A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Documento 29

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Tecnologias Assistivas
Acerca da função das Tecnologias Assistivas, considere o trecho: 
“O acesso à TA na escola permite aos participantes até então destoantes dos padrões _________ e àqueles atingidos por ________________ a possibilidade de assumir um papel mais __________ na própria dinâmica de aprendizagem e no processo conjunto de interações sociais.”(CONTE, OURIQUE e BASEGIO, 2017, p. 12-13)
Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas:
Nota: 20.0
	
	A
	sociais - segregação - ativo
	
	B
	normais - estigmas sociais- ativo
Você acertou!
Comentário:
Conte, Ourique e Basegio (2017, p. 12-13) dizem que:
“O acesso à TA na escola permite aos participantes até então destoantes dos padrões normais e àqueles atingidos por estigmas sociais a possibilidade de assumir um papel mais ativo na própria dinâmica de aprendizagem e no processo conjunto de interações sociais.”
	
	C
	anormais - deficiência - passivo
	
	D
	normais - estigmas sociais - passivo
Questão 2/5 - Tecnologias Assistivas
Sobre as Tecnologias Assistivas no contexto educacional inclusivo, considere Verdadeiro ou Falso para as seguintes proposições, em seguida assinale a alternativa que se aplica:
( ) só terão funcionalidade se além de estarem disponíveis, forem ofertados meios para que os usuários as utilizem; 
( ) O mais importante é que sejam oferecidas e disponibilizadas, sem que sejam estabelecidos objetivos à priori para seu uso; 
( ) É importante aliar família X escola quanto ao uso das TAs, já que estas podem se estender ao contexto domiciliar;
( ) Os horários e rotinas da escola não podem depender apenas de uma sala de aula.
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – V
Comentário:
Os objetivos devem ser estabelecidos quanto ao uso das Tecnologias Assistivas para que haja sucesso na aprendizagem.
	
	D
	V – V – F – V
Questão 3/5 - Tecnologias Assistivas
Quanto aos recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa, podem dividir-se entre as de Baixa e as de Alta tecnologia. Os recursos de Baixa Tecnologia dizem respeito àqueles com caráter de baixo custo, dentre os quais se destacam as pranchas de comunicação, como por exemplo, as PECS (Pictures Exchange Communication Sistem), Sistema de Comunicação através de trocas de figuras. Quanto às PECS assinale a única alternativa que se aplica:
Nota: 20.0
	
	A
	Foi desenvolvido para ajudar somente crianças e adultos com autismo de grau severo, pois é desenvolvida a partir de símbolos simples e de fácil compreensão;
	
	B
	O sistema é utilizado primeiramente com indivíduos que não se comunicam ou que possuem comunicação mas a utilizam com baixa eficiência;
Você acertou!
Comentário:
O PECS foi desenvolvido para ajudar crianças e adultos com autismo e com outros distúrbios de desenvolvimento a adquirir habilidades de comunicação. O sistema é utilizado primeiramente com indivíduos que não se comunicam ou que possuem comunicação mas a utilizam com baixa eficiência. (...) Tem sido bem aceito em vários lugares do mundo, pois não demanda materiais complexos ou caros. É relativamente fácil de aprender, pode ser aplicado em qualquer lugar e quando bem aplicado apresenta resultados inquestionáveis na comunicação através de cartões em crianças que não falam, e na organização da linguagem verbal em crianças que falam, mas que precisam organizar esta linguagem. (MELLO, Ana Maria S.)
	
	C
	Consiste num sistema de comunicação unicamente utilizado por pessoas que não tem a fala;
	
	D
	Dependem de softwares e programas de computador ou aplicativos para serem produzidas.
Questão 4/5 - Tecnologias Assistivas
Leia o trecho a seguir acerca de uma tecnologia na área da Surdez: 
O aplicativo hand talk é um exemplo de aplicativo que pode ser usado tanto por surdos, para acesso aos sinais da Língua de Sinais e à Língua Portuguesa, quanto como estratégia de comunicação entre surdos e ouvintes e para aqueles que querem conhecer a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, pode ser utilizado como ferramenta pedagógica. 
Em se tratando de se respeitar e considerar a Libras como primeira Língua do sujeito surdo e a Língua Portuguesa como segunda, está se contemplando a atual abordagem propostas pelas políticas educacionais nessa área, que diz respeito a:
Nota: 20.0
	
	A
	Concepção Bilingue
Você acertou!
Comentário:
A concepção bilíngue é aquela em que se reconhece a Língua de Sinais, no Brasil, a Libras, como primeira língua dos surdos e a Língua Portuguesa como segunda, o que se propõe atualmente no contexto educacional.
	
	B
	Filosofia Oralista
	
	C
	Comunicação Total
	
	D
	Educação Especial
Questão 5/5 - Tecnologias Assistivas
Considere o texto a seguir:
A tecnologia “molda nossa mentalidade, nossa linguagem, nossa maneira de estruturar o pensamento, inclusive a nossa maneira de valorar (...) Toda cultura tem seus valores arraigados. Esses valores são questionados na medida em que a sociedade tecnológica evolui.”. (RODRIGUES, 2001, p. 76-77)
Nesse contexto, assinale a única questão que se aplica:
Nota: 20.0
	
	A
	Os artefatos tecnológicos não tem influência sobre a sociedade, pois são apenas instrumentos materiais que facilitam a interação social, sendo que cada sujeito deve adequar-se aos padrões sociais e tecnológicos;
	
	B
	A sociedade, os costumes e as formas de interação social são moldados pelas tecnologias, sendo que cada contexto histórico é marcado por avanços que influenciam a vida em sociedade;
Você acertou!
Comentário:
Os artefatos tecnológicos tem grande influência nas relações sociais, refletindo o contexto histórico e cultural; e tanto podem trazer benefícios como malefícios à sociedade, por isso é importante analisar seu uso a partir do bem comum social. A tecnologia está presente em nossa sociedade desde os primórdios.
	
	C
	As tecnologias trazem somente benefícios à sociedade, não oferecendo riscos ao desenvolvimento e ao bem social;
	
	D
	Os recursos tecnológicos surgiram somente com a modernização da sociedade, diante das necessidades demandadas pelos avanços sociais e por novas invenções.