Buscar

trabalho 2 caso 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna:Vanessa Bighi Trinta
Direito trabalho 2/ Caso concreto 7 
Resposta :
Com efeito a situação narrada no caso concreto , demonstra que a conduta da empregada, configura um Ato de indisciplina , assim constituindo a Justa causa prevista no artigo 482 alínea H da CLT.
Doutrina Majoritária e adotada por Jouberto Cavalcante 
O posicionamento da doutrina e jurisprudência majoritária é de que o ato de improbidade é uma justa causa por exclusão, reservada para caracterizar os atos omissivos ou comissivos do empregado que implique em prejuízo ao patrimônio da empresa, de colegas ou de clientes, e não para punir quaisquer vantagens obtidas pelo empregador.
Jurisprudência:
Ementa:
JUSTA CAUSA. INDISCIPLINA E INSUBORDINAÇÃO. ART. 482, ALÍNEA H DA CLT -"A justa causa, por ato de indisciplina e insubordinação, nos termos do art. 482, alínea h da CLT remete à ideia de descumprimento contumaz com as obrigações contratuais, notadamente as normas constantes do regulamento interno da empregadora, com a evidenciação de um comportamento reiterado e habitual de insubmissão do trabalhador, de modo a autorizar a resolução culposa do contrato. Recurso ordinário provido."
(TRT-1 - RO: 01011260220165010060 RJ, Relator: VALMIR DE ARAUJO CARVALHO, Data de Julgamento: 21/03/2018, Gabinete da Presidência, Data de Publicação: 04/04/2018)
Resposta da Questão Objetiva:
Letra C artigo 484 da CLT.

Outros materiais