM, Andréa Michele; MEIRA JÚNIOR, Cássio de Miranda; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v. 18, p. 55-72, ago. 2004, p. 65.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre o processo de aquisição das habilidades motoras, é correto afirmar que:
	
	A
	A aquisição motora é compreendida com um processo simples e de fácil entendimento.
	
	B
	Esse processo de aquisição motora é unilateral e delicado.
	
	C
	O processo de aquisição motora é realizado coletivamente sem estratégias.
	
	D
	A aquisição de habilidades motoras é um processo considerado dinâmico e complexo.
	
	E
	É de extremamente difícil compreender o processo de aquisição motora.
Questão 10/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Atente para o excerto de texto:
“Quando estamos em processo de aprendizagem de alguma habilidade motora, passamos por estágios nos quais aspectos [...] se modificam desde os primeiros estágios até aqueles mais avançados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓES, S. M. Controle e aprendizagem motora: introdução aos processos dinâmicos de aquisição de habilidades motoras. Curitiba: Pearson InterSaberes, 2020, p. 213.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 5, Vídeo 4, Tema 3 – Estágios da aprendizagem motora - sobre quais são os estágios da aprendizagem motora, segundo Fitts e Posner, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Inicial, elementar e maduro.
	
	B
	Cognitivo, associativo e autônomo.
	
	C
	Codificação das informações, decodificação das informações e pré-controle.
	
	D
	Reflexo, rudimentar e fundamental.
	
	E
	Imaturo, fundamental e especializado.
Considere o seguinte excerto de texto:
“Além das alterações biológicas e culturais, o início da adolescência apresenta ganhos de peso e aumento da estatura. O ‘surto de crescimento adolescente’, definido por Gallahue [...], tem duração de aproximadamente 4 anos e meio e seu início varia para meninos e meninas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p. 5.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o fato de que o surgimento do pico de crescimento nos adolescentes está diretamente relacionado com determinados acontecimentos internos, é correto afirmar que:
	
	A
	em meninos, esse período coincide com o a alteração da voz. Em meninas, o pico no crescimento tende a ser após a menarca.
	
	B
	em meninos, esse período coincide com a alteração da estatura e aparecimento de acnes. Em meninas, tende a ocorrer após ela completar 12 anos.
	
	C
	em meninos, esse período coincide com o aparecimento de características sexuais secundárias, como pelos púbicos e axilares. Em meninas, tende a ocorrer antes da menarca.
	
	D
	em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com a alteração de peso e estatura.
	
	E
	em meninos e meninas, o período de crescimento mais rápido coincide com o crescimento desordenado e dores nos ossos.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Todos os participantes leram e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram fornecidas instruções verbais e uma demonstração sobre a tarefa e as formas de fornecimento de CR foram disponibilizadas pelo software.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANUÁRIO, M. S.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; VIEIRA, M.; BENDA, R. N. Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2016 Jul-Set; 30(3):769-79. p. 771.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre os procedimentos do estudo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A coleta de dados foi realizada em grupo em uma sala específica para jogos eletrônicos.
	
	B
	A coleta de dados foi realizada em grupo em uma quadra de tênis.
	
	C
	A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala de aula, para demonstração aos estudantes.
	
	D
	A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala para jogos eletrônicos.
	
	E
	A coleta de dados foi realizada individualmente em uma sala específica para essa finalidade.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A prática tem um papel fundamental na aquisição do comportamento habilidoso, o qual apresenta como características marcantes a consistência e a flexibilidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANUÁRIO, M. S.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; VIEIRA, M.; BENDA, R. N. Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estruturae na parametrização da habilidade. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, 2016 jul/set, 30(3):769-79. p. 769.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre quais são os fatores que beneficiam a qualidade e a velocidade da aprendizagem motora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Conhecimento de resultados, demonstração, treinamento físico e aptidão física.
	
	B
	Conhecimento de resultados, treinamento físico, aptidão física e performance motora.
	
	C
	Conhecimento de resultados, demonstração, estabelecimento de metas e prática.
	
	D
	Demonstração, estabelecimento de metas, prática, treinamento físico e performance motora.
	
	E
	Demonstração, prática, aptidão física, performance motora e habilidade motora.

Mais conteúdos dessa disciplina