Buscar

Questões sobre Instrumentos Financeiros

Prévia do material em texto

Questões sobre Instrumentos Financeiros – Aspectos Gerais
De acordo com as NBC TG 39 (R5), 40 (R3) e 48.
1) No que se refere aos instrumentos financeiros e às recomendações descritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade, assinale a opção correta.
	a) Derivativos são instrumentos financeiros que derivam em decorrência específica de alterações das taxas de câmbio, determinando ganho ou perda em relação ao valor de contratação inicial.
	b) O valor de reconhecimento inicial do ativo financeiro, deduzido dos reembolsos de capital, determina o custo de transação.
	c) Ativo financeiro adquirido com a finalidade de venda em curto espaço de tempo deverá ser classificado como ativo mantido para negociação. 
	d) Ativos financeiros ou derivativos cujos pagamentos tenham vencimentos previamente definidos e que satisfaçam as condições de contas a receber devem ser classificados como investimentos mantidos até o vencimento.
	e) Empréstimos não podem ser classificados como ativos financeiros, em razão de seus valores não serem cotados em mercado ativo.
2) Os instrumentos financeiros derivativos são classificados como ativos financeiros disponíveis para venda, uma vez que podem ser comercializados somente na data de seu vencimento.
	( ) Errado
	( )Certo
3) A companhia H avaliou em R$ 135.000,00, a valor justo, os investimentos financeiros classificados no balanço, como destinados para venda, sem intenção imediata de venda, registrados pelo custo histórico de R$ 120.000,00. Considerando as informações recebidas, a lei societária e as normas vigentes, o lançamento, sem os elementos data e histórico, feito pela companhia H para registrar essa avaliação foi o seguinte:
	a) Instrumentos financeiros (AC) 15.000,00 a Ganho de Avaliação a Justo Valor Instrumentos Financeiros (Resultado) 15.000,00
	b) Investimentos Avaliados a Justo Valor Instrumentos financeiros (AÑC/Investimentos) 15.000,00 a Ganho de Avaliação a Justo Valor Instrumentos Financeiros (Resultado) 15.000,00
	c) Ajuste de Avaliação Patrimonial Instrumentos Financeiros (AC) 15.000,00 a Ganho de Avaliação a Justo Valor Instrumentos Financeiros (Resultado) 15.000,00
	d) Instrumentos financeiros (AC) 15.000,00 a Ajuste de Avaliação Patrimonial Instrumentos Financeiros (PL) 15.000,00
	e) Investimentos Avaliados a Justo Valor Instrumentos financeiros (AÑC/Investimentos) 15.000,00 a Ganho de Avaliação a Justo Valor Instrumentos Financeiros (Lucro Acumulado) 15.000,00
4) É correto afirmar que as aplicações em instrumentos financeiros derivativos, classificados no ativo, serão registradas pelo valor:
	a) De emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for superior, no caso das aplicações não disponíveis para a venda.
	b) Histórico, quando se tratar de investimentos não disponíveis para a venda.
	c) Justo, quando as aplicações estiverem disponíveis para a venda.
	d) De custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das aplicações disponíveis para a venda.
5) O valor justo dos instrumentos financeiros pode ser obtido pelo cálculo do valor presente líquido dos fluxos de caixa futuros de instrumentos financeiros similares.
( ) Errado
( )Certo
6) O valor justo das aplicações em instrumentos financeiros, na ausência de mercado ativo, é obtido por meio do cálculo do valor líquido atual dos fluxos de caixa futuros de instrumentos financeiros de natureza, prazo e risco similares.
( ) Errado
( )Certo
7) Admita que uma Sociedade Anônima fizesse aplicações temporárias em instrumentos financeiros com a intenção de resgate nas respectivas datas de vencimento. 
a) Tais aplicações devem ser avaliadas pelo
b) Custo de aquisição, deduzido de provisão para atender às perdas prováveis na realização do seu valor, ou para ajuste do custo de aquisição ao valor de mercado.
c) Valor original, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização.
d) Custo de aquisição, deduzido de provisão para atender às perdas prováveis na realização do seu valor, ou para redução do custo de aquisição ao valor de mercado, quando este for inferior.
e) Seu valor justo.
f) Valor original, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior.
8) A empresa Exportação S.A. tem seu fluxo de caixa garantido por contratos de hedge. A proteção alcançada pelo instrumento é de 90% de efetividade. A empresa tem como procedimento adotar a contabilidade de hedge. Fundamentado nas normas, deve a empresa:
a) Contabilizar o ganho de efetividade do hedge como resultado abrangente e a perda efetiva do hedge como despesas no resultado.
b) Lançar os ganhos e perdas no resultado do exercício, visto que a efetividade não alcançou os 100% exigidos para adoção do procedimento de contabilidade de hedge.
c) Registrar a perda efetiva como resultado abrangente e o ganho como outras receitas operacionais.
d) Reconhecer o ganho ou a perda efetiva do hedge como resultado abrangente e a não efetividade no resultado.
e) Escriturar o ganho ou perda total do hedge como resultado abrangente, garantindo o confronto da despesa com a receita.
9) A empresa exporta tudo S.A. tem em suas operações instrumentos financeiros derivativos de hedge de moeda para cobertura de sua exposição cambial. Apesar de enquadrar-se na condição para contabilização pelo método de hedge accounting não o aplica. Dessa forma, deve o auditor externo: 
a) Ressalvar e enfatizar, no relatório de auditoria, os efeitos que o referido procedimento causa às demonstrações financeiras auditadas.
b) Abster-se de emitir opinião em virtude da relevância que o procedimento causa nas demonstrações contábeis das empresas de forma geral.
c) Avaliar o impacto e verificar se o procedimento afeta representativamente o resultado, ressalvando o relatório de auditoria.
d) Emitir relatório de auditoria, condicionando sua avaliação aos reflexos que o referido procedimento causaria às demonstrações contábeis.
e) Verificar se o procedimento está divulgado em nota explicativa e emitir relatório de auditoria sem ressalva, uma vez que esse procedimento é opcional.
10) No mercado de derivativos, o especulador:
a) Interesse no preço do ativo no mercado à vista.
b) Defende-se do risco de oscilações nos preços.
c) Atua como contraparte às operações de hedge porque aceita maior risco e objetiva maior retorno.
d) Executa operações de renda fixa.
e) Assegura que o preço negociado no mercado seja sempre justo.
11). Assinale a alternativa De acordo com o CPC 26, Apresentação das Demonstrações Contábeis, a Demonstração do Resultado Abrangente é parte do conjunto completo de demonstrações contábeis que apresenta exemplos de resultados abrangentes.
a) Efeito cambial sobre investimentos no exterior e ganhos com equivalência patrimonial sobre o resultado.
b) Efeito cambial sobre investimentos no exterior e reconhecimento do valor de mercado dos instrumentos financeiros disponíveis para venda.
c) Ganhos provenientes da alteração no valor justo de um ativo classificado como propriedade para investimento e reconhecimento do valor mercado dos instrumentos financeiros mantidos para negociação.
d) Reconhecimento do valor de mercado dos instrumentos financeiros mantidos para negociação e disponíveis para venda.
e) Efeito cambial sobre dívidas em moeda estrangeira e ganhos provenientes da alteração no valor justo de um ativo classificado como propriedade para investimento.
12) De acordo com o CPC 26 (R1), ajustes originados de operações com instrumentos financeiros acarretam mutações no patrimônio líquido durante um período contábil, e resultam de transações e outros eventos não derivados de transações com os sócios. Nas demonstrações contábeis, as mutações dessa natureza são classificadas como:
a) Partes relacionadas;
b) Itens extraordinários;
c) Operações descontinuadas;
d) Resultadoabrangente;
e) Reserva de capital;
13) Ao preparar um papel de trabalho para um teste de auditoria, um auditor iniciante foi orientado a detalhar o saldo inicial, aquisições e baixas e saldo final referentes à quantidade e ao valor das ações de propriedade da empresa auditada. 
a) O detalhamento descrito é requerido nos testes de auditoria relativos a:
b) Instrumentos financeiros de capital
c) Títulos mantidos para negociação
d) Títulos mantidos até o vencimento
e) Instrumentos financeiros de dívida
f) Títulos disponíveis para venda
14) Derivativos são instrumentos financeiros que se originam do valor de outro ativo, tido como ativo de referência. As transações com derivativos são realizadas no mercado futuro, a termo, de opções e swaps, entre outros. Os swaps são:
a) Acordos de compra e venda de ativos para serem entregues em uma data futura, a um preço previamente estabelecido, sem reajustes periódicos.
b) Ativos que podem ser comprados por uma empresa investidora com o intuito de se proteger de uma eventual redução de preços de outro ativo da mesma carteira de investimento.
c) Ativos garantidores de operações em moeda estrangeira, adquiridos mediante a troca de ações, direitos e obrigações entre duas partes.
d) Direitos adquiridos de comprar ou vender um ativo em uma determinada data por preço e condições previamente acertados entre as partes envolvidas na negociação.
e) Acordos entre duas partes que preveem a troca de obrigações de pagamentos periódicos ou fluxos de caixa futuros por um certo período de tempo, obedecendo a uma metodologia de cálculo predefinida.
15) As aplicações ao Valor Justo por meio de Outros Resultados Abrangentes e ao Valor Justo por meio do Resultado, feitas em instrumentos financeiros (inclusive derivativos) e em direitos e títulos de crédito (classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo), devem ser avaliadas pelo fair value.
( ) Errado
( ) Certo
16) Na ausência de um mercado ativo para um determinado instrumento financeiro, o valor de um bem ou direito obtido por meio de modelos matemático-estatísticos de precificação de instrumentos financeiros é considerado:
a) Valor financeiro
b) Valor atual
c) Valor justo
d) Preço de mercado
e) Preço justo
17) (Analista/TCE-PR/FCC/2011) Considere as seguintes assertivas: 
I. As aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, serão avaliados pelo seu valor justo quando se tratar de aplicações destinadas à negociação. 
II. Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção, sem nenhum ajuste. 
III. A diminuição do valor dos elementos do ativo imobilizado será registrada como amortização, quando corresponder à perda do valor de bens físicos sujeitos a desgaste. Está correto o que consta em 
a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
18) Determinada empresa possuía, em 31/12/2013, instrumentos financeiros avaliados em R$ 200.000,00 e classificados ao Valor Justo por meio de outros Resultados Abrangentes. Na data, foi verificado que o valor justo destes era de R$ 180.000,00. 
A variação deve ser reconhecida, contabilmente, como 
a) Despesa.
b) receita financeira.
c) ajuste no patrimônio líquido.
d) receita a apropriar.
e) variação monetária.
19) (Analista/TCE-PR/FCC/2011/Adaptada) Em 31/08/x10, uma empresa aplicou suas disponibilidades em ativos financeiros, adquirindo 5 títulos no valor de R$ 1.000,00 cada, e os classificou da seguinte maneira: 3 títulos como ativo financeiro mensurado ao VJPMORA e 2 títulos como ativo financeiro mensurado ao VJPMR. Estes títulos remuneravam à taxa de 1% ao mês e o valor de mercado de cada título 30 dias após a sua aquisição era de R$ 1.008,00. Com base nestas informações, em 30/09/x10, a empresa registrou:
a) uma receita financeira de R$ 46,00 na DRE, e um ajuste de avaliação patrimonial de R$ 6,00 (saldo devedor) no patrimônio líquido.
b) uma receita financeira de R$ 16,00 na DRE, e um ajuste de avaliação patrimonial de R$ 24,00 (saldo credor) no patrimônio líquido.
c) uma receita financeira de R$ 40,00, na DRE.
d) uma receita financeira de R$ 50,00 na DRE, e um ajuste de avaliação patrimonial de R$ 10,00 (saldo devedor) no patrimônio líquido.
e) um ajuste de avaliação patrimonial de R$ 10,00 (saldo credor) no patrimônio líquido.
20) A avaliação de instrumentos financeiros a valor justo, quando realizada em conta do patrimônio líquido, deve ser evidenciada na demonstração do resultado abrangente.
( ) Certo
( ) Errado
21) (Analista/TCE-GO/FCC/2009/Adaptada) Suponha a aquisição, em 30/11/x8, de um ativo financeiro no valor de R$ 1.000,00, classificado na data de aquisição como mensurado ao VJPMORA. Este título remunera à taxa de 2% ao mês e o valor de mercado desse título 30 dias após a sua aquisição é de R$ 1.015,00. De acordo com estas informações, em 30/12/X8, a empresa registrará:
a) na demonstração de resultados, receita financeira de R$ 15,00 e no patrimônio líquido, ajuste de avaliação patrimonial de R$ 5,00 (saldo credor).
b) na demonstração de resultados, receita financeira de R$ 15,00 e no patrimônio líquido, ajuste de avaliação patrimonial de R$ 20,00 (saldo credor).
c) na demonstração de resultados, receita financeira de R$ 15,00.
d) na demonstração de resultados, receita financeira de R$ 20,00 e no patrimônio líquido, ajuste de avaliação patrimonial de R$ 5,00 (saldo devedor).
e) no patrimônio líquido, ajuste de avaliação patrimonial de R$ 15,00.
22) A empresa Vitória Regia S.A. adquiriu dois CDBs junto ao Banco do Povo S.A.. O primeiro CDB a empresa pretende resgatá-lo no final do prazo do papel e o segundo CDB refere-se a recursos que serão utilizados durante a vigência do papel. Dessa forma, a empresa deve registrar os papeis classificando-os, respectivamente, como:
a) disponível para venda, apropriando o rendimento pelo custo amortizado; disponível para venda, apropriando o rendimento pelo valor justo.
b) mantido até o vencimento, apropriando o rendimento pelo custo amortizado; e disponível para venda, apropriando o rendimento pelo valor justo.
c) mantido até o vencimento, apropriando o rendimento pelo valor justo; e disponível para venda, apropriando o rendimento pelo valor justo.
d) disponível para venda, apropriando o rendimento pelo valor justo; disponível para venda, apropriando o rendimento pelo valor justo.
e) mantido até o vencimento, apropriando o rendimento pelo custo amortizado; e mantido até o vencimento, apropriando o rendimento pelo custo amortizado.
Gabarito
1) C
2) Errado
3) D
4) C
5) Certo
6) Certo
7)
8)
9)
10) C
11)
12) E
13) B
14) E
15) CERTO
16) C
17)
18) C
19) A
20) CERTO
21) D
22) B

Continue navegando