Buscar

Questionário sobre a Covid-19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Graziela Fabiana Rodrigues RA 016183
Ciências Biológicas bach. 8º semestre
Questões sobre a Pandemia da Covid-19
1. Qual é o agente causador da Covid-19, quais são suas características e como ele age?
R: O agente causador é o vírus SARS-CoV-2. Os principais sintomas são febre, tosse seca e dificuldade respiratória. Essa doença pode iniciar como um simples resfriado, mas pode se agravar e levar à morte. Essa doença é transmitida, principalmente, de uma pessoa para outra por meio das gotículas respiratórias, também pode contaminar objetos.
2. Qual a provável origem do agente causador da Covid -19 e o que explica o aparecimento dele em cidades como Wuhan, na China?
R: Os morcegos.
3. Por que a Covid-19 é caracterizada como uma pandemia e o que significa isso em termos da ações a serem tomadas contra ela?
R: Pandemira é uma forma de manifestação de uma doença – conhecida ou não – que acontece em uma determinada região e se espalha por pelo menos 2 países de 2 continentes diferentes. A Covid-19 é caracterizada como pandemia por ter essas características e ainda não existe cura ou vacina contra ela. 
4. Quais os sintomas que caracterizam a Covid-19 e qual a provável causa da morte das pessoas?
R: Febre, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, tosse e falta de ar. Outros sintomas possíveis são coriza, náuseas, vômito e diarreia. A pessoa geralmente morre de pneumonia.
5. Defina a expressão "grupo de risco" e como isso ficou caracterizado em relação à Covid-19?
R: Grupo de risco corresponde a uma população sujeita a determinados factores ou com determinadas características, que a tornam mais propensa a ter ou adquirir determinada doença. No caso da Covid-19 as pessoas no grupo de risco são idosos, diabéticos, fumantes, hipertensos, mulheres grávidas e puérperas.
6. Considerando a população de um determinado país, o número de casos diagnosticados e o número de mortes, por que a Covid-19 causou impacto nas atividades econômicas e no modo de vida das pessoas por todo o mundo?
R: Por ser uma doença onde o contágio se faz de uma pessoa para outra, o principal meio de se proteger é manter distanciamento, fazendo com que as pessoas parem de trabalhar e não gerem lucros.
7. Explique quais são os aspectos éticos relacionados ao uso da hidroxicloroquina para o tratamento dos pacientes com a Covid-19? E que bases um tratamento pode ser aplicado em larga escala?
R: O uso de hidroxicloroquina foi no mínimo duvidoso para os casos de Covid-19, feito as pressas com pacientes já internados e usando dosagens altíssimas do medicamento, sem o teste prévio de efeitos colaterais e levou a morte de muitos pacientes.
8. O que significa a expressão "achatamento da curva", muito frequente nas mídias?
R: É a diminuição dos futuros possíveis casos de Covid-19 de acordo com as estratégias para o combate de contagio.
9. Como está a situação do Brasil frente à Covid-19 em comparação com outros países?
R: O Brasil demorou muito para entrar com medidas mais sérias em relação ao isolamento social comparados com outros países da Ásia e Europa e o número oficial de doentes é muito maior que o computado, pois não temos teste suficientes para testar as pessoas, o que fará com que muitas pessoas ainda se contaminem e morram.
10. Quais foram as outras situações em que ocorreram pandemias e quais foram as consequências para as populações e quais foram os saldos em termos de mortes estimadas?
R: Um dos primeiros casos de Pandemia registrados é a Peste de Justiniano, acontecida por volta de 541 D.C. e que se iniciou no Egito até chegar à capital do Império Bizantino. Provocada pela peste bubônica, transmitida através de pulgas em ratos contaminados, a enfermidade matou entre 500 mil a 1 milhão de pessoas apenas em Constantinopla, espalhando por Síria, Turquia, Pérsia (Irã) e parte da Europa. Estima-se que a pandemia tenha durado mais de 200 anos.
Em 1343, a peste bubônica foi mais uma vez a causa de outra pandemia que assolou em sua totalidade os continentes asiático e europeu: A Peste Negra. Com seu auge até o ano de 1353, a Peste ainda apareceu de forma intermitente até o começo do século XIX e matou entre 75 a 200 milhões de pessoas.
Já em 1580, existem relatos da primeira pandemia de gripe, que se espalhou por Ásia, Europa, África e América. Séculos depois, em 1889, a Gripe Russa foi a primeira a ser documentada com detalhes, com proliferação inicial de duas semanas sobre o Império Russo e chegando até o Rio de Janeiro. Ao todo, 1 milhão de pessoas morreram por conta de um subtipo da Influenza A.

Continue navegando