Buscar

prova adm de prod2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Com o avanço dos métodos de gestão empresarial e a facilidade de obter-se informação, as empresas estão buscando especializações que possam reduzir ao máximo o tempo ocioso, aumentar a qualidade e atingir um alto padrão de eficiência e eficácia em suas atividades produtivas. Para isso, é necessário que as organizações busquem um modelo de processo adequado e compatível com sua visão estratégica. Segundo Harrington (1993, p. 10), "processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo, fazendo uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos". Por mais que existe uma grande variedade de processos produtivos dentro de uma organização, existem algumas características em comum que são basicamente quatro: volume, variedade, variação e visibilidade. Disserte sobre essas características.
FONTE: <http://www.administradores.com.br/producao-academica/o-que-sao-processos-produtivos/5815/>. Acesso em: 12 jun. 2018.
	Resposta Esperada:
- Volume: é a quantidade que será produzida no momento da transformação do insumo em um produto ou bem. Deve-se levar em consideração que produtos com volume grande de produção o seu valor tende a ser melhor do que a produção de produtos específicos. Por exemplo: a produção de alimentos, quando em excesso, tende a baixar os preços.
- Variedade: é o mix de produtos ou serviços que a empresa oferece para o consumidor. Por exemplo, uma loja de departamentos como a Havan tem um grande portfólio, bem diferente de uma loja de Pets que atende apenas a um determinado tipo de cliente.
- Variação: as empresas devem estar preparadas para a variação de demanda. Existem algumas diferenças, por exemplo, quando uma empresa possui seu nicho de mercado que possui pouca variação é muito mais fácil fazer um planejamento, no entanto, quanto maior a variação pior o seu planejamento, isso acontece muito com produtos sazonais.
- Visibilidade: até que ponto um produto é viável para ser fabricado. Dependendo muito do planejamento da empresa, um produto que pode ser comprado pelo e-commerce é geralmente um pouco mais barato do que comprar diretamente de uma loja de departamentos, pois não existem algumas despesas como salários dos vendedores. No entanto, uma compra pode ser efetuada na loja de acordo com as expectativas e necessidades do consumidor, bem como a interação e a possibilidade de ?testar? o produto.
	2.
	É natural nos dias atuais as empresas buscarem competitividade. Para isso é necessário o comprometimento de todas as áreas de uma organização, que ocorre em toda a cadeia produtiva e administrativa. A busca constante pela eficiência e eficácia é o primeiro passo para o sucesso da empresa e para isso todas as pessoas devem estar comprometidas com o papel que tem dentro da organização. A filosofia JIT (Just in Time) tem como intuito atender à demanda no momento exato, com qualidade perfeita e sem desperdício. No entanto, existem três razões chaves que definiram essa filosofia. Disserte sobre elas.
	Resposta Esperada:
? Eliminar desperdícios: o primeiro passo da filosofia JIT, é identificar e eliminar os desperdícios, ou seja, qualquer recursos que são usados pela atividade humana e que não cria valor devem ser reestruturados para minimizar os custos e prejuízos seja na fabricação de um produto ou a prestação de serviço. 
? Envolvimento de todos: o JIT tem a necessidade do envolvimento das pessoas, e para isso deve estar integrado pela cultura organizacional. As pessoas devem estar incitadas, encorajadas em todos os aspectos, principalmente na responsabilidade do seu papel dentro da organização. Todos os colaboradores devem estar envolvidos na solução de problemas, onde saiba que ele faz parte da empresa.
- Aprimoramento contínuo: apesar dos objetivos do JIT estar expressos em ideias, a necessidade de atender a demanda na hora certa e no momento certo com qualidade e sem desperdício. Esse aprimoramento ou melhoria continua conhecido como Kaizen é o aspecto principal dessa filosofia do JIT. Dessa forma, o fato dos objetivos do JIT é alcançar a plenitude no aprimoramento continuo, seja pessoal, tecnológico, administrativo etc.

Continue navegando