Buscar

Prova de Estagio em Nutrição Social II 2019 ciclo I RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova - Ciclo I 
Estagio em Nutrição Social II
Curso Nutrição ____ Semestre
	Nome:
	Turma: noturno e diurno
	Preceptora: 
	Data: / / 2019
Prova de conhecimentos específicos – Nutrição Social II
 1º Semestre de 2019 – Ciclo I
Instruções:
1. Desligue e guarde seu celular. Aluno flagrado com celular, ainda que desligado, terá a prova anulada ficando nota zero.
2. Não será permitida a saída de alunos antes de decorridos 30 minutos de prova, nem a entrada em atraso depois de decorridos 30 minutos de prova.
3. Leia a prova com atenção. Para as questões de múltipla escolha não há “meio certo”. Não rasurar, pois a questão será “zerada”.
4. Prova individual e SEM consulta. A tentativa de cola anulará a prova, ficando o aluno com nota zero. Não é permitido o empréstimo de qualquer material.
5. Telefone celular, computadores portáteis, tablets, relógios com função interativa e outros aparelhos que permitam comunicação deverão ser guardados.
6. A prova deve ser feita à tinta (azul ou preta) respeitando-se os espaços reservados para as respostas. Não usar corretivo.
7. Respostas incompletas ou que apresentem erros de grafia terão sua pontuação descontada parcial ou totalmente.
8. A duração desta prova é de ............ minutos.
TABELA DE RESPOSTAS (TESTES)
	QUESTÕES
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	ALTERNATIVAS
	C
	A
	
	A
	
	
	B
	
	
	
Questões:
Questão 1 (1,0) A quem se destina o PNAE? (página 17 – manual_nutricionista PNAE)
A) Aos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, com exceção de entidades filantrópicas ou comunitárias.
B) Aos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) matriculados em escolas públicas ou privadas, além das entidades filantrópicas ou comunitárias.
C) Aos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias.
D) Aos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, com exceção de entidades filantrópicas, comunitárias ou em áreas indígenas.
Questão 2 (1,0) Assinale a alternativa correta:
O atual cenário do Brasil exige o desenvolvimento de ações que subsidiem estratégias de saúde diferenciadas, que possam garantir, além da assistência, a educação em saúde, visando oportunizar modos saudáveis de viver à população e a redução da morbimortalidade. As doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema de saúde de maior magnitude e... (página 12 – instrutivo_metodologia_trabalho_alimentação_nutrição_atencao_basica)
A) ...correspondem a cerca de 70% das causas de mortes, atingindo fortemente as camadas pobres da população e os grupos mais vulneráveis, como pessoas com baixa renda e escolaridade.
B) ...correspondem a cerca de 30% das causas de mortes, atingindo fortemente todas as camadas da população.
C) ...correspondem a cerca de 70% das causas de mortes, atingindo fortemente as camadas pobres da população e os grupos mais vulneráveis, como pessoas com mobilidade reduzida ou crianças.
D) ...correspondem a cerca de 30% das causas de mortes, atingindo fortemente todas as camadas da população e especialmente os grupos mais vulneráveis, como pessoas com baixa renda e escolaridade, além das crianças e idosos.
Questão 3 (1,5) O FNDE, responsável pelo PNAE, ao publicar a Resolução FNDE nº 15 de 25/08/2000 e posteriormente revisada pela Medida Provisória nº 2178-36 de 2001 estabeleceu como um dos procedimentos para o controle de qualidade da alimentação servida aos escolares a aplicação de testes de aceitabilidade por parte das entidades executoras. Descreva quais métodos podem ser utilizados e quando devem ser aplicados. (página 47 – Manual de apoio para as atividades do nutricionista)
Questão 4 (1,0) O Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE), que visa a segurança alimentar e nutricional dos escolares, tem apresentado avanços em relação aos seus objetivos, gestão e execução. Acerca do que o nutricionista responsável-técnico pelo programa deve considerar ao realizar o planejamento de suas atividades, avalie as afirmações a seguir.
I. Devem ser observados o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região ao se realizar o planejamento do cardápio.
II. Pelo menos 30% dos gêneros alimentícios do cardápio devem ser provenientes da agricultura familiar.
III. Devem estar presentes no cardápio semanal, pelo menos, três porções de frutas e hortaliças, e as bebidas à base de frutas podem substituir a oferta de frutas in natura.
IV. O uso de bebidas açucaradas de baixo teor nutricional é permitido na alimentação, desde que, no máximo, ocorra duas vezes por semana. 
V. Doces, preparações semiprontas ou alimentos concentrados devem ser restritos nos cardápios escolares.
É correto apenas o que se afirma em:
(A) I, II e V.
(B) I, III e IV.
(C) I, IV e V.
(D) II, III e IV.
(E) II, III e V.
Questão 5 (1,0) Qual é a importância e o papel do nutricionista no PNAE? Descreva quais atividades o nutricionista pode assumir, promover e construir. (página 23 e 24 – manual_nutricionista PNAE)
Questão 6 (1,5 – 0,15 cada lacuna) No que se refere à elaboração de cardápio, complete as informações a seguir: página 23 e 24 – manual de apoio para as ativ...)
Os cardápios deverão ser planejados para atender, em média, as necessidades nutricionais, de modo a suprir, no mínimo, 70% das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, três refeições, para as creches em período integral. 
Para as creches em período parcial, deve suprir, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais em, no mínimo, duas refeições.
A oferta de doces e/ou preparações doces fica limitada a duas porções por semana.
Recomenda-se no máximo 10% da energia total proveniente de açúcar simples adicionado, 10% da energia total proveniente de gordura saturada e 1% da energia total proveniente de gordura trans
Questão 7 (1,0) Qual das alternativas está incorreta em relação à função de uma ficha técnica? página 28 – manual de apoio para as ativ...)
(A) Calcular o valor nutricional do cardápio 
(B) Registrar a baixa diária de estoque
(C) Ordenar compras, entregas e preparos
(D) Padronizar o modo de preparo
(E) Levantamento de custos
Que
Questão 8 (0,9) Quais são os itens que devem estar presentes em uma ficha técnica? (manual de apoio para as ativ...)
Questão 9 (1,1) Descreva o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). (manual nutricionistas PNAE)
PAGE 
1

Outros materiais