Buscar

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - OBJETIVA 1 CORREÇÃO ULBRA 2020/1

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
(OBJETIVA 1 CORREÇÃO)
ULBRA 2020/1
QUESTÃO 1:
As palavras podem assumir diversos significados dependendo do contexto em que elas são empregadas.  Governo e Estado são bons exemplos disso, e por isso é necessário contextualizar para obter o entendimento exato das coisas.
Muitas pessoas ainda confundem os conceitos de Governo e Estado. Conforme o livro da disciplina, a diferença entre um e outro reside em:
RESPOSTA:
O Estado é uma sociedade política; já, os governos, podem ser fluidos, mudar de acordo com o tempo, com o contexto, com os valores políticos dominantes, e com momento histórico;
QUESTÃO 2:
A atual reforma se embasa na proposta de administração pública gerencial, como uma tentativa de solução à crise estatal dos anos 80 e à globalização da economia, isto é, a globalização através de seus efeitos políticos, sociais e econômicos fez surgir a necessidade do Estado de redefinir funções administrativas, as quais foram postas em questão com a expansão do capitalismo global.
De acordo com o estudado aqui na disciplina, assinale a alternativa correta sobre o modelo gerencial na Administração Pública:
REPOSTA:
O modelo gerencial representou um rompimento com a administração burocrática anterior;
QUESTÃO 3:
O tema Gestão Pública ultrapassou a área acadêmica. A sociedade organizada reconhece que tanto os desafios contextuais quanto as condições de funcionamento dos Estados — principalmente aqueles em desenvolvimento —, exigem ações no sentido de se buscar seu fortalecimento institucional. No Brasil, os contextos político, econômico e social impõem transformações macro institucionais que afetarão o papel do Estado. Estas, por sua vez, exigirão significativas transformações nas instituições públicas, em especial as do Poder Executivo Federal.
De acordo com o estudado no aqui na disciplina, assinale abaixo a alternativa que corresponde ao conceito de Gestão Pública:
RESPOSTA:
É a maneira como se administra as coisas públicas; a forma como são gerenciadas as organizações públicas (municipais, estaduais, ou federais);
QUESTÃO 4:
O Brasil, ao iniciar em 1995 sua reforma da gestão pública, foi o primeiro país em desenvolvimento que tomou essa iniciativa, menos de dez anos depois que Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia iniciaram suas reformas. Desde então a Reforma da Gestão Pública de 1995 vem avançando no país, principalmente ao nível dos estados e municípios. Como a reforma da gestão pública é historicamente a segunda reforma administrativa relevante do Estado moderno, mais cedo ou mais tarde ela ocorrerá em todos os países. E, uma vez iniciada, não há alternativa senão prossegui-la.
De acordo com os conteúdos sobre a Gestão Pública no Brasil, no livro didático da disciplina, é INCORRETO afirmar:
RESPOSTA:
O modelo patrimonialista de gestão pública vigora com domínio quase absoluto no Brasil até os dias de hoje;
QUESTÃO 5:
O termo inglês accountability é de difícil tradução para o português. Mas seu conceito vem adquirindo importância cada vez maior na gestão pública desde a redemocratização do país nos anos 80. Ele pode significar desde:
RESPOSTA:
A simples prestação de contas até a sensibilidade dos dirigentes para as demandas dos cidadãos. Pode ser um conjunto de instrumentos, mecanismos e processos institucionais que permitem a responsabilização dos servidores públicos quando não cumprirem suas responsabilidades e os resultados esperados.
QUESTÃO 6:
A organização estatal funciona de diversas maneiras, normalmente hierárquica e verticalizada, ainda que haja uma tendência para alguns serviços se organizarem na forma de redes. Incluindo o setor privado, como, por exemplo, a área de proteção social e assistência. De acordo com o material didático da disciplina, as quatro grandes áreas em que estão agrupadas as funções do aparelho do Estado são:
RESPOSTA:
o setor público não estatal, as atividades exclusivas, os serviços não exclusivos e o setor do núcleo estratégico;
QUESTÃO 7:
As agências reguladoras foram criadas para fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada. Além de controlar a qualidade na prestação do serviço, estabelecem regras para o setor. Em que período histórico foram propagadas as primeiras agências reguladoras?
RESPOSTA:
Após a criação do colegiado denominado “Câmara da Reforma do Estado”;
QUESTÃO 8:
A expressão “governance” surge a partir de reflexões conduzidas principalmente pelo Banco Mundial, “tendo em vista aprofundar o conhecimento das condições que garantem um Estado eficiente” (Diniz, 1995, p. 400). (...) ‘tal preocupação deslocou o foco da atenção das implicações estritamente econômicas da ação estatal para uma visão mais abrangente, envolvendo as dimensões sociais e políticas da gestão pública’ (Ibid., p. 400). A capacidade governativa não seria avaliada apenas pelos resultados das políticas governamentais, e sim também pela forma pela qual o governo exerce o seu poder.
Sobre “Governança”, tal como estudado no livro aqui na disciplina, é CORRETO afirmar:
RESPOSTA:
é o conjunto de meios técnicos de gestão que garantiriam a eficiência e a democratização das políticas públicas;
QUESTÃO 9:
Toda a ação do Governo estará identificada nos programas formatados a partir de demandas ou problemas diagnosticados na sociedade. O programa é o elo que garante efetivamente a integração de Planejamento e Orçamento, uma vez que ele integra os instrumentos: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual. Sobre a gestão por programas, é CORRETO afirmar:
RESPOSTA:
um programa da Administração Pública tem quase o mesmo sentido do projeto, este, referente à Administração Privada;
QUESTÃO 10:
Os prestadores de serviços devem ter consciência que usam a mais valiosa das matérias-primas - o tempo - a única que não tem reposição. A excelência dos serviços públicos, especialmente em educação e saúde, é a melhor das estratégias para reduzir a vergonhosa desigualdade social.
Marque a alternativa que NÃO CORRESPONDE aos ideais da “excelência dos serviços públicos”:
RESPOSTA:
Burocratização.

Continue navegando