Buscar

trabalho nutriçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividades de formação profissional de nutrição 
1. Leia, aqui, com atenção o texto do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN3).
Tendo em vista o Código de Ética do Nutricionista como responsável por nortear a conduta do profissional de nutrição, qual a sua posição frente à relação do nutricionista com produtos e serviços e a divulgação deles?
GABARITO
Relativamente à publicidade, é dever do nutricionista, por ocasião de entrevistas, comunicações, publicações de artigos e informações ao público sobre alimentação, nutrição e saúde, preservar o decoro profissional, basear suas informações em conteúdo referendado em pesquisas realizadas com rigor técnico-científico, e assumir inteira responsabilidade pelas informações prestadas.
Vejamos o que diz o Art. 22 do Código de Ética:
“Relativamente à publicidade, é vedado ao nutricionista:
I - utilizá-la com objetivos de sensacionalismo e de autopromoção;
II - divulgar dados, depoimentos ou informações que possam conduzir à identificação de pessoas, de marcas ou nomes de empresas, ou de nomes de instituições, salvo se houver anuência expressa e manifesta dos envolvidos ou interessados;
III - valer-se da profissão para manifestar preferência ou para divulgar ou permitir a divulgação, em qualquer tipo de mídia, de marcas de produtos ou nomes de empresas ligadas às atividades de alimentação e nutrição;
IV - quando no exercício da profissão, manifestar preferência, divulgar ou permitir que sejam divulgados produtos alimentícios ou farmacêuticos por meio de objetos ou de peças de vestuário, salvo se a atividade profissional esteja relacionada ao marketing, ou se os objetos e peças de vestuário componham uniforme cujo uso seja exigido de forma comum a todos os funcionários ou agentes da empresa ou instituição;
V - utilizar os recursos de divulgação ou os veículos de comunicação para divulgar conhecimentos de alimentação e nutrição que possam caracterizar a realização de consultas ou atendimentos, a formulação de diagnósticos ou a concessão de dietas individualizadas.
Parágrafo único. Para fins do inciso III deste artigo, quando da orientação ou prescrição dietética, havendo necessidade de mencionar marcas, o nutricionista deverá indicar várias alternativas oferecidas pelo mercado.
2. No contexto das responsabilidades profissionais do nutricionista, é vedado:
A) Prescrever suplementos nutricionais.
B) Emitir atestado de comparecimento à consulta nutricional.
C) Manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento no exercício de sua profissão.
D) Prestar assistência em setores de emergência e urgência.
E) Realizar consultas nutricionais por meio da internet.
Descreva 3 atividades do profissional nutricionista que atua na área de alimentação coletiva e indique 2 locais onde ele pode trabalhar.
GABARITO
Locais: restaurantes comerciais e industriais, padarias, comissarias, serviços de alimentos congelados, rotisserias.
Atividades: planejar, elaborar e avaliar os cardápios, respeitando os hábitos alimentares e de acordo com as necessidades da clientela; coordenar e executar os cálculos de valor nutritivo, rendimento e custo das refeições; coordenar o desenvolvimento de receituários e fichas técnicas.
A alimentação escolar está contemplada na Resolução CFN no 380/2005. Cite 2 atividades que o nutricionista deverá desenvolver nesse campo de atuação profissional.
GAB GABARITO:
· Programar, elaborar e avaliar os cardápios, adequando-os às faixas etárias e ao perfil epidemiológico da população atendida, respeitando os hábitos alimentares;
· Identificar crianças portadoras de patologias e deficiências associadas à nutrição, para o atendimento nutricional adequado.
Avalie as afirmativas relacionadas às atribuições do nutricionista da área clínica:
I - Promover educação alimentar e nutricional para clientes/pacientes, familiares ou responsáveis.
II - Determinar e dar a alta nutricional.
III - Elaborar o diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos.
IV - Prescrever suplementos nutricionais, em conformidade com a legislação vigente, quando necessários à complementação da dieta.
V - Sugerir o descredenciamento de estabelecimentos em condições higiênico-sanitárias inadequadas ou que descumpram o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).
Resposta: Somente as questões I, II, III e IV estão corretas.
Prescrição dietética pode ser definida como:
Resposta: Atividade privativa do nutricionista que compõe a assistência prestada ao cliente ou paciente em ambiente hospitalar, ambulatorial, consultório ou em domicílio, que envolve o planejamento dietético, devendo ser elaborada com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico nutricional, procedimento este que deve ser acompanhado de assinatura e número da inscrição no CRN do nutricionista responsável.

Continue navegando