Buscar

RESENHA-PORTO MARAVILHA thau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Clarissa Silva Bruno
RA: 01550008393
3ºPeríodo-Unicsum
 A princípio, antes de analisar os dois vídeos sobre o Projeto do Porto maravilha, localizada no Rio de Janeiro, cabe pontuar duas importantes reformas acontecidas na cidade que ajudam a compreender como foi feito as intervenções na Zona Portuária atualmente. A primeira grande mudança ocorreu com a vinda da família real portuguesa partir de 1808, os bairros portuários desde o princípio destinado a receber camadas mais pobres, começaram a receber atividades mais poluidoras, com isso a nobreza instalava suas residências em outros locais da cidade. Em seguida, houve uma grande intervenção no início do século 20 feita pelo ex-prefeito Pereira Passos, com a modernização da Zona Portuária degradada e intervenção no centro histórico. Ruas estreitas e insalubres sumiram do mapa, cortiços e casas pobres foram postas abaixo, e surgiu no Centro a Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), Francisco Bicalho, Rodrigues Alves, Avenida Maracanã e a Avenida Beira-Mar, que se propunham a facilitar a ligação entre o Centro e os bairros mais afastados. 
 Apesar dessas mudanças ao longo da história, a região portuária tornou-se um local de degradação urbana, devido ao abandono do sistema ferroviário substituído pela malha rodoviária. Posto isso, acarretou um acréscimo de veículos seguido da falta de rotas para ligar a zona norte e sul sem atravessar a região central, a região portuária recebeu construções de novas vias sendo uma delas o Elevado da Perimetral para ligação com a Av. Brasil e a Ponte Rio-Niterói. Em consequência os bairros portuários ficaram à margem da cidade, além de trazer poluição visual e sonora atraindo para o seu entorno marginais, em conjunto da escuridão. Contudo, em 2008 o Brasil convocado para sediar a copa do Mundo em 2014 e os jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, a cidade passou por obras de infraestrutura e melhorias dentre elas o Projeto do Porto Maravilha localizada na Praça Mauá. Esse projeto foi apresentado com pontos de vista diferentes em dois vídeos: “Porto Maravilha Centro Rio de Janeiro” e “Porto, maravilha pra quem?”.
 No primeiro vídeo apresenta todo o lado grandioso da obra e os bens acarretado na cidade, que teve como objetivo além de receber turistas , atrair novos moradores, trabalhadores e promover um processo de inclusão e integração de áreas antes degradadas.Através de um estudo da obra da Zona Portuária, denominada Porto Maravilha , destacaram-se algumas intervenções urbanas feitas que transformou espaços antes abandonados e precários em novo ponto turístico da cidade, por meio da recuperação da infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural. Dentre essas transformações estão: demolição do Elevado da Perimetral em conjunto com a revitalização da Praça Mauá, construção do Museu do Amanhã e criação do Museu de Arte do Rio.
 O Elevado da Perimetral, que decorria pelo interior da Praça Mauá, foi substituído por duas novas vias: expressa que liga o aeroporto santos Dumont ao acesso da ponte Rio-Niterói; Binário do Porto que liga a praça Mauá a rodoviária. Por conseguinte, a praça recebeu um paisagismo moderno, grande boulevard, novos modais de transporte, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ciclovias, além da implantação de monumentos e letreiros com intuito turístico. Foi utilizado também o espaço vazio do Píer Mauá da antiga Zona Portuária para construir o Museu do Amanhã, um dos pontos mais atrativos e visitados durante a época dos Jogos Olímpicos de 2016, que mesmo após o megaevento o museu ainda recebe diariamente inúmeros turistas e cariocas. Por fim a criação do Museu de Arte do Rio se deu pela reabilitação dos edifícios do Hospital da Polícia Civil e o Palacete Dom João VI, em que se uniram os dois com passarelas construídas para fazer ligação entre os prédios e uma cobertura em formato de onda. 
 Como foi dito a cima o primeiro vídeo mostrou apenas os benefícios que essa grande obra trousse para o Rio de Janeiro, todavia sempre tem os contras, e no vídeo “Porto, maravilha pra quem ?” mostrou o outro lado dessa mudança .Neste vídeo retrata sobre as mais de 200 famílias que foram removidas do Morro da Providência para a construção de teleféricos, quadras e outras propostas da revitalização da Zona Portuária. Dessas mais de 200 famílias, apenas 34 apartamentos foram construídos, alguns estão em aluguéis socias e outros perderam esse benefício tendo que ir para longe do centro. Outrossim, moradores da Rua Pedro Ernesto próximo ao Boulevard Olímpico também sofreram as consequências desse projeto. Por ser considerada uma rua “morta” que não afetaria as olimpíadas houve um descaso grande, deixando obras parada em 4 anos com ruas esburacas, atrapalhando os comerciantes, rachando as casas dos moradores da rua.
 Apesar do projeto receber o nome de Porto Maravilha, não foi maravilha por completo. Embora a recuperação destas áreas passa a ser algo necessário para a sociedade, quando um espaço desta passa por um processo de intervenção, pode haver uma valorização imobiliária muito grande afetando os moradores daquela região, como aconteceu no Rio de Janeiro. A concepção desse projeto não foi pensada no todo, cidade mais a população que já vivia naquele entorno, e sim apenas em criar algo novo segregando e desamparando novamente a camada mais pobre, seguindo as duas primeiras reformas, no entanto desta vez trazendo de encontro o alto nível para Zona Portuária. O mais viável seria pensar em um tipo de intervenção que além de integrar aquela região com o restante da cidade, acima de tudo integrar a região com as pessoas que ali já moravam.

Continue navegando