Buscar

SISTEMA IMUNE E ORGAOS LINFATICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA – 28/04/2020
Sistema imune 
· Linhas de defesa:
-Barreira epitelial: barreira física.
-Sistema imune imaturo (NATURAL): desencadeiam a inflamação não específica.
· Neutrófilos e macrófagos – fagocitose (células apresentadoras de antígenos).
· Sistema complemento – macromoléculas do sangue.
· Linfócitos NK – Destrói células tumorais ou infectadas.
-Sistema imune adaptativo (ADQUIRIDO): reage especificamente contra aquele antígeno, adquire e guarda informações para nova invasão.
· Sinais de inflamação aguda inespecífica: dor/ rubor (eritema) / tumor (edema) / calor.
· Resposta imune especifica:
-Imunidade humoral: sequência linfócito B – plasmócito – anticorpos.
-Imunidade celular: mediada pelos linfócitos T citotóxicos.
· Os linfócitos são um tipo de leucócito presente no sangue e possuem um importante papel na defesa do corpo, são produzidos na medula óssea. Eles reconhecem moléculas de organismos e/ou partículas estranhas em agentes infecciosos e combatem-nas através da resposta citotóxica mediada por células ou por resposta humoral produzindo imunoglobulinas (anticorpos). Apesar de possuírem morfologia semelhante, os linfócitos podem ser classificados em três grupos diferentes de acordo com as moléculas encontradas em sua superfície celular: linfócitos B, linfócitos T e Linfócitos NK (natural killer). O tempo de vida de um linfócito é variável podendo de estender de poucos dias até vários anos. Enquanto os outros tipos de leucócitos migram somente na direção sangue-tecido, os linfócitos circulam livremente do sangue para os tecidos e vice-versa.
· Linfócitos B: originam e se tornam imunocompetentes na medula óssea (Bursa de Fabricius – Cloaca das aves). Migram e povoam alguns órgãos linfoides como linfonodos, baço, MALT.
· Plasmócito: têm a capacidade de produzir anticorpos contra substâncias e organismos estranhos que casualmente invadam o tecido conjuntivo. Ricas em ergastoplasma, são células anti-inflamatórias que se originam na diferenciação dos linfócitos B que chegam até os tecidos conjuntivos através do sangue.
· Anticorpos: são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Os anticorpos são produzidos por plasmócitos, que se formam após a diferenciação de um leucócito chamado de linfócito B. A produção de anticorpos ocorre após a estimulação do linfócito por determinado antígeno, como um vírus ou uma bactéria. Após sua produção, os anticorpos começam a interagir com os antígenos para garantir a defesa do organismo. Vale destacar que normalmente ocorre uma interação maior entre o anticorpo e o antígeno que causou sua produção, entretanto, pode haver a interação com outros antígenos (reações cruzadas). Os anticorpos podem interagir com o antígeno de diversas formas. As principais são:
-Opsonização: o anticorpo liga-se ao antígeno e forma um complexo antígeno-anticorpo, que ajuda a induzir a fagocitose.
-Neutralização: processo que torna as moléculas invasoras inofensivas.
-Ativação do complemento: ocorre a ativação de proteínas que causam a ruptura da membrana de organismos invasores.
· Linfócitos T: após se diferenciarem (tornam-se imunocompetentes) no timo, a partir de precursores vindos da medula óssea, as células T migram para a periferia e ficam circulando entre os órgãos linfoides secundários. Quando reconhecem os antígenos derivados dos patógenos, através da interação com as células apresentadoras de antígeno, sofrem mais um evento de diferenciação, agora gerando células efetoras ou de memória. Tipos de linfócitos T:
-Linfócitos T de memória - é formado após o ataque inicial, na segunda agressão a resposta celular é mais rápida.
-Linfócitos T regulatórios - liberam linfocinas que regulam a atividade dos linfócitos B e T, inibindo o processo de agredir o “self”.
-Linfócitos T helper – receptores CD4, colaboram com todos os aspectos da imunidade.
-Linfócitos T citotóxico/ células NK – receptores CD8, atacam células estranhas.
· Síndrome da Imunodeficiência adquirida (AIDS): é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Janela imunológica é o intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo. Na maioria dos casos, a duração da janela imunológica é de 30 dias. Porém, esse período pode variar, dependendo da reação do organismo do indivíduo frente à infecção e do tipo do teste (método utilizado e sensibilidade).
· Os vasos linfáticos são os canais que transportam a linfa no corpo dos animais que possuem um sistema linfático, rede de vasos linfáticos que fazem parte do sistema imunológico do corpo humano. Ele transporta células que lutam contra infecções, os linfócitos, e também retira as células mortas dos tecidos.
· Linfedema/ elefantíase/ filariose: é causada pelos vermes Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori, essas filarias ocupam o sistema linfático, incluindo os gânglios linfáticos, causando linfedema.
· Disseminação metastática: através dos vasos linfáticos as células atingem os linfonodos e depois podem atingir o sangue e sofrer metástase.
Órgãos linfáticos
· Primários: responsáveis pelo desenvolvimento e maturação dos linfócitos em células imunocompetentes - fígado fetal, medula óssea (pré-natal e pós-natal) e timo.
· Secundários: responsáveis pelo ambiente adequado onde os linfócitos irão ser expostos aos antígenos e se relacionar com outras células - linfonodos, baço, MALT, medula óssea.
· Timo: órgão linfo epitelial – linfócitos e epitélio. Mediastino superior anterior, anteriormente aos vasos da base do coração, dois lobos, cresce até a puberdade depois começa a involui, não atua como filtro, não possui vasos linfáticos aferentes, somente linfócitos T (maturação). Barreira hematotimica = capilares contínuos, membrana basal espessa, bainha de células retículoepiteliais.
-CÓRTEX: região rica em linfócitos periférica, onde ocorre propriamente dita a maturação (região mais escura). 
-MEDULA: região com - linfócitos, células epiteliais reticulares + evidentes, corpúsculos de hassall, aglomerado de células epiteliais – formações córneas (região mais clara).
· Linfonodo: órgãos linfoides, encapsulados, em forma de feijão, localizados no caminho dos vasos linfáticos, concavidade - HILO (artéria, veia e linfáticos eferentes) e convexidade - linfáticos aferentes. Funções: filtros de microrganismos e substâncias estranhas, interação destes antígenos com linfócitos B e T para iniciar a resposta imune.
-CÓRTEX - dividido em compartimentos:
· Seio Subcapsular:
-Primeiro a receber os corpos estranhos, rico em macrófagos
· Folículos linfáticos primários e secundários:
-PRIMÁRIOS – agregados esféricos de linfócitos “virgens”
-SECUNDÁRIOS – agregados de linfócitos “expostos”. Centros germinativos - região central, mais pálida, linfócitos mais imaturos, outras células além de linfócitos, macrófagos de corpos tingíveis, células dendríticas. Zona do manto - linfócitos maduros, pequenos, escasso citoplasma. Zona marginal - Linfócitos maduros, pequenos, citoplasma + visível (pouco antes de se transformar em plasmócitos).
-PARACÓRTEX (CÓRTEX INTERNO) - região entre o córtex e a medula, abriga principalmente linfócitos T, região Timo dependente. VÊNULAS DE ENDOTÉLIO ALTO = por onde os linfócitos entram (retornam) no linfonodo, B migram para o córtex e T permanecem no paracórtex.
-MEDULA - seios linfáticos tortuosos rodeados por cordões de tecido linfoide, seios medulares (ricos em macrófagos) e cordões medulares.
· Baço: maior órgão linfóide, não possui vasos linfáticos aferentes ou seios linfáticos. Divisão histológica: POLPA BRANCA - folículos linfóides com ou semcentros germinativos/ POLPA VERMELHA - conjunto de vasos sanguíneos capilares e cordões (seios esplênicos = canais vasculares de paredes delgadas (capilares sinusóides) e cordões esplênicos (Billroth) = tecido conjuntivo e elástico rico em macrófagos, além de células sanguíneas extravasadas).
· Tecido linfoide associado a mucosas (MALT): aglomerados de tecido linfóide nas mucosas de diversos órgãos, especialmente: TONSILAS/ ÍLEO TERMINAL/ BRÔNQUIOS.
-Tonsilas palatinas (Amígdalas): revestidas por epitélio escamoso não queratinizado que forma reentrâncias (CRIPTAS).
-Tonsila faríngea (Adenóide): revestidas por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado.
-Tonsilas linguais: diminutos aglomerados distribuídos na região da base da língua.

Outros materiais