Buscar

ADAM SMITH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADAM SMITH
Adam Smith, filho de outro Adam Smith e sua segunda mulher, Margarete Douglas, foi batizado em 5 de junho de 1723 em Kirkcaldy. Esta era uma pequena cidade portuária na margem norte da enseada de Firth of Forth no mar do Norte, pertencente ao condado de Fife, próxima a Edimburgo, importante pelo comércio de sal. Seu pai era fiscal da alfândega e sua mãe era filha de um bem aquinhoado proprietário de terras. Em sua época o Reino Unido (Inglaterra unida à Escócia desde 1707) vivia o período de grande atividade marítima que antecedeu a Revolução Industrial.
O único episódio conhecido da infância de Smith é que aos quatro anos foi raptado por ciganos e, devido à intensa busca que foi organizada, abandonado por eles e recolhido a salvo. Recebeu educação primária em Kirkcaldy e, na idade de 14 anos, em 1737 (ano em que David Hume publica "Tratado da Natureza Humana"), entrou para a Universidade de Glasgow.
Depois de graduar-se em 1740, Smith conseguiu uma bolsa para estudar em Oxford, para onde foi a cavalo e onde se hospedou no Balliot College. Encontrou em Oxford um ambiente atrasado, ruim e retrógrado. Smith então, praticamente promoveu uma auto-educação em filosofia clássica e contemporânea.
Retornando à Escócia após seis anos, Smith ficou à procura de emprego. É nesta ocasião que recebe apoio do filósofo e jurista Lord Henry Home Kames (1696-1782) um pensador melhor conhecido pelo seu Elements of Criticism, 3 vol. (1762).
Membro da faculdade, Smith entrou em um período de intensa atividade. Além de lecionar pela manhã, ocupava-se de assuntos acadêmicos e administrativos na parte da tarde, tudo isto combinado com uma também intensa vida intelectual e à noite o estimulante convívio com a sociedade de Glasgow. Suas aulas eram em inglês, uma novidade introduzida pelo falecido professor da mesma disciplina, Francis Hutcheson. Foi eleito reitor em 1758. Ele considerou esse período o mais feliz e nobre de sua existência.
No seu círculo de amizades contavam-se, além da nobreza e altos funcionários do governo, também uma variedade de figuras das ciências, da filosofia e letras, como o químico Joseph Black, o engenheiro inventor da máquina a vapor James Watt, Robert Foulis, um grande editor, e David Hume, que Smith conheceu em Edimburgo quando voltou de Oxford, e que se tornou um amigo para o resto da vida .
Smith nunca se casou, e quase nada se sabe do seu lado pessoal. Infelizmente seu arquivo pessoal foi destruído, e somente um retrato seu existe, um medalhão de seu perfil de sobrancelhas grossas, nariz aquilino e um lábio inferior saliente. Segundo vários testemunhos, ele era também um homem de muitas peculiaridades: tinha um modo vacilante de falar (até que se aquecia para seu assunto), um modo de andar descrito como "vermicular" e acima de tudo uma cabeça muito distraída.
A TEORIA DO LIBERALISMO ECONÔMICO
Adam Smith era um grande defensor da liberdade.O livre mercado era apenas uma consequência disso.
Na época em que viveu, o Mercantilismo e o Absolutismo reinavam supremos, causando o empobrecimento da camada mais sensível da população.
No final das contas, Smith foi um defensor do “interesse geral”.
“Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis.”
Ele se preocupava com a sociedade, com o povo, com o trabalhador e com os mais pobres.
Para concretizar os seus objetivos, ele recorreu ao o que ele enxergava ser o completo oposto do sistema em vigor na época: o liberalismo econômico.
“Ao perseguir seu próprio interesse, [o indivíduo] frequentemente promove o da sociedade de forma mais eficaz do que quando ele realmente pretende promovê-lo.”
Nessa passagem em sua obra mais célebre é possível ver o impacto que os sentimentos morais (interesse próprio) ainda causavam em seu pensamento.
Dessa vez, porém, há um grande enfoque na economia e como ela impacta a sociedade.
A premissa básica de seu pensamento era a de que o governo não precisa interferir na economia.Um mercado livre produzirá bens e serviços na quantidade e no preço que a sociedade espera.
Isso só acontece porque a sociedade, em busca do lucro, irá responder às demandas do mercado.
Mais uma célebre frase resume esse raciocínio:
“Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade.”
Adam Smith explica que essa “mão invisível” não funcionaria adequadamente se houvessem impedimentos ao livre comércio.
O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO
O liberalismo econômico é uma das teorias fundamentais do capitalismo.
É por isso que muitos acreditam que Adam Smith é um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento desse sistema econômico.
O capitalismo é o sistema que está em vigor até hoje na maior parte do mundo.
Nesse modelo, os meios de produção, distribuição, a oferta/demanda/preço e os investimentos são em grande parte (ou até totalmente, dependendo da nação) responsabilidade da propriedade privada.Para você entender a importância disso, podemos dizer que é o capitalismo que permite que você compre o que você quer com o dinheiro que você ganha.
Adam Smith foi um defensor dessa liberdade e acreditava que ela serviria para autorregular a sociedade.O capitalismo também se refere a acumulação de capital, um passo essencial para alcançar a independência financeira.
No final das contas, devemos agradecer a Adam Smith por ajudar a desenvolver o sistema econômico vigente atualmente, o capitalismo que nos permite perseguir nossos objetivos através de nossos próprios esforços.
O LEGADO DE ADAM SMITH
Não há dúvidas de que Adam Smith foi um dos economistas mais importantes da história.
Além de pavimentar o caminho para o capitalismo através da teoria do liberalismo econômico, ele também é o responsável por tornar a Economia uma disciplina separada.
O seu pensamento sistemático e estruturado em torno dela – principalmente por meio da obra “Riqueza das Nações” –, conferiu esse caráter importante que se mantém até hoje.
Antes de Adam Smith, os antigos tratavam e Economia sem saber de sua fundamental importância para as relações humanas e sociais.
Hoje, podemos até dizer que a Economia é a “Rainha das Ciência Sociais”.Isso porque ela é determinante para disciplinas como Sociologia, Política, Estudos Sociais e Administração.
Após a sua morte, descobriu-se que boa parte de seus rendimentos foram direcionados a obras secretas de caridade.
Os contemporâneos de Adam Smith o descreveram com o homem com um intelecto excêntrico e acima da média, mas muito benevolente.
CURIOSIDADES
Sua principais obras foram: 
 Teoria dos sentimentos morais (1759)- trata-se de questões morais e com relação ao comportamento humano, onde propôs uma teoria simpática. Na qual, o ato de imaginar se no lugar dos outros torna-se as pessoas, conscientes de si da moralidade do seu comportamento.
Porém anos seguintes, teve sua visão diferenciada fazendo-o revisar suas teorias, por conta do grande impacto do Mercantilismo e dos Reinados Absolutistas, escrevendo então o seu próximo livro: 
A Riqueza das Nações (1776)- escrita em 1776, buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. Fez também, duras críticas à política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Mas a teoria principal defendida é, o bem-estar de uma nação que vem do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Está última, garantindo a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defendendo também, a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como, fonte para o desenvolvimento econômico.

Outros materiais