Buscar

Características do Nazifascismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução ao Nazifascismo
Caracteristicas gerais
Histórico
O Fascismo vai se espalhar por diversos países a partir da Grande Depressão, mas ele nasceu antes. As dificuldades trazidas pela Primeira Guerra Mundial e – posteriormente --pela Grande Depressão: o renascimento do nacionalismo –agora especialmente “ressentido” em alguns países, e o perigo (real ou imaginário) de eclosão de revoluções socialistas...→ [não obrigatoriamente simultâneos] possibilitaram a ascensão de regimes fascistas na Itália e na Alemanha. 
Na Alemanha e na Itália, os regimes fascistas irão dominar o poder. Na Romênia e na Hungria também. Na Espanha e em Portugal, ascenderão ao poder governos que podem ser considerados fascistas ou fascistoides, “com características fascistas”; Também se usa o termo ditaduras corporativistas. Em alguns países havia partidos fascistas, mas eles não conseguiram chegar ao poder.
“Todos [os regimes autoritários desse período, com exceção da URSS, eram contra a revolução social, e na verdade uma reação contra a subversão da velha ordem social em 1917-1920 estava na raiz de todos eles. Eram hostis às instituições políticas liberais, embora, às vezes, mais por motivos pragmáticos do que por princípio --> lhes interessa a falta de tanta liberdade (econômica). Todos tendiam a ser nacionalistas, em parte por causa do ressentimento contra Estados estrangeiros, guerras perdidas ou impérios insuficientes, e em parte porque agitar bandeiras nacionais era um caminho tanto para a legitimidade quanto para a popularidade. Apesar disso, havia diferenças.
Os fascistas eram os revolucionários da contrarrevolução: em sua retórica, em seu apelo aos que se consideravam vítimas da sociedade, em sua convocação a uma total transformação da sociedade, e até mesmo em sua deliberada adaptação dos símbolos e nomes revolucionários sociais, tão óbvia no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Hitler com sua bandeira vermelha modificada e sua imediata instituição do Primeiro de Maio dos comunistas como feriado oficial em 1933 --> adaptavam os símbolos socialistas para terem adesão dessas pessoas.
Totalitarismo 
· Muita violência, repressão; censura nas propagandas; controle
· Apenas um partido: Estado = partido único centralização do poder
· Não há diferença entre o público e o privado. Governo controla sua vida pessoal e suas infos.
· “Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”
· Deificação/ idolatria do líder. Palavra dele é lei. Questioná-lo, e questionar o seu partido, é estar contra a nação.
· Nacionalismo: estar representado por aquele líder, que por sua vez, se mistura com o que é a nação.
· Quem está fora dessa “totalidade” é inimigo. E precisa ser combatido (principal outro era o comunismo). Era desejada uma aniquilação do outro, criação de uma massa homogênea
· O regime totalitário não quer apenas a obediência, deseja também a sua adesão TOTAL, o seu engajamento ativo: denunciar vizinho inimigo, aclamar o governo...
TOTALITARISMO
STALINISMO
FASCISMO
NAZISMO
Militarismo
· Valores transpostos para todas as instituições da sociedade: ordem, honra, obediência/ hierarquia, disciplina, coragem, virilidade,
· Violência como meio de resolver as coisas. Valorização dela e do autoritarismo.
· As funções de cidadão e de soldado são inseparáveis no Estado fascista – Mussolini
· Valorização do uso da força/ violência + nacionalismo = expansionismo
· Anticomunismo e antissocialismo
· Antidemocrático e Antiliberal: Estado fortemente interventor( também na economia). Mas isso não significa que o Estado seja dono dos meios de produção. Empresas são privadas, mas não podem fazer o que bem entenderem.
Semelhanças com o Romantismo
· Discurso crítico à razão como solução aos problemas da nação (com fé, heroísmo e força), mas eles são super racionais ao mesmo tempo.
· Instinto e verdade devem substituir o pensamento (racional)
· Valorização das tradições e dos mitos nacionais (passado mítico, glorioso idealização do passado). 
· Itália: Império Romano
· Alemanha: Sacro Império Romano Germânico 
· Nacionalismo
Idealismo
Crença na possibilidade de construção de uma sociedade ideal, perfeita (na visão deles), harmoniosa, sem luta de classes (mas com classes).. Ninguém se revolta, por amor à nação.
Atinge-se essa sociedade perfeita através da luta, da violência, do combate ao Outro (grevistas, comunistas, socialistas...): “Se você não entende que deve trabalhar sem reclamar em nome da nação e quer fazer greve, é porque é um inimigo..
Mas também da “pacificação”, por exemplo, com a “concessão” de direitos trabalhistas, com as melhorias econômicas... Que geravam apoio a esses governos que, por sua vez, ensinava a todos que cada um tinha o seu dever em relação à nação. 
No caso do Nazismo, “limpar a Alemanha.” de tudo que é “feio”, “sujo”, “errado”, “ineficiente”. De tudo (e todos) que é (são) visto(s) como doente(s). ultranacionalismo, xenofobia, nacionalismo ressentido (acusações de traições)
Fascismo italiano x alemão (nazismo)
· Principal diferença: Racismo / Xenofobia / Eugenia
Inicialmente, o partido e o governo de Mussolini não eram antissemitas. O PNF (Partido Nacional Fascista) chegou a contar com judeus em seus quadros. Entretanto, era preconceituoso contra evangélicos e pessoas advindas das colônias.
Leis racistas contra os judeus são promulgadas na Itália paulatinamente a partir de 1938→ por influência do regime nazista
· Corporativismo > Característica importante do fascismo italiano e pouquíssimo presente no regime nazista.

Outros materiais