Buscar

Educação Especial

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na escola em que João é aluno, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. João foi impedido de usar o laboratório  devido a sua deficiência intelectual (síndrome de down).  O professor de ciência acredita que João não irá conseguir construir conhecimento  participando da atividade,  e ainda  corre  risco  de se ferir com a  manipulação dos potes de vidros e  produtos químicos.
Segundo o paradigma que orienta a perspectiva da construção de uma escola  inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada
		
	
	errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
	 
	errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer  segurança também para o aluno com síndrome de down.
	
	correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de  participar de todas as propostas educacionais.
	
	correta, pois havia perigo  na realização da atividade, já que o aluno possui síndrome de down.
	
	errada, pois o professor deveria deixar João sentado em um banco, observando a atividade.
	
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na história da Educação Especial no Brasil, observamos que diferentes paradigmas assistencialista, de serviços e de suportes, orientaram as propostas para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Analise as afirmativas abaixo e as ordene de maneira cronológica em relação aos acontecimentos.
A- O modelo médico-assistencialista visava cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
B- O paradigma da inclusão suscita diversos questionamentos e ações que procuram garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
C- Cria-se espaços separados e específicos para o confinamento, tratamento ou reabilitação social das pessoas "diferentes", como, por exemplo, hospícios, prisões, asilos, reformatórios e escolas especiais.
Qual seria a ordem mais ajustada desses acontecimentos históricos?
		
	
	A - B - C
	
	B - C - A
	
	B - A - C
	 
	C - A - B
	
	C - B - A
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Resolução CNE/CEB N0 2, de 11 de fevereiro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
Em relação ao atendimento escolar dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais é correto afirmar que ele terá início na educação
		
	
	médio, assegurando-lhes os serviços de educação especial sempre que se evidencie a necessidade de atendimento educacional especializado.
	 
	infantil, nas creches e pré-escolas, assegurando-lhes os serviços de educação especial sempre que se evidencie a necessidade de atendimento educacional especializado.
	
	infantil, nas creches e pré-escolas especificamente preparadas para o atendimento educacional especializado, em substituição aos serviços educacionais comuns.
	
	fundamental, assegurando-lhes os serviços de educação especial sempre que se evidencie a necessidade de atendimento educacional especializado.
	
	infantil, somente nas pré-escolas, assegurando-lhes os serviços de educação especial sempre que se evidencie a necessidade de atendimento educacional especializado.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um comprometimento motor acompanhado de deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Qual das providenciais abaixo deveria ter sido tomada pela escola para assegurar uma boa inclusão de Fernanda.
		
	 
	Fernanda deve continuar na escola e ter adaptações em sua mesa onde escreve, pois é cadeirante. Além disso, qualquer investimento na aprendizagem se torna desnecessária, pois a escolarização para ele é simplesmente para a socialização.
	 
	Matricular Fernanda na turma de educação infantil da rede regular e oferecer um atendimento em turno oposto para ela aprender a ter independência nas atividades da vida diária, como a se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança com os professores.
	
	Ao matricular Fernanda, a escola inicialmente deve exigir da família que faça uma escolarização complementar da menina em escola para crianças com deficiências visuais e auditivas, pois ela precisa aprender a se comunicar e se orientar no espaço com profissionais especializados.
	
	As atividades educativas de Fernanda precisam ser apenas atendimentos na sala de recursos pois as suas deficiências são tão grande que ela pouco pode se apropriar do que está sendo estudado em sala de aula com os demais colegas.
	
	Fernanda deveria ter sido colocada numa turma especial, dadas as suas dificuldades sensoriais e nesta turma, deveria ser alfabetizada, pois essa será a principal conquista da menina.
	
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação ao processo educativo das crianças cegas e com baixa visão, é correto afirmar que:
		
	
	As crianças precisam se orientar apenas através dos vultos de imagens e do Braille para aprenderem conceitualmente e não apenas concretamente.
	
	A criança deverá ser dependente, precisando de um adulto para fazer todas as tarefas por ela.
	
	O Braille apenas é utilizado para crianças que são alfabetizadas em LIBRAS.
	
	Ela só poderá realizar uma atividade da vida diária sozinha se mostrar-se capaz de fazê-la sem risco e após a autorização de um supervisor que avaliará detalhadamente o que ela é capaz de fazer.
	 
	O aprendizado ocorre pelas experiências concretas e partir delas, a criança cega aprende os conceitos.
	
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A inclusão do aluno com deficiência intelectual no contexto da escola regular é um movimento que exige a superação de diferentes barreiras que permeiam o espaço escolar e social. 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O preconceito e o estigma sobre a pessoa com deficiência intelectual criam obstáculos que dificultam ou impedem a concretização do processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual. E devem ser superado.
PORQUE
II. A superação desse preconceito e estigma contribuem para a concretização da proposta inclusiva de educação, que prevê a inserção do aluno com deficiência intelectual na escola regular.
		
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	...  Eu sou surdo e sou feliz. Minha trajetória de sucesso começou na família, com a absoluta aceitação da diversidade da minha natureza, principalmente por parte de minha mãe, que desde a descoberta da surdez teve a intuição de  que o mais importante em sua relação comigo seria termos uma comunicação satisfatória, partindo do princípio de que ela deveria se adequar à forma de comunicação mais fácil e natural para mim, e não ao contrário ...
 
(Nelson Pimenta - texto extraído do Anais do Seminário do INES- Surdez: Diversidade Social. 2001.)
 
 
Atualmente, a criança surda tem direito a ter  como primeira língua:
		
	 
	Libras que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida, sendo ideal que o aluno frequenteuma creche bilíngue:  Língua Portuguesa e Libras.
	
	Língua Portuguesa que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida.
	
	A Língua Portuguesa, assim terá mais facilidade nas interações sociais. Deverá aprender Libras, a partir do sexto ano de escolaridade.
	
	Libras, que deverá ser ensinada quando o aluno ingressar no primeiro ano de escolaridade.
	
	Língua Portuguesa como língua materna.
	
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Um importante número de crianças incluídas nas escolas da rede públicas são portadores dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. Marque a alternativa que caracteriza corretamente esses transtornos:
		
	
	São doentes psiquiátricos crônicos que mantém fraco contato coma realidade em função dos seus prejuízos cognitivos.
	 
	São alunos que apresentam interesses restritos, estereotipados e repetitivos além de prejuízo na interação social e na comunicação.
	
	São todos os alunos que se enquadram no quadro de deficiência intelectual e apresentam o desenvolvimento abaixo do esperado em todos os aspectos da inteligência.
	
	São alunos psicopatas que não possuem superego que se desequilibram ao enfrentarem uma frustração e sua libido está fixada na fase oral.
	
	São os psicóticos que já sofreram uma sucessão de surtos em função dos seus desequilíbrios emocionais.
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O aluno com altas habilidades necessita de profissionais qualificados para sua escolarização,sendo assim,priorizamos oferecer subsídios para o educador desenvolver o processo de ensino e aprendizagem do aluno com altas habilidades em ambiente educacional inclusivo identificando suas possíveis potencialidades e dificuldades comportamentais e de aprendizado. Dentre as estratégias pedagógicas que devem ser criadas para o acompanhamento desse aluno,destacamos as a parceria necessária para um inclusão de fato. Marque a resposta que NÃO fundamenta a afirmativa acima:
		
	 
	O planejamento deve ser comum a todos,e bem estruturado a realidade do processo ensino aprendizagem, para tal, é preciso observar as expressões e potencialidades do educando no ambiente como um todo e priorizando o currículo sistematizado.
	
	A parceria família-escola é essencial para a avaliação correta das características, dos interesses, potencialidades e necessidades especiais que o aluno com altas habilidades
	
	Acompanhar o desempenho dessa criança, registrando habilidades e interesses demonstrados ao longo dos primeiros anos de escolarização, oferecendo oportunidades estimuladoras e enriquecedoras ao seu potencial.
	
	Uma estreita relação entre a família e a escola contribuindo para o maior esclarecimento da família e da equipe escolar sobre a temática das altas habilidades/superdotação.
	
	Estimular o encontro entre os educadores e os familiares,abrindo espaço para o diálogo e o esclarecimento sobre as necessidades, características, potencialidades e limitações do aluno.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O reconhecimento do potencial criador como característica de todo ser humano, abre uma nova parceria de trabalho com a Arte na Educação Especial. Durante muito tempo as atividades de artes destinadas aos alunos com algum tipo de deficiência tinham como fim : EXCETO:
		
	 
	a livre expressão
	
	sem lugar para a livre expressão
	
	expressão através de modelos prontos
	
	a cópia de modelos ou de uma técnica artesanal
	
	o exercício de adestramento motor

Continue navegando