Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Dentro do sistema de tabus e crenças alimentares os alimentos podem ser reimosos e não reimosos. Acerca do complexo da reima, marque a alternativa CORRETA:
 
		
	 
	O termo reima classifica o grau de insegurança que animais domésticos e selvagens, entre outros, trazem para o consumo humano.
	
	Um alimento considerado reimoso é aquele que não traz riscos ou perigos à saúde de quem o consome.
	
	O consumo do alimento reimoso não está associado ao estado físico e social dos indivíduos.
	
	Não estabelece uma relação entre o mundo animal e o mundo humano.
	 
	A dieta e a aparência física  não influenciam na classificação de um alimento como reimoso ou não.
	Respondido em 30/04/2020 10:31:55
	
Compare com a sua resposta:
TABUS São aversões (restrições) de origem social ou cultural compartilhadas entre os membros de um grupo, que atuam como marcadores sociais que mostram diferenças entre indivíduos e grupos, influenciam comportamentos e facilitam o funcionamento dos sistemas sociais.
Exmplos seguir o que foi dado na sala de aula
· Aquilo que os indivíduos acreditam ser bom para a saúde. Ex.: manga com leite;
· Melancia com vinho empedra no estômago?
· Comer carne e peixe na mesma refeição encurta a vida
CRENÇAS Pode ser definida como sendo a ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa; uma convicção íntima; uma opinião que se adota com fé e convicção; ou, ainda, uma fé religiosa
·  O judaísmo, por exemplo, prescreve um conjunto estrito de normas, chamadas cashrut, declarando o que pode e não pode ser ingerido;
· na prática islâmica, as leis do halal ditam os tipos de alimentos que não podem ser comidos;
· e hindus e budistas frequentemente seguem as recomendações quanto à prática do vegetarianismo e evitam comer carne. 
 
 
§Religião. Ex.: Judaísmo (Caskurt), hinduísmo e budismo (vegetarianos), catolicismo (Páscoa), islamismo (Halal)
 
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Avalie as afirmativas abaixo sobre cultura:
 
I - A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações;
II - A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de modificar para isto o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico, ou seja, sua cultura;
III - Em decorrência da afirmação anterior, o homem foi capaz de romper as barreiras das diferenças ambientais e transformar toda a terra em seu habitat;
IV - A cultura é um processo acumulativo resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo;
V - Cada sociedade tem a sua cultura: existem culturais melhores e maiores que outras, não podemos achar que todas as civilizações têm culturas do mesmo nível e importância.
 
É correto o que se afirma em
 
		
	 
	I, II, III e IV, apenas
	
	II e V, apenas
	
	I e III, apenas
	
	I, II e III, apenas
	
	I e II, apenas
	Respondido em 30/04/2020 10:39:27
	
Compare com a sua resposta:
Os alimentos e práticas que devem estar descritos nesta resposta se contrapõem ao estilo fast-food e devem ser avaliados como corretos quando a explicação envolver longo tempo de preparo ou de consumo. Se a resposta contemplar uma reflexão que esse tempo é simbólico, ou seja, que nem sempre o tempo longo é do relógio, muitas vezes a sensação é que é de um tempo longo, por exemplo em práticas de consumo comercial quando comemos feijoada (longo tempo de preparo) em um modelo de restaurante com comida a quilo (breve tempo de consumo), ou um sanduíche (curto tempo de preparo) em lanchonetes onde se enfrenta longas filas pra comprar e pra conseguir mesa pra consumir (longo tempo para consumo).
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Antes do desenvolvimento de técnicas agrícolas, o homem precisou desenvolver várias aspectos sociais e culturais que auxiliassem na tentativa de sobreviver em um meio tão perigoso e inóspito. Dentre esses aspectos, podemos destacar a comensalidade, que pode ser entendida como:
		
	
	a criação de um valor simbólico para as técnicas de cultivo desenvolvidas em um processo que se iniciou por volta de 10.000 a.C.
	
	a construção de civilizações, uma vez que o nomadismo deixaria de existir, passando todos os homens a viver de forma sedentária.
	 
	a atribuição de características sociais e culturais às refeições tomadas em grupo, estabelecendo vários significados a cada uma delas.
	
	Todas as alternativas apresentadas.
	
	adoção de um sistema de símbolos, conhecidos como escrita, que facilitaria o processo de organização social das comunidades.
	Respondido em 30/04/2020 10:33:47
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve ser capaz de discorrer sobre a afirmativa de que a gastronomia é uma arte porque no ato de cozinhar e associar os alimentos, através das técnicas de gastronomia, procura-se tirar destes o máximo benefício através do equilíbrio nos sabores, não tem limites geográficos e requer habilidades técnicas.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
Das Comidas
"Dentro do cardápio internacional por mim conhecido, não digo degustado, existem muitas coisas muito estranhas. Tempos atrás, inventei, depois de ter lido algo a respeito não sei onde, um Risoto de Morangos, fiz com relativo sucesso, além de apreciado aqui em casa, foi até parar num site de comidas, de um amigo meu gourmet. (...) eu tinha um grande amigo, (...) Numa de suas vindas ao Rio, chegando tarde da noite, fez um prato chinês que levava como ingrediente linguiça de cachorro. Não é para cachorro, é feita de carne de cachorro mesmo. Comemos e sobrou bastante. No dia seguinte na hora do almoço, pedi à copeira que avisasse à cozinheira para aquecer aquele resto que havia sobrado da ceia noturna. Responderam que tinha acabado. Fui à cozinha, e as duas juravam que não tinham visto as linguiçinhas, que as crianças etc e tal. Chateado, disse em bom tom: - Chato. Tão difícil conseguir linguiça de carne de cachorro, e some assim! As duas colocaram a mão na boca, saíram apressadas e vomitaram, além da linguiça, todo o almoço ingerido. Pois é. Para verem. Adoraram o acepipe, mas ao saberem o que era, enjoaram. Pura cuca. (...) Saiu uma matéria nos jornais esta semana, onde um Hopkins, será aquele do filme "O Silêncio dos Inocentes"? Pois este entendia, e como, de comidas estranhas. Ele diz: "O que é repulsivo numa parte do mundo, na outra é almoço". E passa a enumerar pratos e delícias internacionais, tais como, gafanhotos fritos (Tailândia, vende igual à amendoim), grilos com chocolate (Índia), sopa de ninhos de andorinhas, e ovos enterrados, e depois comidos bem podrinhos (China), bala de caramelo com escorpião (Texas, é nos States mesmo), minhoca com tequila (México, dizem que aumenta a potência sexual) e, para terminar, batata frita com formigas (Cingapura). Nós, terceiro mundistas, só comemos mesmo arroz com feijão, batata frita, farinha, e bife quando a grana dá. Um ovinho frito também é bem vindo. Eu, nestas viradas que dei por aí da vida, já comi alguma coisa fora dos padrões: um macaco moqueado no sertão da Bahia que parecia com uma criança seca, ruim e duro como o quê, mas com a fome que levava e mais a farinha, pareceu uma ágape divina. Jacaré, lá em Mato Grosso, gostei. Cobra, mesma coisa, parece galinha. Em Belo Horizonte havia um restaurante, Tavares, especializado em carne de caça. Sempre que ia para lá me fartava: paca, veado, tatu, jacaré, anta, culhão de boi, nonato (este foi no sul, trata-se do bezerro não nascido, só aparece quando matam uma vaca prenha, é um erro, mas muito gostoso). No nordeste brasileiro, as classes mais abastadas não comem camarão, pois é comida de pobre." (...)
Caio Mourão. Designer, escultor e gourmet
Fonte: http://www.umacoisaeoutra.com.br/viagem/comidas.htm
Os trechos em negrito fazem referência respectivamente aos conceitos de:
		
	
	Socialização, etnocentrismo e relativismo cultural.Socialização, etnocentrismo e diversidade cultural.
	
	Relativismo cultural, etnocentrismo e diversidade cultural.
	 
	Etnocentrismo, relativismo cultural e diversidade cultural.
	
	Relativismo cultural, etnocentrismo e socialização.
	Respondido em 30/04/2020 10:37:23
	
Compare com a sua resposta:
Os alimentos e práticas que devem estar descritos nesta resposta se contrapõem ao estilo fast-food e devem ser avaliados como corretos quando a explicação envolver longo tempo de preparo ou de consumo. Se a resposta contemplar uma reflexão que esse tempo é simbólico, ou seja, que nem sempre o tempo longo é do relógio, muitas vezes a sensação é que é de um tempo longo, por exemplo em práticas de consumo comercial quando comemos feijoada (longo tempo de preparo) em um modelo de restaurante com comida a quilo (breve tempo de consumo), ou um sanduíche (curto tempo de preparo) em lanchonetes onde se enfrenta longas filas pra comprar e pra conseguir mesa pra consumir (longo tempo para consumo).
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A alimentação humana tem alterado-se ao longo dos tempos, variando com as crenças, hábitos, tabus, religiões, etc. Também os meios de comunicação e o marketing fazem com que escolhamos um ou outro alimento. De acordo com a análise antropológica da cultura estudada em nosso curso, leia atentamente as assertivas abaixo:
I - O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma herança cultural.
II - Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características.
III - A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.
IV - A nossa herança cultural faz com que não discriminemos os comportamentos que são diferentes.
V - Práticas de outros sistemas culturais podem ser catalogados como absurdas, deprimentes e imorais.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II e V
	
	I, II e III
	
	I, III e V
	 
	I, II, III e V
	
	I e II
	Respondido em 30/04/2020 10:47:36
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá ser capaz de discorrer sobre o papel da Globalização na inserção de novos produtos e ingredientes na alimentação de um país, porém o uso destes produtos e ingredientes é adaptado aos costumes e gostos característicos da população de cada país.

Mais conteúdos dessa disciplina