Buscar

Resposta ao caso concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta ao caso concreto 1
	A norma coletiva é caracterizada como fonte formal autônoma que são aquelas instituídas pelo próprio destinatário da norma. Já as normas Formais caracterizadas como Heterônomas são as espécies normativas estatais, como Lei no sentido formal (complementar, ordinária e delegada), Decretos, medidas provisórias, etc.
	Em caso de divergência entre acordo coletivo e convenção coletiva para membros da mesma categoria funcional, o Art. 620 da CLT evidencia que as condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho, sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho (Lei 13467/2017). Todavia, as normas trabalhistas devem ser interpretadas à luz do princípio da proteção. Nesse sentido, a doutrina é pacifica no tocante a entender que as normas mais benéficas ao trabalhador serão consideradas em detrimento de outras normas. Portanto, entende-se que apesar de haver preponderância das disposições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho, se forem menos benéficas que as estipuladas em convenção coletiva de trabalho, serão desconsideradas em detrimento destas últimas mais benéficas ao trabalhador. A norma mais favorável será adotada.
Resposta da questão de Múltipla escolha
Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, súmulas e outros enunciados de jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho
 RESPOSTA LETRA ‘A’: não poderão criar obrigações que não estejam previstas em lei.

Outros materiais