Buscar

GABARITO FGV FUNDAMENTOS DAS RELAÇOES INTERNACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO FGV FUNDAMENTOS DAS RELAÇOES INTERNACIONAIS – 30H
1) As capacidades em definições de poder, além de existirem como propriedade dos Estados, também podem figurar como relações. Nesse caso, as capacidades situam-se no contexto de domínio e escopo do ator que está exercendo poder.
Os indicadores de escolaridade e letramento de uma sociedade, por exemplo, são variáveis capazes de influenciar a posição no cenário internacional. Elas pertencem ao eixo de poder:
- militar
- geográfico
- econômico
- sociocultural «
2) Determinados arranjos regionais explicitam quase todos os obstáculos para cooperação entre os Estados membros e criar um espaço regional com regras e normas comuns.
Um exemplo de arranjo entre países que visa à integração regional por meio de instituições de um órgão com autoridade supranacional nas relações internacionais é:
- a Alca
- a Unasul
- o Mercosul
- a União Européia «
3) O movimento pelo reconhecimento dos direitos humanos nos sistema internacional tem sido ampliado também em nível regional e, muitas vezes, de forma bem mais sucedida.
Um exemplo de arranjo internacional regional considerado bem-sucedido em razão do efeito legal alcançado sobre seus sgnatários, das contribuições para o delineamento dos direitos humanos e criação de mecanismos para sua suficiente implementação é:
- o Pacto de Varsóvia em 1968
- o Acordo de Helsinque em 1675
- a Comissão Arabe sobre Direitos Humanos em 1969
- a Convenção Européia sobre os Direitos Humanos em 1953. «
4) Uma das marcas da ordem global contemporânea é o aumento da importância dos atores não estatais, que podem ser classificados como: (I) companhias transacionais (II) organizações não governamentais internacionais e (III) ONGs hibridas.
As ONGs híbridas diferenciam-se por atuar no setor público e no setor privado, atendendo tanto a demandas públicas quanto a demandas comerciais.
Um exemplo de organização não-governamental híbrida mantida com intuito de promover estratégias de desenvolvimento das comunidades em que atua e o combate a pobreza é:
- Cruz Vermelha
- Médicos sem Fronteira (MSF)
- Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC)
- União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN) «
5) A teoria da guerra justa busca prescrever como o Estado (ou os agentes que atuam em seu nome) deve agir em situações de conflito armado para tentar limitar as consequencias destrutivas desse confronto.
Considerando o direito de ir à guerra, um país pode declarar guerra a um grupo de combatentes na guerra civil de outro país caso:
- haja possibilidade e desastre humanitário
- haja pedido específico de ajuda por parte de um lado na guerra civil
- vise a equilibrar uma intervenção anterior realizada por outro Estado «
- exista uma vida comum separada e distinta no lado que seria ajudado
6) Nos sistemas bipolares, a iniciativa tomada por uma das nações visando a ampliar sua margem de segurança e seu poder é encarada pela potencia rival como ameaça direta e vital, que exige resposta simétrica.
Um sistema bipolar de poder que ilustra essa situação é: 
- Primeira Guerra Mundial
- Segunda Guerra Mundial
- Europa durante o sec XVII «
-Europa após o Congresso de Viena
7) Clausewitz define guerra como um conflito de larga escala marcado pelo uso da violência entre grupos politicamente estabelecidos- o que inclui, muitas vezes, o emprego de forças militares- em um determinado período de tempo.
Com base nessa conceituação, podemos inferir que a guerra entre nações civilizadas:
- surge de uma situação política resultante de uma problemática política. «
- é um ato autônomo ou uma manifestação de violência absoluta que elimina a política e cria novas regras.
- é um princípio de política externa revolucionária que implica a alteração do sistema internacional de comercio.
- possui fim em si mesma e tema vitória como o objetivo maior, provocante a fim do intercambio entre as nações durante os conflitos bélicos.
8) Nos países democráticos, existem grupos organizados que realizam lobby por causas específicas. Da mesma forma, a diplomacia moderna dos países democráticos opera, constantemente, sob influência de grupos domésticos que, por alguma razão, tem interesse em negociações internacionais em curso.
Um exemplo de organização internacional não-governamental com poder de barganha para influenciar opinião pública, em certos casos, a autoridade de Estado central de uma determinada região é:
- o Boko Haram
-o Sedero Luminoso
- a Anistia internacional «
- as Forças armadas revolucionárias da Colômbia.
9) Além da violência, a produção de medo, a busca por publicidade e certo descompromisso com os valores humanitários podem ser listados como características do terrorismo.
Os argumentos que tentam explicar por que o terrorismo islâmico de traduziu num fenômeno global podem ser reunidos em 3 grupos, que são de ordem:
- econômica, jurídica, política
- estratégica, militar, industrial
- cultural, econômica e religiosa «
- midiática, esportiva, comercial
10) A ordem de Vestfália consolidou princípios que ainda hoje guiam as relações internacionais: soberania, não intervenção, e respeito a assuntos domésticos e liberdade e tolerância religiosa, entre outros.
A partir de uma série de tratados internacionais, assinalados após a Guerra dos Trinta Anos(1618-1648), a ordem estabelecida em Vestfália teve como aspecto mais significativo:
- a liberdade de crença religiosa
- a cisão religiosa entre protestantes e católicos
- o amadurecimento de um sistema multipolar de Estados Europeus
- o surgimento da França como poder hegemônico no comércio mundial.

Outros materiais