Buscar

Atividade Interdisciplinar - Washing Jeans

Prévia do material em texto

13
GRADUAÇÃO
CURSO DE CTS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLO: BAURU – UNIDADE NORTE (SP)
RELATÓRIO DE CONSULTORIA: EMPRESA WASHING JEANS
ACADÊMICO: Michael Douglas Borges Vidal	
RA: 2245638403
TUTOR A DISTÂNCIA: Rerison Rodrigues de Oliveira
BAURU/SP
MAIO / 2020
RELATÓRIO DE CONSULTORIA: EMPRESA WASHING JEANS
Produção Textual Interdisciplinar apresentada no curso de Administração, da Faculdade Anhanguera de Bauru, como requisito parcial para conclusão das disciplinas: Comportamento Organizacional, Métodos Quantitativos, Legislação Social e Trabalhista, Responsabilidade Social e Ambiental, Modelos de Gestão e Seminário Interdisciplinar IV.
BAURU/SP
MAIO / 2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	2
2. DESENVOLVIMENTO	3
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS	12
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	13
	
INTRODUÇÃO
O jeans é um produto que demanda processos de beneficiamentos que necessitam de maquinário, estrutura e de profissionais especializados. O beneficiamento é o amaciamento ou envelhecimento desenvolvido pelas lavanderias industriais, gerando as características que os consumidores almejam no jeans. Para esse tipo de acabamento, realizam-se lavagens a nível industrial e utilizam-se produtos químicos para dar os efeitos desejados nas peças do vestuário. 
A Washing Jeans é uma empresa renomada que está ativa no mercado há mais de 40 anos e é especializada neste processo de lavagem de tecido, mas ao longo de sua trajetória vivenciou algumas situações que saíram de controle. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar a empresa Washing Jeans a fim de abordar as principais situações-problema apresentadas pela empresa, aprofundando suas causas e os efeitos trazidos para a companhia. Ao final da abordagem será apresentado um relatório com o diagnóstico encontrado e as possíveis soluções que poderão ser adotadas.
A metodologia utilizada na pesquisa é uma abordagem qualitativa e quantitativa baseada em dados fornecidos pela empresa, bem como um levantamento bibliográfico, que serviram de base paracompreender, analisar e avaliar os processos.
DESENVOLVIMENTO
Questões Ambientais
A discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente é algo novo em nossa sociedade em relação aos processos industriais, de modo que em muitas empresas, os processos de produção e as tecnologias empregadas ainda não estão totalmente de acordo com as normas ambientais.
Nota-se que a Washing Jeans se preocupa com a preservação do meio ambiente, valoriza a cadeia sustentável e atua de forma ativa na economia e no tratamento da águaque é utilizada na produção de seus materiais, no entanto, em comparação com o ano de 2017, em 2018 houve aumento do consumo de água de uma média de 15.933m³ para 16.267m³, mediana de 16.150m³ para 16.550m³ e desvio padrão de 913m³ para 16.550m³. Além disso, a empresa necessita registrar seu compromisso com a sustentabilidade, inserindo-o no contexto de sua missão, visão e valores, pois através deste registro terá maior credibilidade junto aos parceiros, fornecedores e consumidores, transparecendo assim uma imagem de companhia comprometida com as questões ambientais.
Os processos de produção, chamados de beneficiamentos no tecido jeans são essenciais para dar um toque especial nas peças do vestuário além de agregar valor e conforto ao vestir. De acordo com Monteiro (2019, p. 24):
Para cada etapa dos beneficiamentos calcula-se um percentual sobre o peso das roupas, de um quilo para dez litros de água. Esta estimativa facilita o cálculo, mas não apresenta um resultado preciso. Porém, os diversos tipos de beneficiamento provocam um aumento do consumo de água e, com isso, a maior geração de efluentes industriais. 
A moda ética, por sua vez, leva em conta o consumidor e o meio ambiente,concentrando-se na saúde e nas condições de trabalho da indústria de moda. A Ecomodaenfatiza a redução dos impactos ambientais, reduzindo os produtos químicos utilizados naagricultura por produtos naturais.
Como alternativa para diminuição do impacto ambiental apresentamos à Washing Jeans o beneficiamento com a tecnologia a laser, como uma maneira de alterar o seu processo produtivo atual, visto que a tendência é o aumento constante do consumo de água no decorrer dos anos. A autora Monteiro (2019, p.55)aponta que:
A busca por alternativas para um beneficiamento em jeansmais eficaz e com menorimpacto ambiental faz com que a tecnologia a laser ganhe destaque. Com o laser, que faz com que ocorra a anulação do uso de produtos químicos, agilizam-se os processos de beneficiamento de jeans, contribuindo para uma diminuição do consumo de água, reduzindo pela metade, além de manter uma padronização nos processos de beneficiamento, permitindo que o beneficiamento tenha um efeito repetitivo. O laser reduz os impactos ambientais, garantindo o beneficiamento e a diversidade de produtos nas prateleiras das lojas, atendendo a variedade de modelos exigida pelos consumidores e criando aspectos no jeans, como rasgados, desgastados, envelhecidos, camuflados e sujos. Por meio do laser é possível gravar e texturizar o jeans apenas com imagens feita no computador; é possível também fazer as técnicas mais comuns, como bigode, lixado, used, destroyed, puído, além de estampas variadas e gravação de imagens e cenários.
Como exemplo de uso da tecnologia a laser pode ser citada a empresa espanhola Jeanologia, que é pioneira no beneficiamento de jeanssustentável,e economiza 8 milhões de metros cúbicos de água. Aempresa trabalha com o laser, ozônio e eflow, tecnologia que substitui os métodostradicionais de lavagem. Não só a água, mas essas tecnologias também permitem a redução douso de energia e produtos químicos, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade industrial.A junção do laser, osmose e sistema de fluxo eletrônico revolucionaram a indústria têxtil,especialmente a lavanderia de jeanswear(TEXTÍLIA, 2018). Para (HEISE, 2009), o uso do ozônio é uma alternativaaltamente eficaz, pois reduz o tempo de produção, a utilização de produtos químicos, focandonos processos manuais e dispensando o uso da água. Outra vantagem é que, pelo fato de nãodesgastar muito o tecido, os resultados permanecem por muito mais tempo, aumentando ociclo de vida do produto.
Demonstrar claramente aos clientes e fornecedores a forma de trabalho e asmedidas adotadas visando a sustentabilidade também é contribui para agregar valor aos produtos, pois a empresa passa a ter maior credibilidade no mercado e consequentemente aumenta-se a popularidade da marca.
Questões Trabalhistas
Sem dúvidas as Ações Trabalhistas causam um grande impacto em uma empresa, tanto em questões financeiras quando na relação com os colaboradores. A Washing Jeans juntamente com o Sindicato representativo dos funcionários adotou algumas medidas visando evitar novos conflitos:
- Estabelecimento de “Férias Coletivas por setor, divididas em dois períodos no ano, por 15 dias corridos cada, sempre após o preenchimento do período aquisitivo e antes de expirar o período concessivo”.
A medida adotada pela empresa é correta, pois está de acordo com a legislação vigente da CLT (2019, p.26)
Art. 129 - Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.
 
Art. 130 - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: 
I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes; 
II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;
III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas; 
IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.
Art. 134 - As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.
§ 1º - Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em 2 (dois) períodos, um dos quais não poderáser inferior a 10 (dez) dias corridos.
Art. 136 - A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador.
- Estabelecimento de: “Licença Maternidade de 80 dias e Licença Paternidade de 25 dias”. De acordo com a CLT, o período concedido pela empresa referente à Licença Maternidade está inadequado, pois de acordo com a legislação vigente CLT (2019, p. 84):
Art. 392. A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário. (Redação dada pela Lei nº 10.421, 15.4.2002)
§ 1o A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28º (vigésimo oitavo) dia antes do parto e ocorrência deste. (Redação dada pela Lei nº 10.421, 15.4.2002)
§ 2o Os períodos de repouso, antes e depois do parto, poderão ser aumentados de 2 (duas) semanas cada um, mediante atestado médico. (Redação dada pela Lei nº 10.421, 15.4.2002)
§ 3o Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 (cento e vinte) dias previstos neste artigo. (Redação dada pela Lei nº 10.421, 15.4.2002)
§ 4o É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos: (Redação dada pela Lei nº 9.799, de 26.5.1999)
portanto, é recomendado que a Washing Jeans converse com o Sindicato responsável pela representação dos trabalhadores e faça as devidas alterações.
- Estabelecimento de “Valor Adicional de Insalubridade de 5% sobre o salário mínimo”: este também é um ponto que está inadequado e precisa ser alterado para que a empresa siga as normas da CLT (2019, p. 44).
Art. 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo. 
Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:      
        I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;      
        II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.       
        § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
        § 2º - O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.
        § 3º Serão descontados ou compensados do adicional outros da mesma natureza eventualmente já concedidos ao vigilante por meio de acordo coletivo. 
      
Art . 194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.
- Rigor excessivo por parte dos gestores em relação à exigência de cumprimento de metas dos trabalhadores da área comercial:sem dúvidas, esta é a situação mais delicada pela qual a empresa Washing Jeans vem passando e precisa ser mudada imediatamente, pois além dos conflitos que ela causa entre gestores e subordinados ainda causa imenso impacto nos gastos com as dívidas trabalhistas.
Origor excessivo é uma das hipóteses de justa causa do empregador e está determinada no Art. 483, “b”, da CLT (2019, p. 113):
Art. 483 – O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo.
O rigor excessivo se caracteriza com a má-educação, maus tratos, falta de cortesia, punição desproporcional ou injusta do empregador ao trabalhador.Caso seja praticado reiteradamente, o rigor excessivo torna-se uma verdadeira perseguição ao trabalhador que passa a ser tratado de forma diferente dos seus companheiros de trabalho.De tão grave que é tal situação, pode-se caracterizar, inclusive, o assédio moral por parte do empregador que trata o trabalhador com rigor excessivo com o objetivo de vê-lo “pedir as contas” e sair do emprego.
Desta forma, caso o empregador trate seu funcionário com rigor excessivo, poderá este sair do emprego e receber as verbas que teria direito caso fosse dispensado sem justa causa.
Questões Organizacionais
Para que os colaboradores efetivamente tragam melhores resultados para uma empresa, eles precisam estar inseridos em um ambiente que favoreça o convívio entre os colegas de maneira saudável, facilitando os procedimentos de trabalho rotineiros e gerando mais motivação na execução das tarefas, além de diminuir os boatos entre a equipe. A isso damos o nome de clima organizacional.Atualmente, as empresas precisam estar atentas quando o assunto é clima organizacional e, para que esse aspecto seja cada vez melhor, ela não precisa gastar muito dinheiro, apenas adotar práticas que impactam diretamente na satisfação dos colaboradores.Portanto, seguem algumas dicas de ações que a Washing Jeans poderá inserir no dia-a-dia:
· Fazer uma boa gestão de pessoas
Saber como gerenciar as pessoas é um dos primeiros requisitos para que a empresa construa um bom clima organizacional em suas dependências. Isso porque o direcionamento nas práticas de trabalho deve levar em consideração o perfil de cada profissional, bem como suas habilidades e dificuldades para execução do trabalho.
A gestão de pessoas deve ser aplicada diariamente por todos os líderes da organização, sempre seguindo parâmetros ligados a cultura empresarial previamente definidos pelas áreas estratégicas da empresa. Somente assim, essa gestão contribuirá para a melhoria do clima organizacional.
· Trabalhar em conjunto com a área de Recursos Humanos 
O departamento de Recursos Humanos de uma empresa tem papel fundamental na adoção de práticas e avaliações do clima organizacional, já que os profissionais de RH são responsáveis pela gestão das políticas de benefícios, remuneração e treinamento dos colaboradores, fatores que influenciam diretamente na relação entre as pessoas e o clima organizacional.
É importante que as ações para melhoria de clima organizacional tenham o envolvimento do RH para que efetivamente tragam resultados. Afinal, essa área terá mais conhecimento sobre as relações humanas de trabalho e também sobre as estratégias da empresa com foco no desenvolvimento humano.
· Promover o desenvolvimento profissional
A possibilidade de cada colaborador se desenvolver profissionalmente dentro de uma empresa é um dos fatores principais para que essas pessoas estejam felizes em suas funções e, assim, contribuam para a conquista de bons resultados, predispondo-se a auxiliar os colegas e contribuindo com a melhoria do clima organizacional.Por isso, promover o desenvolvimento profissional trata-se de uma prática simples e sem custos que pode ser realizada pelas chefias ao disponibilizar um trabalho mais complexo, ou incentivar a participação em projetos especiais, estimulando a colaboração com ideias.
· Ajudar os colaboradores a encontrar um equilíbrio
Um dos pontos que influenciam diretamente no clima organizacional é o equilíbrio que os colaboradores têm entre suas vidas profissionais e pessoais. É preciso saber distinguir estes momentos, de modo que os problemas de um não interfiram no outro.Cada colaborador precisa entender a importância de cumprir prazos e entregar bons resultados profissionais. AWashing Jeans pode auxiliar nesse processo promovendo treinamentos relacionados a comportamento humano, que ajudarão a desenvolver as competências de equilíbrio de cada um.
· Motivar os colaboradores
Trabalhar a motivação e o engajamento dos colaboradores é uma alternativa que ajuda na melhoria doclima organizacional. Elogiar o trabalho bem-feito, incentivar a participação dos colaboradores em assuntos estratégicos da organização e fazer com que os profissionais sigam o mesmo rumo da empresa contribui para que as relações de trabalho se fortaleçam.Saber como engajar e motivar as pessoas dentro de uma empresa é diferencial estratégico para a conquista de bons resultados. 
· Melhorar a comunicação interna
Além das questões ligadas à área de Recursos Humanos, a comunicação faz parte de um eixo fundamental na conquista de melhoria do clima organizacional. Quando os processos de comunicação são transparentes e flexíveis, as pessoas se sentem confiantes e entendedoras dos objetivos da empresa, contribuindo assim para alcançar as metas.
Outro benefício da comunicação ligado à melhoria do clima organizacional é facilitar o entendimento dos processos de trabalho, evitando a perda de tempo e de caminhos dificultosos para execução das tarefas.
· Estimular a participação da equipe
A partir disso, as áreas de Comunicação e de Recursos Humanos podem criar maneiras de estimular a participação dos colaboradores nos assuntos da empresa, além de eventos que visem motivar e melhorar o clima organizacional.Para esse tipo de tarefa, não são necessários grandes investimentos, apenas criatividade e comprometimento dos envolvidos em fazer dar certo essas iniciativas de envolver as pessoas.
· Incentivara liderança
As lideranças exercem um papel fundamental na implantação de processos de comunicação efetivas dentro das empresas. Esses profissionais têm contato direto e rotineiro com seus subordinados e seu poder de influência é decisivo, podendo ter um ganho muito maior na melhoria do clima organizacional.Logo, é fundamental ter os líderes como aliados dos processos de melhoria de clima e, para isso, é necessário mostrar as vantagens que ele teria no seu dia a dia pessoalmente e junto a equipe. Qualificação e valorização desse profissional e ensinamentos sobre como repassar os conceitos para seus colaboradores têm muita relevância no emprego de processos bem-sucedidos de comunicação, com foco na melhoria do clima organizacional.
· Contar com o auxílio da tecnologia
Para ter efetividade nas comunicações com os mais diversos públicos, os profissionais podem contar com tecnologias que auxiliam na produção e disseminação dos comunicados em tempo real e de maneira simples e prática.
Para isso, diversas opções estão disponíveis no mercado hoje. A TV Corporativa, por exemplo, é uma das mais inovadoras ferramentas de comunicação adotada nas empresas. Ela é capaz de agregar soluções em imagens, áudio e vídeo, além da facilidade de atualização em tempo real para todas as unidades que contam com o equipamento. A tecnologia também auxilia a empresa a medir o nível de satisfação dos seus colaboradores através de questionários eletrônicos que podem ser aplicados periodicamente, e a partir dos resultados obtidos pode ser criado um plano de melhoria contínua.
Proposta de uma QVT com base no modelo de Walton
O autor Walton (1973) estabeleceu critérios para a Qualidade de Vida no Trabalho. Estes se dividem em oito categorias conceituais, assim descritas: 
• Compensação justa e adequada: Justa, se o que é pago ao empregado é apropriado para o trabalho executado se comparado a outro trabalho. Adequada, se a renda é suficiente quando comparada com os padrões sociais determinados ou subjetivos do empregado. 
• Oportunidade futura para crescimento e segurança continuados: Os aspectos observados referem-se a oportunidade de carreira no emprego, como: (a) desenvolvimento (intensidade com que as atividades atuais - atribuições de trabalho e atividades educacionais); (b) aplicação futura (a expectativa de utilizar conhecimentos avançados ou novos conhecimentos e habilidades em futuros trabalhos); oportunidades de progresso (disponibilidade de oportunidades de avançar em termos organizacionais ou de carreira reconhecidos por pares, por membros da família, ou por associados); e, segurança (emprego ou renda segura associada ao trabalho). 
• Integração social na organização do trabalho: Segundo Walton (1973, p.15), “desde que o trabalho e a carreira são perseguidos tipicamente dentro da estrutura de organizações sociais, a natureza de relacionamentos pessoais transforma-se numa outra dimensão importante da qualidade da vida no trabalho”. Os seguintes atributos são considerados no ambiente de trabalho: (a) ausência de preconceitos (aceitação do trabalhador por suas habilidades, capacidade e potencial independente de raça, sexo, credo, nacionalidade, estilo de vida ou aparência física); (b) igualitarismo (ausência de divisão de classes dentro da organização em termos de status traduzido por símbolos e/ou por estrutura hierárquica íngreme); (c) mobilidade (mobilidade ascendente como, por exemplo, empregados com potencial que poderiam se qualificar para níveis mais elevados); (d) grupos preliminares de apoio (grupos caracterizados pela ajuda recíproca, sustentação sócio-emocional e afirmação da unicidade de cada indivíduo); (e) senso comunitário (extensão do senso comunitário além dos grupos de trabalho); e, (f) abertura interpessoal (forma com que os membros da organização relatam entre si suas ideias e sentimentos).
 • Constitucionalismo na organização do trabalho: está relacionado aos direitos e deveres que um membro da organização tem quando é afetado por alguma decisão tomada em relação a seus interesses ou sobre seu status na organização, e a maneira como ele pode se proteger. Os seguintes aspectos são elementos chaves para fornecer qualidade de vida no trabalho: (a) privacidade (direito de privacidade pessoal, por exemplo, não revelando informações do comportamento do empregado fora do trabalho ou de membros da sua família); (b) liberdade de expressão (direito de discordar abertamente da visão de seus superiores, sem medo de represálias); (c) equidade (direito a tratamento igual em todos os aspectos, incluindo sistema de compensação, premiações e segurança no emprego); e, (d) processo justo (uso da lei em caso de problemas no emprego, privacidade, procedimentos de processos e apelações).
 • Trabalho e o espaço total de vida: a experiência individual no trabalho pode trazer efeitos positivos ou negativos na vida pessoal e nas relações familiares. Prolongados períodos de trabalho podem causar sérios danos na vida familiar. O trabalho encontra-se em seu papel de maneira equilibrada quando as atividades e cursos requeridos não excedem ao tempo de lazer e o tempo com a família. 
• A relevância social do trabalho na vida: a autoestima do trabalhador pode ser afetada quando a organização em que trabalha não é socialmente responsável, causando uma depreciação do próprio trabalho ou de sua carreira. Por este modelo, os critérios apresentados são intervenientes na qualidade de vida no trabalho de modo geral. Sendo tais aspectos determinantes dos níveis de satisfação experimentados pelos clientes internos, repercutindo nos níveis de desempenho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nos dias atuais as lavanderias industriais estão crescendo e acompanhando cada vez mais as necessidades mercadológicas. Pode-se concluir através disso que inovações no setor continuarão acontecendo principalmente quando se fala em sustentabilidade. O futuro da moda é dependente destes avanços. Desde a década de 1960 os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social fazem parte da indústria da moda, mas nunca estiveram tão fortes como atualmente, algumas empresas buscam então adequar-se aos novos tempos. 
Ao realizar o comparativo no consumo de água da empresa Washing Jeans pode-se perceber que a lavanderia constitui um dos processos na cadeia produtiva que causam mais impacto ao meio ambiente, tanto pelo uso de produtos químicos quanto pelo alto consumo de água e energia. Com o processo eco podemos reduzir esses pontos de impacto em mais de um aspecto, na parte do beneficiamento reduz-se a quantidade de água, o tempo dos processos, esteticamente as peças ficam mais bonitas,conforme foi citado no exemplo do uso da tecnologia a laser.
As questões relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) também são de grande importância. Em um cenário cada vez mais competitivo, caracterizado pela busca contínua por ganhos de produtividade, associado à qualidade de produtos e de serviços originados em processos cada vez mais flexíveis, é frequente o impacto negativo destes fatores na Qualidade de Vida do trabalhador. Portanto, este estudo buscou analisar as questões trabalhistas e organizacionais que envolvem os funcionários da empresa, demonstrando os principais fatores de impacto, e por fim, citamos uma série de medidas que a empresa poderá adotar a fim de minimizar as insatisfações da equipe e ter um clima organizacional produtivo e equilibrado.
Por fim, reafirmamos a importância do tema desta pesquisa tanto para a empresa Washing Jeans quanto para os estudos do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Bauru, pois ambos foram favorecidos com as ações derivadas deste estudo, uma vez que o objetivo é proporcionar uma perspectiva de pontos positivos e negativos, que impactam nos resultados. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CLT: Consolidação das Leis do Trabalho: Decreto-lei n. 5.452, de 1o de maio de 1943. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2019.
GWILT, Alison. Moda sustentável: um guia prático. São Paulo: GG BR – Gustavo Gili, 2014.
HEISE, C. Opção ecológica para desbotar tecidos. Textília, v.1, n. 71, p. 30, 2009.
LEE, Matilda. Eco chic: o guia de moda ética para a consumidora consciente. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
MONTEIRO, Patrícia Aparecida. Diagnóstico do consumo de água nos processos de beneficiamento de jeans no polo confeccionista de Divinópolis /MG. Ribeirão Preto, 2019. Disponível em: <https://www.unaerp.br/documentos/3125-monteiro-patricia-aparecida/file>. Acesso em: 20 out. 2019.
TEXTILIA.net. Processo e tecnologia. Milhões de litros de água são economizados em processos ecológicos de lavagem jeans. 2018. Disponível em: <http://www.textilia.net/materias/ler/textil/processo-etecnologia/ milhoes_de_litros_de_agua_sao_economizados>. Acesso em: 20 out. 2019.
WALTON, Richard E. QualityofWorking Life:Whatis it? Sloan Management Review, 15, 1, pp. 11-21, 1973.

Continue navegando