Buscar

Papel do enfermeiro em cc

Prévia do material em texto

Ensino clínico em cirurgia
Discente: Thayse Martino
Docente: Tayná Mesquita da Silva
Papel do Enfermeiro em CC
O centro cirúrgico visa atender a resolução de intercorrências cirúrgicas, por meio da ação de uma equipe integrada. Considerando-se o elevado número de procedimentos realizados e a complexidade da unidade, o papel do enfermeiro exige, além do conhecimento científico, responsabilidade, habilidade técnica e estabilidade emocional. Organizar o processo de cuidar, coordenar e controlar o trabalho da equipe de enfermagem e também as atividades que o centro cirúrgico mantém com outras seções do hospital e garantir uma assistência completa ao paciente são finalidades do trabalho da enfermagem em centro cirúrgico.
Uma das principais atividades técnicas do enfermeiro é a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem Peri operatória (SAEP). O profissional é capacitado e habilitado para coletar e organizar dados sobre o paciente, estabelecer o diagnóstico de enfermagem, desenvolver e implementar um plano de cuidados e, também, avaliar os cuidados em termos de resultados alcançados pelo paciente. Nesse período a atenção dispensada ao paciente deve ocorrer de forma planejada, individualizada, baseada em evidências científicas, de acordo com o tipo de cirurgia que será realizada e a rotina implementada na instituição .
Suas atividades consistem em um conjunto de etapas sistematizadas e interrrelacionadas de ações de cuidado ao paciente que lá é admitido, suprindo suas necessidades no período pré, trans e pós-operatório, visando sempre o cuidado de forma integral (GOMES, 2014). Na pré-cirurgia, o enfermeiro precisará se certificar de que o centro cirúrgico está preparado, devidamente esterilizado e com todo o instrumental disponível. Verificar se a anestesia está ok, e se necessário, acalmar o paciente. Durante a cirurgia, deverá auxiliar a equipe médica e poderá atuar em dois locais: na instrumentação (apoiará o médico cirurgião com os instrumentais) e também poderá ser circulante (ajudando na esterilização e vestimentas utilizadas pela equipe da cirurgia, armazenando biópsias em local correto para envio no setor de análises e pegando as orientações médicas). No pós-operatório, acompanhará o paciente em sua recuperação até a alta médica. Também cuidará para que ele receba a medicação nos horário recomendados, bem como realizará a troca de curativos e auxiliará na higiene do mesmo.
Diante dessas e de tantas outras atribuições inerentes à atuação do enfermeiro, este profissional precisa de investimento constante na atualização de conhecimentos para que esteja apto a encarar todos os desafios cotidianos de um centro cirúrgico, onde o profissional enfermeiro é o principal gerenciador, atuando em todas as etapas do período cirúrgico.
A visão do enfermeiro quando conclui o curso de enfermagem é trabalhar com assistência voltada ao cliente, entretanto, ao iniciar suas atividades no mercado de trabalho, ele, passa a não visar somente à assistência e, sim a liderança em grupo. Ser enfermeiro não é fácil, é necessário amar muito a profissão e gostar de ter contato humano o tempo todo. Paciência, carinho e atenção também fazem parte do perfil desse profissional, que precisa estar sempre alerta a todos os detalhes.

Continue navegando