Buscar

RELATÓRIO OXIGENOTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Oxigenoterapia
Com a oxigenoterapia concede a oferta de oxigênio, a níveis superiores do ar ambiente, tem um papel de grande importância nos distúrbios de oxigenação, mas devem-se compreender os princípios fisiológicos envolvidos assim conseguir avaliar as condições do paciente (Lopes, 2019).
A principal indicação para o seu uso é para correção da hipoxemia, que se caracteriza pela diminuição de oxigênio na corrente sanguínea.
	Situação especifica, em que a hipoxemia é suspeitada e a suplementação de O2 é usada rotineiramente são:
· Traumas graves
· IAM		
· AVE
· Terapia de curso prazo ou internação cirúrgica.
Pacientes em estado grave na UTI, em muitas vezes precisam do suporte ventilatório, utilizando técnicas e aparelhos invasivos e não invasivos que são de grande importância para assegurar as suas funções respiratórias, hemodinâmicas, cardíacas e neurológicas. (Suassuna, 2016)
Métodos de administração de O2
Sistemas de Baixo Fluxo: oferecem oxigênio suplementar às vias aéreas com fluxos de 8 l/min ou menos. O fluxo inspiratório de um indivíduo adulto é superior a este valor, o oxigênio fornecido por este dispositivo de baixo fluxo será diluído com o ar, resultando numa Fio2 baixa e variável. Constituem esse sistema a cânula nasal, o cateter nasal e o cateter, mascara facial simples, mascara com reservatório e mascara de traqueostomia.
O sistema de alto fluxo é aquele em que tem como característica o fornecimento de determinada concentração de O2, que exceda o fluxo inspirado com fluxos acima de 60l/m.Cosntituem esse sistema: máscara de venturi, mascara não reinalante,tubo T,colar de traqueostomia.
Sistema com reservatório
Fornece concentrações de O2 maiores, com utilização de fluxos menores do que o sistema de baixo fluxo, o oxigênio é armazenado em um reservatório que incorpora o dispositivo, que é liberado durante as inspirações.
Prejuízos da concentração de O2
 Riscos que a oxigenoterapia pode ocasionar: toxidade, depressão do drive respiratório, atelectasia de absorção, contaminação bacteriana. Os prejuízos da concentração de O2 na Spo2 < 80% em PCR, ocorre morte celular e hipóxia tissular por todo corpo especialmente no cérebro região mais vulnerável, levando a sintomas como: rebaixamento do nível de consciência e a confusão mental.
A aplicação da oxigenoterapia tem objetivo de reverter a hipoxemia, em situações como RNC ou o aumento do trabalho respiratório e cardíaco e assim consequentemente aumentar os níveis de oxigênio alveolar e sanguíneo.
Referências
· Avaliação Fisioterapêutica na Unidade de Terapia Intensiva: Uma Revisão Bibliográfica Lopes et al.(2009).
· Fisioterapia em emergência, (Suassuna, 2016).

Outros materiais