Buscar

Protocolo de Tratamento Fisioterapêutico para Queimaduras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3.Paciente K.G.M, 27 anos, sexo feminino, peso aparente de 60kg, vítima de acidente de trabalho com explosivo em ambiente fechado. Apresenta queimaduras de segundo e terceiro grau em face, região anterior do tórax, abdome e em toda extensão de membros superiores. O paciente foi transferido para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) respirando espontaneamente, porém com dificuldades. Você está de plantão e irá acompanhá-la. Baseado nas informações acima, desenvolva um protocolo de tratamento fisioterapêutico contendo 5 procedimentos, seus objetivos e como deverão ser executados.
Assistência Respiratória: 
- Evitar complicações respiratórias/ Restaurar a função respiratória, por meio do monitoramento e ajuste dos parâmetros ventilatórios.
- Fazer mudanças de decúbitos afim de favorecer sua função, melhora na troca gasosa e evitar complicações.
Assistência Motora Funcional: 
- Manter/Ganhar ADM; Ganhar força muscular
Realizar exercícios aeróbicos como bicicleta ergométrica por exemplo, funcionam aumentando a resistência cardiovascular, aumentando a força muscular e ADM. Exercícios isométricos podem ser realizados afim de aumentar também a força muscular. Deverão ser feitos exercícios ativos assistidos ou passivos nos membros lesados e exercícios ativos livres nos membros não lesados, tais exercícios vão reduzir o edema e a rigidez articular.
Alongamento:
- Os alongamentos devem ser feitos afim de melhorar onde há ADM restrita. A força aplicada pelo fisioterapeuta vai depender da dor do paciente, capacidade dos tecidos cederem ao alongamento e da circulação na área. Os alongamentos podem ser realizados pelo próprio paciente, auto alongamento, após instruções do fisioterapeuta; alongamento assistido, caso o paciente participe auxiliando o movimento.
Deambulação:
- Deve ser iniciada o quanto antes desde que seja apropriado, mesmo que o paciente esteja com cateter urinário ou sonda nasogástrica. Assim que possível o paciente deve ser encorajado a ser independente em suas funções diárias, acabando assim por tornar a deambulação como um auxílio na auto-estima. Para trazer o paciente para a posição vertical, pode ser utilizada uma mesa inclinada; assim que for capaz de ficar em pé é iniciado o caminhar utilizando uma estrutura em forma de púlpito ou andador.
Controle de Cicatrizes: 
- Eletroterapia, regeneração da pele. US, 1 a 2w por cm3, modo contínuo. Atua nas fibras colágenas vizinhas á lesão da cicatriz resultando na sua regeneração. Microcorrentes, polaridade positiva sobre a leão aumenta a produção de colágeno e síntese de proteínas. No pólo negativo ocorre a liberação de hidrogênio que vai servir como agente queratolitico em queimaduras e quelóides. É válido que a eletroterapia aumenta a qualidade da pele após a cicatrização.
- Massoterapia, amacia e mobiliza o tecido enxertado proporcionando liberdade de movimento, melhora da nutrição, restaurando assim a função. Tem como função liberar aderências afim de que o tecido se torne mais elástico e uniforme. Seus movimentos tem como efeitos o aumento da circulação sanguínea, mobilização de fluido intersticial, prevenção de aderências, mobilização dos tecidos aderidos e diminuição do aumento da sensibilidade total.

Continue navegando