Buscar

Portifólio 3º semestre

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
31
INTRODUÇÃO
42
DESENVOLVIMENTO
52.1
Questões Ambientais
72.2
Questões Trabalhistas
72.2.1
Férias
82.2.2
Licença Maternidade, Paternidade e Adicional de Insalubridade
82.2.3
Cumprimento de Metas
92.2.4
Implementação de Programa de Qualidade de Vida no Trabalho
102.3
Questões Organizacionais
102.3.1
Maneiras de Agregar Valor ao Produto/Empresa
112.3.2
Fofocas dentro da Empresa
112.3.3
Medidas extras para melhor o ambiente organizacional
112.4
Proposta De QVT
143
CONSIDERAÇÕES FINAIS
15REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
A empresa Washing Jeans, especialista em lavagem de tecido, contratou a presente empresa de Consultoria, para que encontre soluções que ajudem a empresa, que possui mais de 40 anos, à se manter em um mercado cada vez mais concorrido. Além das dificuldades de competir com empresas mais novas e modernas, a Washing Jeans está em busca de melhores condições de trabalho para seus empregados e colaboradores, evitando assim, mais gastos com Ações Trabalhistas, encargos que, mesmo sendo mínimos consomem o já limitado faturamento da empresa.
E por falar em faturamento, este, sofreu uma grande queda nos últimos anos, tanto devido aos fatores anteriormente narrados, quanto à despesas com gastos inesperados, gastos na área ambiental e também, com a dificuldade em competir com empresas mais novas e modernas, perdendo assim, inúmeros clientes. Desta forma a empresa está em busca de alternativas de se reerguer economicamente, com o objetivo de permanecer no mercado consequentemente, gerando mais empregos e oferecendo produtos de melhor qualidade para seus clientes.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa Washing Jeans apresentou uma lista de problemas que precisam ser solucionados para que a empresa se mantenha no mercado e consiga competir com empresas concorrentes. Dentre os problemas aludidos, estão a queda no seu faturamento, custos inesperados, dividas com ações trabalhistas e gastos na área ambiental.
 A Consultoria, com base em pesquisas e experiência de mercado, conseguiu encontrar diversas formas de solucionar tais problemas, em primeiro lugar, existe a necessidade de investimento em novas tecnologias, como o uso do Ozônio para a lavagem do material. A criação de metas para a redução de custos, é uma outra forma de minimizar os gastos da empresa, incentivando também, os funcionários e colaboradores à atingir um maior patamar de qualidade.
Algumas das mudanças citadas acima, exigem um investimento maior e a curto prazo, o que no momento não cabe no orçamento da Washing Jeans, no entanto, outras atitudes já foram tomadas pela empresa, como a valorização da cadeia sustentável e tratamento da água que é utilizada na sua produção e em novas medidas trabalhistas. 
A empresa Washing Jeans têm percebido as vantagens de aderir a sustentabilidade pois além de melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários, e colaborar com o meio ambiente, as mudanças podem significar redução de custos, maior reconhecimento da marca e aumento da fidelização de consumidores conscientes.
Foram trazidas ainda, mais ideias para agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, trazendo inovações, valores, e diferenciações que não são encontradas nas empresas concorrentes. A Washing Jeans possui uma política de transparência e apresenta o mesmo produto, com melhor qualidade, gerando satisfação aos funcionários, colaboradores e clientes. 
Com isso, pode-se dizer que as novas implementações, possuem o intuito de valorizar os funcionários, colaboradores e clientes, envolvendo-os em decisões, dando a eles a liberdade de fazer sugestões e críticas, influenciando no crescimento da empresa.
2.1 Questões Ambientais
É crucial que a empresa leve em conta os efeitos que sua atividade gera para o meio ambiente, tanto para garantir seu crescimento, quanto para garantir um meio ambiente saudável para seus empregados e para a comunidade em que está instalada. Uma forma de entender isso é utilizando o tripé da sustentabilidade. O tripé representa as três dimensões de um desenvolvimento empresarial sustentável em todos os sentidos. Se uma das pernas quebra, a empresa começa a perder estabilidade.
As três pernas do tripé são chamadas de Social, Ambiental e Econômica:
1. Social: Relacionada ao capital social da empresa, isso é, empregados, clientes, grupos que sejam afetados pelos serviços prestados pela empresa e a comunidade em que a mesma está instalada. Para que a perna se mantenha equilibrada é necessário:
a. Acordos de Trabalho;
b. Salários Justos;
c. Metas Alcançáveis;
d. Condições Adequadas de Trabalho;
e. Preço Justo;
f. Produtos de Qualidade
2. Ambiental: Refere-se ao capital natural da empresa, sendo importante pensar no curto, médio e longo prazo. 
a. Amenizar/Compensar impactos previamente produzidos;
b. Planejar formas de repor recursos;
c. Adequar-se à legislação ambiental.
3. Econômica: Cuidar da estrutura, organização e finanças da empresa
A Sustentabilidade da Empresa deve ser vista como prioridade na gestão, pois contribui para o crescimento do negócio, melhora sua imagem e aumenta sua vantagem competitiva. 
Algumas atitudes que podem ajudar na sustentabilidade da empresa são:
1. Realizar a reciclagem de materiais;
2. Reutilizar sobras de matéria prima;
3. Utilizar materiais ecológicos;
4. Racionar agua e energia elétrica;
5. Utilizar filtros para barrar a emissão de poluentes;
6. Descartar adequadamente o lixo da empresa;
7. Eliminar copos descartáveis;
8. Utilizar lâmpadas de LED;
9. Evitar impressões, passando toda a documentação para o formato digital;
10. Incentivar os empregados à utilizarem transportes alternativos, podendo disponibilizar, vans ou ônibus para transportar os empregados.
Vocês podem começar por fazer a parte prática, calculando as informações de consumo de água da empresa.
Seguindo os dados das orientações, dos anos de 2017 e 2018, calculem:
a. Desvio padrão;
b. Média;
c. Mediana.
Para realizar esses cálculos consultem o livro da disciplina de Métodos 
Quantitativos.
Essas informações podem ajudar na análise do relatório. Lembrando que a apresentação desses cálculos é obrigatória.
2.2 Questões Trabalhistas
A melhor solução para minimizar os gastos com Ações Trabalhistas, é evitar que elas surjam, assim sendo, é necessário tomar as devidas providências sempre de acordo com o Acordo Coletivo e a Consolidação das Leis do Trabalho.
Em alguns casos, o Acordo Coletivo irá prevalecer sobre a CLT, conforme o especificado no artigo 611-A:
Art. 611-A.  A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre:
I - pacto quanto à jornada de trabalho, observados os limites constitucionais;
II - banco de horas anual; 
III - intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas;
IV - adesão ao Programa Seguro-Emprego (PSE), de que trata a Lei no 13.189, de 19 de novembro de 2015;       
V - plano de cargos, salários e funções compatíveis com a condição pessoal do empregado, bem como identificação dos cargos que se enquadram como funções de confiança;
VI - regulamento empresarial;
VII - representante dos trabalhadores no local de trabalho;
VIII - tele trabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente; 
IX - remuneração por produtividade, incluídas as gorjetas percebidas pelo empregado, e remuneração por desempenho individual;
X - modalidade de registro de jornada de trabalho; 
XI - troca do dia de feriado;
XII - enquadramento do grau de insalubridade; 
XIII - prorrogação de jornada em ambientes insalubres, sem licença prévia das autoridades competentes do Ministério do Trabalho; 
XIV - prêmios de incentivo em bens ou serviços, eventualmente concedidos em programas de incentivo; 
XV - participação nos lucros ou resultados da empresa.
Será detalhado à seguir, as medidas tomadas pela Washing Jeans, adicionando alguns pontos e alterando outros.
2.2.1 Férias
Para respeitar o direitoàs férias, a empresa estabeleceu férias coletivas por setor, divididas em dois períodos no ano, por 15 dias corridos cada, sempre após o preenchimento do período aquisitivo e antes de expirar o período concessivo, medida esta que se enquadra nos parâmetros estipulados pela CLT e pela ACT
 
2.2.2 Licença Maternidade, Paternidade e Adicional de Insalubridade
Conforme disposto no Art. 611-A, o período de Licença Maternidade não está incluso nos casos em que a ACT pode se sobrepor à CLT, assim sendo, deverá ser alterado o período de Licença Maternidade de 80 para 120. O período de Licença Maternidade, pode ser mantido desta forma, isso é, 25 dias.
Já com relação ao adicional de insalubridade, a empregada não poderá, durante a gestação e o período de lactação, em hipótese alguma, trabalhar em local que haja qualquer nível de insalubridade. Devendo ser realocada para outro setor da empresa durante todo o período. No que se refere à porcentagem à ser paga, o caput do artigo 394-A da CLT diz o seguinte:
Art. 394-A.  Sem prejuízo de sua remuneração, nesta incluído o valor do adicional de insalubridade, a empregada deverá ser afastada de:
Isso quer dizer que, o percentual deve ser mantido de acordo com o grau de insalubridade das funções da empregada, antes do afastamento ou realocação. Devendo ser de 10% para grau mínimo, 20% para grau médio e 30% para grau máximo.
2.2.3 Cumprimento de Metas
A empresa afirma que passou a exigir metas dos trabalhadores da área comercial, gerando diversos desentendimentos entre o superior hierárquico e os empregados do setor. Ocorrendo diversas reclamações de rigor excessivo, e até mesmo, afastamentos de trabalhadores, mediante atestado médico, estando esses, recebendo auxílio-doença pelo INSS.
Deverá ser tomada a devida atenção com relação as reclamações dos empregados, pois, caso válidas, poderão gerar o direito de o empregado se as reclamações são justificáveis, pois, caso sejam, o empregado poderá considerar seu contrato de trabalho rescindido, e pleitear indenização junto à Justiça do Trabalho, gerando mais encargos para a empresa.
Uma forma de verificar o nível de satisfação dos empregados e colaboradores, é verificar a produção diária de cada empregado, podendo ser estabelecida uma porcentagem para as tarefas planejadas ou delegadas e analisar o índice daquelas que foram concluídas. Se as porcentagens estiverem entre 80% e 100% é possível identificar que os indicadores de produtividade estão altos e, provavelmente, a satisfação está em dia.
Altas taxas de demissão e rotatividade são alertas para baixa satisfação dos colaboradores. Assim sendo, é necessário monitorar a rotatividade da empresa, se ela for alta, é sinal de insatisfação dos empregados. E por último, a inserção de uma caixa de sugestões anônimas, pode ser a maneira mais rápida e menos onerosa de verificar a satisfação dos empregados e colaboradores.
2.2.4 Implementação de Programa de Qualidade de Vida no Trabalho
A empresa informou também, que após a implementação das novas medidas, ocorreu um aumento de reclamações dos empregados, levando à conflitos entre os funcionários. Desta forma, a empresa de consultoria, sugere a implementação de programas de qualidade de vida no trabalho, tendo em vista o fato de que, o empregado, passa a maior parte do dia no ambiente de trabalho, se eles não receberem o devido cuidado, eventualmente irão adoecer, ou se indispor, diminuindo assim, a produção e a qualidade dos produtos.
A implementação de um QVT tem como objetivo, trazer satisfação para os empregados, aumentar o bem-estar e a promoção da saúde no ambiente corporativo.
A Empresa pode investir em programas que promovam o desenvolvimento do empregado, seja oferecendo treinamentos internos, ou fechando parcerias com universidades e instituições de ensino, oferecendo descontos aos empregados, possibilitando-os a fazer cursos de extensão ou especialização.
Uma segunda sugestão, seria realizar um treinamento específico para os superiores de cada setor, para que estes estejam aptos para identificar problemas que possam afetar a saúde mental dos seus subordinados, visando assim, uma melhora no ambiente de trabalho, evitando o desenvolvimento de doenças mentais.
E por último, possibilitar a flexibilização do horário de trabalho dos empregados, dando a eles, oportunidade de escolher o melhor horário de trabalho, desde que sejam cumpridas as horas contratuais, desta forma, o empregado pode evitar o trânsito intenso (um forte fator de estresse), e trabalhar em seu horário de maior produtividade, o que varia de uma pessoa para outra.
2.3 Questões Organizacionais
Em primeiro lugar, é necessário que a empresa defina sua estrutura organizacional, para que não perca o foco nos seus objetivos. Com base em sua estrutura organizacional, é possível resolver futuras adversidades.
2.3.1 Maneiras de Agregar Valor ao Produto/Empresa
A principal forma de agregar valor, é focar de maneira contundente em criar uma marca forte no mercado, de maneira que os, quando se falar em lavagem de Jeans, os clientes lembrem instantaneamente da Washing Jeans, desta forma, os clientes não irão se importar em pagar um pouco a mais pelo produto, pois a marca é sinônimo de qualidade e status. 
Para que a empresa consiga chegar a esse patamar, é necessário que siga alguns passos, inicialmente, a empresa precisa conquistar a confiança dos clientes, desta forma, é importante que a empresa ofereça sempre produtos de qualidade, e que os empregados realizem um bom atendimento, inclusive no pós vendas. A empresa pode também, oferecer certos benefícios aos seus clientes, como descontos e brindes.
A ISO 14000 através de algumas normas garante que uma determinada empresa pratique a gestão ambiental. A empresa que possui o certificado da ISO 14000 mostra se uma empresa se preocupa com a natureza e que possui responsabilidades com o meio ambiente, essa atitude acaba valorizando os produtos ou serviços da marca.
2.3.2 Fofocas dentro da Empresa
As fofocas são extremamente prejudiciais para o ambiente organizacional da empresa, é fundamental que a empresa tome medidas enérgicas para cortar tais atitudes. É necessário que sejam aplicadas medidas de tolerância zero, chamando a atenção dos funcionários responsáveis por espalhar fofocas, e dando feedbacks à eles, ou até mesmo repreendê-los.
2.3.3 Medidas extras para melhor o ambiente organizacional
A empresa deve focar em fornecer um ambiente de trabalho adequado, tais como limpeza e organização do ambiente. Dialogar com os empregados, em busca de identificar motivos de desinteresse e implantar ações corretivas, oferecer planos de saúde, palestras e treinamentos e investir em programas de benefícios aos empregados que cumprirem as metas estipuladas.
2.4 Proposta De QVT
Conforme o modelo proposto por Walton, a assessoria sugere a implementação do seguinte Programa de Qualidade de Vida no Trabalho:
1. Compensação Justa e Adequada: Remuneração recebida pelo empregado, em troca da realização de seu trabalho
a. Renda Adequada ao Trabalho: Remuneração necessária para atender às necessidades pessoais, sociais e econômicas do empregado;
b. Equidade Interna: Imparcialidade na remuneração entre empregados da mesma categoria na mesma empresa;
c. Equidade Externa: Imparcialidade na remuneração entre empregados da mesma categoria em outras empresas.
2. Condições de Trabalho: Saúde e ambiente físico em que o empregado está inserido
a. Jornada de Trabalho: Número de horas trabalhadas, previstas ou não pela legislação;
b. Ambiente Físico Seguro e Saudável: local que possua condições de bem estar, segurança, saúde e organização.
3. Uso e Desenvolvimento de Capacidades: Refere-se às oportunidades que o empregado possui
a. Autonomia: Liberdade concedida ao trabalhados na programação e execução no trabalho;
b. Significado da Tarefa: Referente à importância da atividade do trabalho e na vida dos indivíduos ligados ou não à aquela organização;
c. Identidade da Tarefa: Se a tarefa está ou não de acordo com a sua integridade e avaliaçãono resultado;
d. Variedade de Habilidade: Possibilidade de utilizar uma larga escala de capacidades e aptidões do empregado;
e. Retro informação: Conhecimento do empregado sobre a avaliação do seu desempenho.
4. Oportunidades de Crescimento e Segurança: Oportunidades que a empresa oferece ao empregado para seu crescimento e desenvolvimento pessoal e também, para a sua segurança no trabalho
a. Possibilidade de Carreira: Viabilidade de desenvolver uma carreira dentro da empresa;
b. Crescimento Pessoal: Desenvolvimento das potencialidades, capacidades, habilidades e aptidões do empregado;
c. Segurança no Emprego: Nível de segurança do empregado em relação ao seu emprego.
5. Integração Social na Organização: Mensura a integração social e a ausência de diferenças entre os empregados
a. Igualdade de Oportunidades: Ausência de classificação com relação à Status, estruturas hierárquicas, cor, raça, sexo, religião, nacionalidade, estilo de vida, aparência física e outros;
b. Relacionamento: Níveis saudáveis de relacionamento entre os empregados da empresa;
c. Senso Comunitário: Nível de companheirismo entre os empregados dentro e fora da empresa.
6. Constitucionalismo: Refere-se ao respeito da empresa em relação aos direitos dos empregados:
a. Respeito às Leis e Direitos Trabalhistas: Obrigação da empresa em cumprir os direitos jurídicos do empregado;
b. Privacidade Pessoal: É assegurado ao empregador, respeito à sua individualidade, tanto dentro, quanto fora da empresa;
c. Liberdade de Expressão: O empregado pode expor sua opinião, sem medo de repressão;
d. Normas e Rotinas: A organização é estabelecida através de normas e rotinas, influenciando no desenvolvimento do empregado.
7. O Trabalho e o Espaço Total da Vida: Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do empregado.
8. Relevância Social da Vida no Trabalho: Percepção do empregado sobre a empresa que trabalha
a. Imagem da Empresa: Maneira que o empregado pensa sobre a empresa, relacionada à relevância da empresa perante a comunidade, e o nível de orgulho que o empregado tem, por fazer parte da empresa;
b. Responsabilidade Social da Instituição: O que os empregados pensam com relação à responsabilidade da empresa, não causando danos a comunidade e colaborando para a solução de problemas existentes;
c. Responsabilidade Social dos Empregados: O grau de valorização e participação que o empregado recebe perante a empresa, originando das políticas estabelecidas pelo RH;
d. Responsabilidade Social pelos Produtos e Serviços: Opinião dos empregados sobre o grau de responsabilidade da empresa referente aos seus produtos e serviços prestados.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com base no estudo realizado para apresentar o presente relatório de consultoria, destacou-se a importância da Sustentabilidade para o crescimento de qualquer empresa. Apesar de ser um assunto relativamente novo, é de suma importância não somente para as empresas, como também para a comunidade. Conclui-se que é necessário um equilíbrio para que a empresa possa chegar ao nível almejado, e que o trabalho de consultoria, é importante, como um olhar externo, para apontar os erros e acertos da empresa. 
REFERÊNCIAS Bibliográficas
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. 1943. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm> Acesso em: 19 set. 2019.
COELHO, Gabriela. CONJUR. 2019. Disponível em <https://www.conjur.com.br/2019-mai-29/supremo-proibe-gravidas-trabalhar-local-insalubre> Acesso em: 19 set. 2019.
IMAGENSCAN. Como agregar valor ao produto?. 2019. Disponível em <https://imagemscan.com.br/blog/como-agregar-valor-ao-produto/> Acesso em: 23 set. 2019.
MIX VALE. Licença Paternidade de 20 dias. 2019. Disponível em < https://www.mixvale.com.br/2019/09/18/licenca-paternidade-de-20-dias-ganha-espaco-e-mais-adesoes-acompanhe/> Acesso em: 19 set. 2019.
NEOTRIAD. 9 dicas para melhorar o clima organizacional. 2016. Disponível em <https://gestaodeequipes.com.br/9-dicas-para-melhorar-o-clima-organizacional/> Acesso em: 23 set. 2019.
REDAÇÃO. Programas de QVT: Como aumentar a qualidade de vida no trabalho?. 2018. Disponível em <http://blogrh.com.br/programas-de-qvt-como-aumentar-qualidade-de-vida-no-trabalho/> Acesso em: 23 set. 2019.
SBCOACHING. Sustentabilidade Empresarial: o que é e benefícios. 2019. Disponível em < https://www.sbcoaching.com.br/blog/sustentabilidade-empresarial/ > Acesso em: 25 set. 2019.
XERPA. Satisfação dos Colaboradores: porque e como medir?. 2019. Disponível em https://www.xerpa.com.br/blog/satisfacao-dos-colaboradores/> Acesso em: 19 set. 2019.
Ciências Contábeis
CAROLINE KELLY FRANCISCO DA ROCHA
JOÃO MARCOS JUSTINO
PRISCILLA MITIKO MATSUNAGA
SAMARA FRANCIELI FURQUIN
CONSULTORIA NA EMPRESA “WASHInG JEANS”
Londrina
2019
CAROLINE KELLY FRANCISCO DA ROCHA
JOÃO MARCOS JUSTINO
PRISCILLA MITIKO MATSUNAGA
SAMARA FRANCIELI FURQUIN
CONSULTORIA NA EMPRESA “WASHING JEANS”
Trabalho de Portfólio apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Comportamento Organizacional; Métodos Quantitativos; Legislação Social e Trabalhista; Responsabilidade Social e Ambiental; Modelos de Gestão; Seminário Interdisciplinar IV
Orientadores: Profa. Elisete Alice Zanpronio de Oliveira; Prof. Valdeci da Silva Araújo; Profa. Janaina Carla da Silva Vargas Testa; Profa. Luisa Maria Sarábia Cavenaghi; Profa. Suzi Bueno de Almeida e Prof. Eduardo Camargo de Aguiar 
Tutor EAD: Matheus Batista Vargas
Londrina
2019

Continue navegando