Buscar

Avaliação de História: Livros Didáticos, Educação e PCN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513507) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15508755
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os livros didáticos possuem um espaço significativo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Para cada momento histórico, havia nova releitura. De acordo com Fonseca (2003), na Europa do início do século XIX, os programas oficiais e os livros didáticos tinham como objetivo difundir uma História que:
I- Representasse o momento em que os países europeus estavam vivenciando.
II- Difundisse uma história de grandes feitos, de grandes heróis, pois era elaborada sobre o estreito controle dos detentores do poder.
III- Enaltecesse o discurso da Igreja Católica, pois o início do século XIX é marcado pela perda de poder da Igreja. E era importante que a Igreja se utilizasse da História para recuperar prestígio na Europa.
IV- Buscasse mostrar o povo como participante do processo de construção histórica da Europa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FONSECA, S.G. Didática e prática de ensino de história. Campinas, SP: Papirus, 2003.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Ao ocorrer a Independência do Brasil, em 1822, as maiores mudanças foram vistas no âmbito educacional, dando uma nova roupagem às escolas primárias. Estas mudanças foram significativas, ficando sob responsabilidade de uma das autarquias. Desta forma, sobre a responsabilidade pela educação, analise as afirmativas a seguir:
I- Fica sob responsabilidade das Vilas imperiais.
II- Fica sob responsabilidade do Estado Monárquico Brasileiro.
III- É responsabilidade do Governador da Capitania.
IV- É responsabilidade dos governantes da época.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	3.
	No que tange à formação do cidadão, podemos perceber que a cada profissional da educação cabe auxiliar a criança ou o adolescente a compreender como acontece o desenvolvimento das engrenagens relacionadas à sua formação. Em toda sociedade, existem normas e regras, as quais auxiliam no bom desenvolvimento da ordem social. Assim, é necessário que se leve em conta no momento do professor desenvolver estes mecanismos algumas informações ou orientações sobre situações cotidianas. Sobre estas situações cotidianas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É exigido, nestas situações, análise e soluções dos problemas, maior abertura de pontos de vista com relação às situações propostas.
(    ) É exigido empenho individualizado do professor, possibilitando que este indivíduo ascenda profissionalmente, sem preocupação com o crescimento coletivo.
(    ) Exige-se, nestas situações, formação de opiniões em nível globalizado, busca de raciocínio mais flexível para o bom trabalho.
(    ) Exige-se, nestas situações, a busca pelo entendimento, a cooperação, a socialização e ser proativo no trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	O Governo Federal com o Ministério da Educação possui em seus programas materiais que auxiliam no desenvolvimento dos conteúdos que são necessários a todos os educandários, independente da região do país. Com isso, foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN -, os quais possuem objetivos a serem alcançados. Sobre a finalidade ou objetivos dos PCN, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais possuem como finalidade empregar conteúdos que sejam responsáveis pela melhor formação dos profissionais da educação.
(    ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais são um referencial que qualifica o ensino, procurando respeitar a cultura, a política e as diversidades regionais em sua totalidade.
(    ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais respeitam as diversidades e consideram necessária a construção de referências nacionais comuns no processo educativo em todo o nosso país.
(    ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais pretendem criar divergências nos conteúdos desenvolvidos, elaborando temas que desqualificam  as diversidades culturais e políticas de nosso país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	No Brasil, os africanos possuem sua História, que ficou escondida dentro do processo histórico do Brasil. O que se apresenta em muitos livros didáticos ainda é a imagem de negros escravizados, acorrentados , que não possuem cultura, identidade. Sobre como a imagem que encontramos nos livros didáticos sobre os negros pode deixar de ser determinados como excludentes e discriminatória perante o ensino de História a crianças e jovens, analise as sentenças a seguir:
I- As imagens passaram a ser vistas de maneira mais crítica e reflexiva a partir da inclusão no currículo oficial da Educação Básica da História e Cultura Africana.
II- As imagens passaram a ser vistas com mais criticidade e enaltecendo os fatos históricos construídos pelos portugueses e suas ações.
III- As imagens passaram a oferecer uma resposta de repúdio frente a escravização e o menosprezo pela cultura afrodescendente.
IV- As imagens passaram a ser trabalhadas e vistas através de uma política curricular, voltada para a visão histórica, social e antropológica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	No ensino diretivo não crítico, a educação era preconizada de forma que aluno e professor mantinham-se a distância, o que acarretava diversos entraves. Estes entraves determinavam o afastamento e a não possibilidade de construção do conhecimento. Assim sendo, analise as seguintes sentenças: 
I- Neste tipo de ensino, a História aparecia como uma sucessão linear de fatos considerados significativos e com caráter político-institucional. 
II- Neste tipo de ensino, os métodos pedagógicos e a relação professor/aluno estavam marcados pelo autoritarismo, pela centralidade do poder na figura do professor.
III- Neste tipo de ensino, a aprendizagem era abordada como sendo o aspecto primordial. Ou seja, o método diretivo priorizava o sujeito como o sujeito gnosiológico.
IV- Neste tipo de ensino, a atitude do aluno frente às informações era passiva e receptiva. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	Quando tratamos de História, nos relacionamos com os estudos culturais e com o multiculturalismo. Esses movimentos são determinantes na linha histórica dos trabalhos desenvolvidos dentro da disciplina de História. Temos conhecimento que os estudos culturais têm sua  origem em 1964, a qual é o campo da teorização e investigação. Frente a isso, outro movimento apresentado é o multiculturalismo, que possui uma definição. Sobre essa definição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Multiculturalismo, movimento preocupado com a multiplicidade de conteúdos referentes à disciplina de História e Geografia.
(    ) Multiculturalismo, movimento que busca preparar gerações futuras para lidar com as desigualdades da sociedade.
(    ) Multiculturalismo, movimento que utiliza documentos que auxiliam na decisão da presença de estrangeiros nas escolas.
() Multiculturalismo, movimento teórico e político que busca respostas para os desafios da pluralidade cultural na educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Na área de história, os Parâmetros Curriculares Nacionais tiveram como proposta a alteração da estrutura dos conteúdos apresentados até então como propostas curriculares oficiais. A ideia básica era a modificação dos conteúdos organizados de forma linear em eixos temáticos. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a justificativa para essa mudança.
	 a)
	A justificativa para essa mudança era manter as mesmas perspectivas historiográficas que previam um ensino de História pautado somente na História política.
	 b)
	A justificativa para essa mudança estava pautada em manter uma história linear e cronológica.
	 c)
	A justificativa para essa mudança estava fundamentada na alteração dos conteúdos, no entanto a aprendizagem deveria levar o aluno à memorização destes novos conteúdos.
	 d)
	A justificativa para essa mudança era romper com o ensino da História baseado na cronologia.
	9.
	Vivemos em sociedades com inúmeras complicações, das mais diversas áreas, que levam nações e governos a buscar e analisar estas situações de forma integrada e inter-relacionada. Assim sendo, na aprendizagem, também se espera que ocorram articulações. Sobre essas articulações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Busca-se articular as dimensões científicas e históricas.
(    ) Busca-se articular as dimensões da individualidade e do autoritarismo.
(    ) Busca-se articular as dimensões étnicas e culturais dos indivíduos.
(    ) Busca-se articular as dimensões do raciocínio, política e integral.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	A independência do Brasil, em 1822, não alterou em nada a configuração política e econômica. No entanto, em relação à educação, as escolas de primeiras letras (escolas primárias) ficam sob a responsabilidade do Estado monárquico brasileiro. Em relação à função do objetivo do ensino de História neste período, é correto afirmar que:
I- As escolas de primeiras letras eram destinadas ao ensino do ler, escrever e contar e desenvolviam um ensino de História voltado para a formação do sujeito histórico.
II- As escolas neste período utilizavam para a leitura, entre outros textos: A Constituição do Império de 1824 e História do Brasil. 
III- O ensino de História associava-se a lições de leitura que objetivavam fortalecer o senso moral por meio de deveres com a Pátria e seus governantes. 
IV- Os conteúdos para a disciplina de História passavam a ser elaborados para construir uma ideia de nação associada à pátria, integrada como eixos cognitivos que buscavam desenvolver habilidades e competências para que o aluno se reconhecesse enquanto sujeito histórico.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estão corretas as afirmativas I e II.
	 b)
	Estão corretas as afirmativas I e IV.
	 c)
	Estão corretas as afirmativas II e III.
	 d)
	Estão corretas as afirmativas II e IV.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais