Buscar

Artigo_ Lenimar _ Os benefícios da utilização do método de loci no aprendizado dos discentes da UFCG

Prévia do material em texto

XII SEMPE – Seminários de Métodos de Pesquisa da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil/
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais/ Universidade Federal de Campina Grande 
Campina Grande, Novembro de 2019
OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE LOCI NO APRENDIZADO DOS DISCENTES DA UFCG
Lenimar de Andrade O. Junior[footnoteRef:1]; Almir Rene Dantas Lima[footnoteRef:2] [1: Engenheiro Civil, Aluno de graduação em Engenharia Civil, Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, CTRN/UFCG:
E-Mail: lenimarjr@gmail.com] [2: Engenheiro Civil, Aluno de graduação em Engenharia Civil, Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, CTRN/UFCG;
 E-mail: almir.rene2@gmail.com] 
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar os possíveis benefícios do método de loci na aprendizagem dos estudantes da UFCG, fazendo observações e analises dos principais motivos da dificuldade na aprendizagem, e as possíveis formas de integrar de integrar esse método de memorização mnemônica no cotidiano dos estudantes. Neste sentido, buscou-se através da pesquisa bibliográfica, relacionar experimentos realizados por diversas instituições e coletar dados a respeito dos benefícios mentais de tal técnica trás pra o aprendizado dos estudantes desta instituição. 
Palavras-chave: método de loci; dificuldade na aprendizagem; benefícios mentais; pesquisa bibliográfica.
THE BENEFITS OF USING THE LOCI METHOD IN LEARNING UFCG STUDENTS
ABSTRACT
This article aims to analyze the possible benefits of the UFCG student learning method, to analyze and analyze the main reasons for learning difficulties and the possible ways to integrate this mnemonic memorization method into students' daily life .In this sense, can search through bibliographic research, report experiments conducted by various institutions and collect data on the respect of the mental benefits of the technique behind the learning of students of this institution.
Key words: loci method; learning disability; mental benefits; bibliographic research.
1. INTRODUÇÃO
 O palácio da memória ou como também é conhecido, método de loci, é uma técnica mnemônica originada na Grécia antiga, de auxilio á memória que utiliza as relações espaciais memorizadas para poder estabelecer, ordenar e recoletar todo o conteúdo memorial. O método se baseia na associação de dados que devem ser aprendidos em um lugar pessoal, seja ele real ou imaginário, pois segundo especialistas da área, a mente humana possui mais facilidade para fixar uma informação quando a mesma esta ligada a algo familiar do individuo. 
 Tal técnica foi atribuída ao poeta lírico Simônides de Ceos, na qual Simônides foi convidado para fazer um recital na Tessália. No meio do evento o poeta foi chamado por um servo que lhe entregou uma mensagem privada. Enquanto ele lia a mensagem do lado de fora do palácio, o palácio desmoronou causando diversos estragos e proporcionando diversas vítimas. Devido aos estragos ocasionados pelo desmoronamento, os corpos das vitimas eram irreconhecíveis, mas o poeta Simônides de Ceos pode identifica-los um por um, na qual ele se lembrava onde estavam localizados enquanto estava no palácio fazendo sua apresentação. Tempos depois, tal técnica recebeu o nome de método de loci (loci, em latim, é o plural de "lugar") e foi coletada por livros como La Rhetorica ad Herreniun e De Oratore de Cíero.
 Ao longo do tempo o método de loci foi sendo desenvolvida através de métodos para atingir o aperfeiçoamento e aumentar a capacidade de otimizar o cérebro. Atualmente essa técnica se divide em quatro passos para que seja dominada. Primeiramente é necessário a escolha do palácio mental, na qual deve ser um cenário familiar como a própria casa ou o caminho do trabalho. Em seguida, cria-se uma rota no palácio mental, em que se deve imaginar percorrendo um determinado caminho dentro do palácio. Realizado o caminho, deve-se atribuir a informação que quer ser memorizada em algum objeto do palácio mental. E por fim, deve realizar novamente o caminho determinado no palácio com as informações atribuídas aos objetos. Esse procedimento ajuda para que o indivíduo consiga realizar a técnica mnemônica.
 A utilização desta técnica pelos alunos da Universidade Federal de Campina Grande teria um impacto expressivo no aumento das notas em avaliações, como também na média final dos períodos cursados, visto que a absorção do conteúdo ensinado pelos professores ocorreria de maneira facilitada pelo discente. 
1.1. OBJETIVOS
1.1.1. Objetivo geral
O artigo tem como objetivo analisar os benefícios do método de loci no aprendizado dos discentes da UFCG.
1.1.2. Objetivos específicos
- Diferenciar métodos de estudos convencionais com o método de loci.
- Determinar a eficácia da técnica nos estudos dos discentes da UFCG. 
1.2. JUSTIFICATIVA
 Pesquisa realizada pelo Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda, apresentou um experimento que utilizou-se de vencedores do Word Memory Champions-hips e de voluntários para aplicar o método de loci, na qual ao fim do experimento, a maioria dos participantes possuíam o mesmo nível de capacitação para memorizar palavras. Baseado em tal experimento, o artigo tem por foco apresentar os principais benefícios da utilização do método de loci no aprendizado dos alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Buscando a melhor forma de integrar essa técnica ao cotidiano dos estudantes e elevando o desempenho acadêmico dos mesmos.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. Dificuldade da aprendizagem no ensino superior
	Segundo Elaine Giachetto (2005), as escolas públicas formam alunos com diversas lacunas em seu conhecimento e com grande dificuldade de aprendizagem, o que impacta de forma evidente os mesmos quando estes chegam à universidade, por não dominar conteúdos e conceitos básicos que os impedem de acompanhar as solicitações do meio. Muitos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem são equivocadamente classificados como possuindo baixa inteligência, preguiça ou insolência e, por sua vez, são solicitados por adultos, sejam eles professores ou pais, preocupados com seu rendimento escolar, o que pode gerar o agravamento do problema (SMITH e STRICK, 2001 apud GIACHETTO SARAVALI, 2005).
	Outro fator agravante é o estresse em que o aluno de ensino superior é submetido, tanto dentro quanto fora da universidade, visto que a carga-horária da instituição tende a cobrar muito tempo do discente, além de outras preocupações sobre ele, como contas a pagar, obrigações judiciais, relacionamentos, et cetera, que tendem a acompanhá-lo nesse mesmo período.
	Dito isto, vê-se a necessidade da adoção de um método de estudos mais efetivo, a fim que o aluno possa cumprir com a cobrança da instituição de ensino frequentada, possibilitando que ele aprenda o conteúdo em menos tempo e com menos esforço, capacitando-o a ter tempo livre para realizar outras atividades de seu dia a dia, tal como lazer, exercícios, entre outros. 
2.2. Utilização do método de loci
 Originado na Grécia antiga, o método de loci é uma técnica mnemônica em que se baseia no processo de reter uma serie de dados através de relatos de acontecimentos que percorrem determinados espaços na qual o individuo possua familiaridade. Na pesquisa realizada pelo Centro Medico da Universidade de Radboud, desenvolveram um experimento social, na qual utilizou-se de vencedores do Word Memory Championships e de voluntários para integrar o método de loci em sessões de 30 minutos durante 40 dias. Ao fim do experimento do experimento, observa-se quem os voluntários passaram a decorar 62 palavras a cada 72 apresentadas pelos pesquisadores, se aproximando da capacidade me memorizar dos vencedores do torneio, e através de cenografias constata-se que não houve aumento do cérebro ou danos psicológicos. Tal técnica tem vem trazendo benefícios para estudantes que buscam uma maior capacidade de memorizar conteúdos estudados a longo prazo e buscar um maior rendimento acadêmico. 
3. METODOLOGIAPara a realização do artigo, utilizou-se de fontes bibliográficas na qual consistiu na pesquisa de artigos e na coleta de dados a respeito do método de loci. Com os dados bibliográficos devidamente coletados, a pesquisa foi direcionada para buscar os benefícios que tal método traria para os estudos dos discentes da UFCG e como poderia integrar essa técnica na rotina de seus estudos.
 Para coletar mais dados a respeito dos benefícios que essa técnica traria para os estudantes, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem quantitativa, na qual foi aplicado um questionário a 10 alunos da UFCG de cursos distintos a respeito de suas capacidades de memorização, em seguida foi apresentado um experimento, na qual eles tiveram que decorar 20 palavras aleatórias em que não utilizavam do método de loci e decorar mais 20 utilizando o método, em que buscou-se coletar dados a respeito da eficiência do método. O questionário aplicado foi previamente explicado aos participantes, informando do que se tratava a pesquisa e objetivo da mesma, bem como garantindo o anonimato dos participantes. Depois de realizado a pesquisa, os dados foram catalogados e analisados. 
QUESTIONÁRIO
1 – Como você definiria sua capacidade de memorizar? 
( ) Excelente ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssima
2 – Sente alguma dificuldade em decorar assuntos aprendidos em um longo período de tempo?
( ) Sim ( ) Não
3 – Se tivesse outras opções de estudo fora da convencional, você sentiria interesse em aprender um novo método de estudo?
( ) Sim ( ) Não
4 – Você já conhecia o método de loci? 
( ) Sim ( ) Não
EXPERIMENTO
1 – Sem a utilização de nenhuma técnica mnemônica, busque decorar as seguintes palavras:
 
Mesquita, Moagem, Sono, Altura, Prescrição, Saca-rolhas, Fagote, Pedestal, Geladeira, Esfregar, Ganhar, Fragrância, Proteção, Tatuagem, Havaiano, Espelho, Ondulação, Moinho, Esqueleto e Cabelo.
Sem consulta, diga as 20 palavras apresentadas anteriormente.
2 – Agora utilizando o método de loci, busque decorar as seguintes palavras:
Raio X, Arranha-céu, Cozinhar, Vermelho, Computador, Minigolfe, Mecânico, Coluna, Projeto, Cerca, Carpinteiro, Tração, Metal, Groenlândia, Circo, Carnaval, Gaiola, Traje, Coruja e Escada.
Sem consulta, diga as 20 palavras apresentadas anteriormente.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
 Na pesquisa realizada a respeito dos benefícios da utilização do método de loci no aprendizado dos discentes da UFCG, foi coletado diversos dados a respeito do nível de capacidade de memorizar de 10 estudantes e realizado testes para medir a média de capacitação de armazenar dados. 
 O primeiro dado coletado do questionário foi a respeito de como cada um dos estudantes definiria sua capacidade de armazenar dados. Os dados obtidos estão apresentados no gráfico abaixo: 
 Figura 1- Definição da capacidade de memorização. Autor: Lenimar
 Em seguida coletamos os dados a respeito de que se eles sentem alguma dificuldade em decorar assuntos aprendidos em um longo período de tempos. No tópico respondido, 40% dos estudantes responderam “não” e 60% dos estudantes responderam “sim”. Os resultados foram representados da seguinte maneira:
 
Figura 2- Dificuldade na retenção de dados. Autor: Lenimar
 
 Logo após, foi coletado os dados a respeito se eles possuíam interesse em aprender outros métodos de estudos, fora da rotina dos estudos da qual estavam acostumados. O resultado foi que 70% dos discentes responderam “sim” e 30% dos discentes responderam “não”. Após resultado coletado, pode ser interpretado da seguinte maneira:
Figura 3- Interesse por outros métodos. Autor: Lenimar
 
 Para finalizar o questionário realizado e coletar os dados, foi perguntado a respeito do conhecimento do método de loci. Nesse tópico do questionário 20% das pessoas tinha conhecimento a respeito do método e 80% dos estudantes entrevistados não possuíam conhecimento do método. Graficamente pode-se representar tais resultados da seguinte maneira:
Figura 4- Conhecimento sobre o método. Autor: Lenimar
 
 
 Depois de realizado o questionário com os alunos, foi feito um experimento para determinar a eficácia do método de loci. Para isso foi mostrado 20 palavras aleatórias para os 10 discentes da UFCG, e foi pedido para que decorassem essas palavras sem a utilização de nenhuma técnica mnemônica, e depois de 15 minutos após decorarem, foi pedido que repetissem todas as palavras aleatórias apresentadas. E a média geral de acerto sem o método foi de 41,5%. Graficamente pode-se representar da seguinte maneira:
Figura 5- Média geral de acertos sem o método. Autor: Lenimar
 Em seguida, separou-se mais 20 palavras aleatórias para os mesmos alunos da UFCG, depois foram pedidos para que decorassem, mas dessa vez utilizando-se do método de loci, após se passarem 15 minutos após decorarem, foi pedido para que repetissem todas as novas palavras aleatórias apresentadas. Dessa vez a média geral de acertos foi de 56,5%. Graficamente representada da seguinte forma:
Figura 6 - Média de acertos com o método. Autor: Lenimar
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Com o desenvolvimento do presente assunto possibilitou a analise de como o método de loci
pode afetar o desenvolvimento no armazenamento de dados em nossas mentes, podendo da um maior desempenho acadêmico, em que se otimiza tempo de estudo e uma maior retenção de assunto aprendido por um longo prazo. Tal pesquisa também proporcionou uma maior coleta de dados na qual não restringiu em apensas pesquisa bibliográfica, em que buscou-se amostragem e resultados mais precisos.
 Ao fazer a pesquisa bibliográfica, pode-se observar desde o inicio do método na Grécia Antiga até os seus efeitos na atualidade, elevando a retenção de dados de uma forma simples e que pode-se ser desenvolvida por qualquer individuo. Também foi observado as diversas dificuldades encontradas pelos alunos do ensino básico e superior em decorar assuntos e formulas, em que tal técnica poderia ser de grande ajuda no estudo diário desses estudantes, fazendo com que aumentem seu rendimento escolar. 
 O questionário aplicado aos discentes da UFCG conseguiu proporcionar uma aplicação de forma pratica nos alunos da instituição. Mesmo que a analise do método tenha sido de forma rápida impossibilitando de ter resultados precisos, foi possível analisar os principais efeitos que tal método proporciona nos estudantes, em que obtivesse um aumento de 8% na media geral do números de acerto, comparando quando não utilizaram a técnica e depois que utilizaram, comprovando de certa forma os benefícios que o “palácio da memória” trás para os estudantes. 
 Tal técnica se incorporada aos estudos dos estudantes da UFCG a longo prazo, trará consigo uma maior capacidade de armazenar dados estudados em sala pois otimiza os conteúdos guardando apenas as palavras-chaves dos conteúdos, proporcionando um melhor rendimento da parte dos estudantes e também da instituição, transformando-os em profissionais mais capacitados. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ATIVE MEMORIZAÇÃO. Supermemória – Técnicas para desenvolve-la é ensinada por neurocientistas holandeses. Disponível em: http://ativememorizacao.com/supermemoria-ensinada-por-neurocientistas-holandeses/. Acesso em: 05 de novembro de 2019. 
CONCEITO. Método de Loci – Conteúdo, o que é, Significado. Disponível em: https://conceitos.com/metodo-de-loci/. Acesso em: 05 de novembro de 2019. 
EU SEI APRENDER. Palácio da Memória: Relembre Mais de 95% do Conteúdo. Disponível em: https://euseiaprender.com/palácio-da-memoria/. Acesso em: 06 de novembro de 2019.
GIACHETTO SARAVALI, Eliane. Dificuldades de aprendizagem no ensino superior: reflexões a partir da perspectiva piagetiana. 2005. Disponível em: https://periódicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/777/792. Acesso em: 06 de novembrode 2019.
A MENTE É MARAVILHOSA. Palácio da memória: uma maravilhosa técnica mnemônica. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/palacio-da-memoria/. Acesso em: 06 de novembro de 2019.
NEURON, DRESLER Martin. Treinamento mnemônico reformula redes cerebrais para apoiar memória superior. Disponível em: https://www.cell.com/neuron/fulltext/S0896-6273(17)30087-9?_returnURL=https%3A%2F%2Flinkinghub.elsevier.com%2Fretrieve%2Fpii%2FS0896627317300879%3Fshowall%3Dtrue. Acesso em: 06 de novembro de 2019. 
Dificuldade na retenção de dados 
Dificuldade na retenção de dados 	Sim	Não	6	4	Interesse em outros metodos 
Vendas	Sim	Não 	70	30	Conhecimento sobre o método
Conheimento sobre o método	Sim	Não 	20	80	Média de acertos sem o método 
Vendas	Acertos	41.5	58.5	Média de acertos com o método
Vendas	Acertos	49.5	50.5	Capacidade de armazenar dados 
Capacidade de Mémorizar	Exelente 	boa	Média 	Ruim	Péssima	10	40	30	20	0	
Duplicidade de um modelo multicriterial e multidecisor aplicado a um sistema de recursos hídricos

Continue navegando