Buscar

Discursiva 2 de Contabilidade Trabalhista e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base em nossos estudos, entendemos que para que haja uma relação de trabalho entre empregador e empregado, é necessário que exista um contrato de trabalho assegurando que tanto os direitos quantas as obrigações de ambos os atores sejam cumpridos. Desta forma, caso ao longo dos períodos alguma das partes vier a ter algum problema em continuar em sua atividade ou em manter por exemplo o empregado em alguma atividade, será possível que ambas as partes venham a buscar uma rescisão do contrato. Essas rescisões de contratos podem ser por justa causa ou sem justa causa, podendo ser tanto o empregado quanto o empregador o requerente da rescisão. 
No que tange algumas causas de rescisões por justa causa por iniciativa do empregador são os atos de improbidade, desídia no desempenho das respectivas funções, embriaguez em serviço ou habitual, abandono de emprego, atos de insubordinação ou de indisciplina, violação de segredos da empresa, negociações habituais por conta própria sem a permissão do empregado, sendo essas apenas algumas das causas mais comuns de de justa de causa. Agora pelo lado do empregado, com base ainda na justa causa, caso o empregado seja tratado pelo empregador ou por superiores com rigor excessivo, correr perigo manifesto de mal considerável, sofrer praticas lesivas da honra e boa fama por parte do empregador ou de seus prepostos contra ele ou pessoas de sua família, atos de descumprimentos do contrato de trabalho por parte do empregador, redução de trabalho tanto por peças quanto por tar––efas a ponto de isso afetar os salários dos empregados, sendo essas algumas das causas de Rescisões do contrato de trabalho em prol do empregado.
Agora no que se refere a rescisões de contrato sem justa causa, geralmente acontece quando uma das partes perde o interesse ou na prestação de serviço do empregado, ou quando e empregado sem motivos resolve se desligar da empresa. Nesses casos, ambas as partes possuem a necessidade de darem o aviso prévio entre as partes, caso contrário a empresa ou o trabalhador terá de pagar pelo aviso prévio. No caso por exemplo da parte que será demitida terá direitos financeiros proporcionais ao seu tempo de trabalho, férias proporcioanais acrescidas de 1/3, saldo do FGTS, seguro-desemprego, décimo terceiro proporcional ao seu tempo de trabalho e etc. Agora caso a parte que tenha pedido o desligamento seja o trabalhador, ele perdera alguns de seus direitos como o saque do FGTS e o seguro-desemprego.

Continue navegando