Buscar

Perguntas Materiais Dentários II (passei direto)

Prévia do material em texto

Perguntas Materiais Dentários II
1)O QUE É ONLAYS E INLAYS, QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS? (Luanna)
R:São restaurações utilizadas para fazer reconstrução parcial de um dente, também conhecida como restauração em bloco, é confeccionada manualmente sobre modelos ou digitalmente por softwares específicos, proporcionando blocos precisos que são encaixados e colados diretamente sobre o dente, com cores e anatomia semelhante à estrutura dentária em tratamento. A Onlays envolve a recuperação de uma cúspide ou mais, sendo assim mais invasivo e já as inlays não envolve cúspides ou ponta dos dentes, estas restaurações podem ser feitas em resina quanto em cerâmica sendo utilizadas em cavidades profunda.
2 - QUAL A FASE DO AMÁLGAMA QUE DIMINUI SUAS PROPRIEDADES MECÂNICAS? (JOSI)
R: Através de uma propriedade física do amálgama, o mesmo endurecido vai depender das porcentagens relativas de cada uma das fases microestruturais, maior o número de partículas de Ag-SN não reagidos retidos na estrutura final mais resistente o amálgama vai ser. A fase Gama 2 é a mais fraca e menos estável em termos de resistência podendo sofrer com a corrosão em pequenas irregularidades de superfície da restauração. Sendo então uma etapa de reação química onde eu amálgama tem uma queda de qualidade de sua propriedade além da baixa resistência à compressão e dureza, possui grande escoamento e maior tendência a sofrer corrosão no ambiente bucal. 
3- O QUE É CREEP? (Angélica)
R:Um material com propriedade viscoelástica, que sobre pressão de carga (essa força aplicada pode ser estática ou dinâmica) sofre uma deformação plástica. Encontrado no amálgama, processo que não possui sistema adesivo utiliza o meio da expansão para a aderência ao dente, ocorrendo assim sobre margem causando danos irreversíveis como infiltração, corrosão, deterioração marginal.
4- COMO SE CHAMA O AGENTE Q FAZ A UNIÃO DA MATRIZ ORGÂNICA AS PARTÍCULAS DE CARGA INORGÂNICA? (Marluza)
R: Para que as partículas de carga inorgânica possam atuar, de modo efetivo, no aumento da resistência do compósito, é necessário que estejam quimicamente unidas à matriz orgânica. Assim, a formação de uma forte ligação entre a partícula de carga inorgânica e a matriz orgânica é essencial para obter-se boas propriedades mecânicas, ocorre com o agente de união silano. Sendo esse um dos 3 mais importantes componente da resina composta.
5- QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ACABAMENTO E POLIMENTO DE MATERIAIS RESTAURADORES? (ANDRÉA)
R: Melhora da saúde gengival;
- Evita adesão de bactérias devido à ausência de Gap; 
(GAP: interface entre dente e restauração)
- Promove eficácia e conforto ao paciente
- promove anatomia do dente;
- Retira rugosidade 
 Ocorre menor acumulo de placa e risco de infiltração menor, por isso que é importante fazer o polimento das restaurações em resina ao longo do tempo. Para que não ocorre ou diminua o risco de infiltração. Tirar a rugosidade, deixando mais lisa a superfície, diminuindo a aderência das bactérias. Se verificar o dente natural, a resina e a cerâmica, e fazer um comparativo dos três microscopicamente, percebe-se que dentre os três, a resina vai ter maior adesão de biofilme. Por que ela é como se fosse um plástico, se ela tiver rugosa, não tiver 100% polida, ela tem como característica reter o biofilme. 
Quando é criança e está com bastante cárie, não se coloca resina composta, coloca-se ionômero, faz a limpeza do meio para depois colocar a resina, por que se colocar a resina em uma boca com o ph totalmente alterado, cheio de cárie, o risco de infiltração dessa resina é muito alta. O acabamento e o polimento se fazem necessário não só por fatores estéticos, mais também para diminuir desconfortos do paciente para que o mesma não sinta devidas irregularidades causadas pela resina ao tocar os dentes com a língua, reduzir o manchamento etc.... Uma superfície lisa e polida é o ideal, melhorias do contorno deixando o mais próximo do dente natural. 
6-EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE AS RESINAS QUIMICAMENTE ATIVADAS E AS FOTO ATIVADAS. (Beatriz)
R: Foto ativadas e quimicamente ativadas. 
Nas fotoativas é utilizado uma luz visível, uma luz azul do fotopolimerizador, tendo um controle maior de tempo e pouca porosidade e menos manchamento
Já na quimicamente ativadas é utilizado pó e liquido, fazendo uma mistura, tendo assim uma reação química exotérmica, liberando calor e como resultado vai ter uma polimerização da resina. Tem a desvantagem do menor tempo de trabalho, devido ela pegar presa rapidamente, outro fator é que a mistura incorpora bolhas. 
 A utilização é basicamente para cimentação a quimicamente ativadas, a utilizado para fazer provisório e a foto ativada para restauração. De acordo com algumas literaturas são três sistemas de ativação: química, térmica e a pôr luz. 
A resina térmica é utilizada para fazer prótese total, ela vai tomando presa com o calor, também apresentado no liquido e pó, mas ela não toma presa 100% sem ir para o calor. Tem o mesmo tempo e a mesma etapa da quimicamente ativada. 
7- EXPLIQUE O QUE É SMEAR LAYER, E CAMADA HÍBRIDA E QUANDO UM PODE INTERFERIR NO OUTRO. (Ana Paula)
R: Uma vez que a superfície dentinária é cortada ou desgastada com instrumentos rotatórios ou manuais, formam-se macro e micropartículas de pó de esmalte e dentina, o óleo e também outras sujeiras remanescentes formam uma lama dentinária residual (após o preparo cavitário) no qual são chamadas de Smear Layer. 
-Camada Híbrida - resultado após o ataque ácido, quando o adesivo penetra superficialmente ao redor dos túbulos entre as fibras de colágeno. 
Se não removido totalmente o smear layer atrapalha a permeabilidade do adesivo tradicional, já no autocondicionante pode ser removido parcialmente sendo utilizado como substrato dentinário.
8-CITE ALGUNS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ACABAMENTO E POLIMENTO EM RESTAURAÇÕES? (Maria)
R: São utilizados pontas de carbeto, pontas diamantadas, pedras, discos, tiras abrasivas, pastas, taças, pontas e rodas poliméricas duras e macias.
9 - QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DO MERCÚRIO? (Anderson)
R: Ao ser inalado ou ingerido pode atingir o cérebro, podendo causar irritabilidade, tremores, distorções de visões e da audição e problemas de memórias.
10 - QUAIS AS VANTAGENS DO ISOLAMENTO ABSOLUTO? (Nariman)
R: : -Retração e proteção dos tecidos moles para promover o acesso à área a ser operada;
-Melhor visibilidade do campo operatório;
-Condições adequadas para a inserção e condensação dos materiais restauradores;
-Proteção do paciente contra a aspiração ou deglutição de instrumentos, restos de material restaurador ou qualquer outro tipo de elemento estranho;
-Impedir que a saliva (umidade e contaminação) alcancem o campo de trabalho;
-Durabilidade de restaurações de resina.
11- EXPLIQUE O PROCESSO DO BRUNIMENTO. (Paula)
R:Deve-se fazer uma pequena pressão sobre o amálgama para que possa ser eliminado o excesso de mercúrio e deixar a sua superfície mais uniforme e eliminar a porosidade. E como consequência o aumento do brilho e também melhorando adaptação marginal do amálgama pra não ter o Gap ou espaço se adaptando anatomicamente ao dente da restauração, evitando infiltrações e microfraturas internas. 
12-PARA QUE SERVE A TÉCNICA DE ADESÃO ÚMIDA? (Gabrielli) 
R:Ela serve para que as fibras colagenosas não se colapsem (grude), isso faz com que o adesivo não consiga penetrar entre as fibras. Essa dificuldade de penetração faz com que tenhamos um comprometimento na formação da camada híbrida. Então se estiver tudo grudado o adesivo não consegue penetrar. Por isso essa técnica de adesão úmida (papel da água) por isso manter úmido é muito importante para poder preservar as fibras e facilitar a penetração. Complementando os adesivos a base de água tem um melhor desempenho na resistência e a base de acetona tem uma melhor performance. A técnica de adesão úmida se dá através do umedecimento da dentina com a água, adesivos a base de água tem um melhor desempenho e maior resistência de união quando aplicada em dentina desmineralizadae adesivos na base de acetona tem uma melhor performance. Adesivos a base de água eles tem um melhor desempenho em dentina seca. A dentina está úmida e não encharcada. 
13-QUAL A COMPOSIÇÃO DA RESINA COMPOSTA? (Elaine) 
R: As resinas compostas apresentam uma série de componentes, cada uma desenvolvendo sua respectiva função. Seus principais componentes são matriz resinosa, partículas de carga, agentes de união, e ainda existem sistema Ativador-Iniciador, modificadores ópticos, inibidores diluentes etc...ex: Dentina, esmalte, osso, fibra de vidro, silano (agente de união), matriz (orgânica), sistema (ativador/iniciador), inibidores.
14- QUAL É A FUNÇÃO DO CONDICIONAMENTO ÁCIDO NO SISTEMA ADESIVOS CONVENCIONAIS? (Izamara) 
R: Fazer a desmineralização seletiva do esmalte (expondo as fibras) resultando em micro porosidades e também a remoção da smear layer. Esse ácido é responsável por aumentar a energia superficial, favorecendo a adesão. Ele faz todo o preparo tanto em dentina e esmalte. O ácido utilizado é o Ácido fosfórico em concentração de 37%, que possui uma ótima resposta clínica. É fornecido na forma de gel para maior facilidade na aplicação. Cuidados com o tempo de aplicação e retirada total para não ocorrer danos.
O condicionamento ácido do esmalte cria uma descalcificação seletiva, formando poros na superfície do esmalte aumentam o imbricamento mecânico pela penetração da resina formando a adesão. A dentina é um tecido predominantemente tubular, com a presença de umidade e prolongamentos odontoblásticos, fatores dificultam a adesão dos materiais a sua superfície. 
15-O QUE É AGENTE DE UNIÃO E QUAL O COMPORTAMENTO DESSE AGENTE NAS RESINAS COMPOSTAS? (Nayana)
R: É uma molécula bifusional une a carga a matriz. Esse elemento é responsável por unir quimicamente as partículas de carga à matriz orgânica de maneira estável, para que as resinas compostas apresentem um comportamento mecânico satisfatório um dos agentes mais conhecidos é o silano, uma substância com moléculas bifuncionais que se ligam tanto às partículas de vidro do compósito, como à matriz resinosa do Bond ou do cimento resinoso. Aplicação dos agentes de união. Pode ser realizada de três maneiras:
· aplicar apenas o agente silano;
· aplicar o agente silano e o sistema adesivo ("Bond");
· aplicar somente o sistema adesivo ("Bond").
O silano tem a capacidade de união química com as partículas de carga da resina. Somado a isso, pode aumentar a capacidade de escoamento do sistema adesivo nas superfícies irregulares. O adesivo é quem promove a união química com a matriz orgânica da resina composta, sendo o agente intermediário de união entre o reparo e a resina a ser reparada.
16- COMO SE CLASSIFICAM AS RESINAS COMPOSTAS QUANTO AO ESCOAMENTO? CARACTERIZE-AS? (Jeniffer)
R:Podem ser de Alto escoamento (resina Flow), resinas de médio escoamento e resinas de baixo escoamento.
 As resinas de Alto escoamento, também denominadas como resinas Flow, apresentam-se em uma seringa com êmbolo são poucos viscosos e possuem na sua composição baixa quantidade de partículas de carga. Sendo assim apresentam elevada contração de polimerização e baixa resistência mecânica. Além disso possuírem elevado escoamento não permitem anatomia dentária utilizado como cimentos resinosos.
 As resinas de médio escoamento são mais utilizadas por possibilitar melhores característica na sua formulação, com partículas de diferentes tamanhos. Apresentam-se uma seringa rosqueável e devido ao escoamento adequado permite a manutenção da anatomia dentária.
 As resinas de baixo escoamento extremamente viscosa, possui consistência e manipulação parecidas com amálgama, essa resina caiu em desuso devido a baixas propriedades mecânica.
17- COMO DEVE SER FEITO O DESCARTE DO AMÁLGAMA? (Fabio Machado)
R: Os resíduos de amálgama não utilizados nas restaurações ou restos de mercúrio devem ser acondicionados em recipientes inquebráveis e hermeticamente fechados, sob selo da água e, posteriormente, encaminhados para recuperação da prata. É muito importante esse descarte, faz toda diferença, por que além de causar os efeitos colaterais se tiver um contato, ele também vai prejudicar o ambiente, e depois ele precisa ser reutilizado e recuperado a prata. Então assim é super importante fazer o descarte adequado, por que além da contaminação do profissional, também tem essa preocupação com o meio ambiente. 
18- EXPLIQUE SOBRE OS TÚBULOS DENTINARIOS? (Leticia Alves) 
R: Durante a dentinogênese, conforme a dentina mineralizada vai se formando ao redor dos prolongamentos odontoblásticos, os odontoblástos vão se retirando em direção a polpa. A permanência dos prolongamentos no tecido em mineralização acaba resultando da formação dos túbulos que posteriormente são preenchidos pelo fluido dentário, a configuração dos túbulos indica o trajeto pelos odontoblastos durante a dentinogenese.
19)Quais os cuidados da manipulação do amálgama? (Matheus)
R: O amálgama é um material altamente tóxico, todos os cuidados devem ser tomados, uma vez que, ele é utilizado como material restaurador. Uso da menor relação possível de mercúrio na liga. Uso de amalgamadores mecânicos seguros, que não apresentem vazamentos de mercúrio. Uso de isolamento absoluto para evitar queda de amálgama na cavidade bucal. Nota: a mucosa do assoalho da cavidade bucal é altamente permeável. Uso correto de Epi do profissional (luva, mascara, óculos, touca).
20)COMO DEVE SER O ARMAZENAMENTO DE MERCÚRIO? (Igor)
R: Manter o recipiente hermeticamente fechado e em local de baixa temperatura (inferior a 25 °C), isento de luz solar direta. 8) Os recipientes contendo resíduos do produto devem ser encaminhados a empresas de reciclagem ou deposição de resíduos tóxicos, que sejam autorizadas pelos órgãos ambientais locais.
21)QUAIS AS DESVANTAGENS DOS SISTEMAS ADESIVOS AUTOCONDICIONANTES? (Ketlin)
R: Ao formar uma smaer layer hibridizadas, forma-se uma camada hibrida muito espessa, que nos autocondicionamentos mais agressivos se tornam mais fracos e fraturam internamente quando submetidos a altas tensões mecânicas.

Continue navegando