Buscar

Exercício FMEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios sobre FMEA (Análise de Modos e Efeito de Falhas)
 Professora: Gabriela Fonseca Parreira
A empresa MV, fornecedora de eixos dianteiros de carro, utilizava apenas o diagrama de Ishikawa para avaliar as causas de possíveis problemas no processo produtivo ou no produto. No entanto, para que a MV se tornasse fornecedora de uma grande empresa de montagem de automóveis (empresa que comanda a cadeia produtiva), foi necessário que a mesma inserisse o FMEA na avaliação de falhas de seus processos e produtos, conforme exigência do processo de certificação TS 16.949. Durante a utilização do FMEA, as seguintes falhas foram identificadas: 1) eixo dianteiro torto, 2) eixo dianteiro empenado, 3) trincas no eixo dianteiro, 4) barulho do eixo dianteiro. Além da falha no produto, foram identificadas também falhas no processo produtivo, como: 1) custo do eixo dianteiro superior ao preço pago pela montadora, 2) máquina utilizada na avaliação de qualidade do eixo dianteiro era o gargalo do sistema de produção, 3) tempo de ciclo elevado, o que dificulta a adoção do sistema “Just in time”. Assim sendo, responda as seguintes questões:
Quanto a ocorrência, as falhas se comportam da seguinte maneira: 1) eixo dianteiro torto: alta; 2) eixo dianteiro empenado: muito baixa; 3) trincas no eixo dianteiro: mediana; 4) barulho do eixo dianteiro: muito alta.
1) Na opinião do grupo, a utilização do FMEA pela montadora é apenas para atender os requisitos da certificação? A utilização do FMEA pode ser benéfica para a montadora? A adoção do FMEA inibe a utilização do Diagrama de causa e efeito? Explique.
2) Como deve ser composta a equipe para a implantação do FMEA? Caso a fornecedora seja uma empresa de grande porte, em média, quantas pessoas devem participar do processo? Quais áreas funcionais ou departamentos devem necessariamente fazer parte da equipe de aplicação da ferramenta?
3) Aplique o FMEA para o caso supracitado, identificando a ordem de prioridade do risco. Sejam criativos ao determinar as causas das falhas e observem as escalas relacionadas à severidade, ocorrência e detecção.
Observação: qualquer informação que não seja dada no enunciado do problema deve ser atribuída pelo grupo.

Outros materiais