Buscar

Ensino de Ciências no Ensino Fundamental Química - prova objetiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ensino de Ciências no Ensino Fundamental:Química prova objetiva 2
1. Bertucci e Ovigli (2009), em relação ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, afirmam que as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos se desenvolvem em grande escala na atual sociedade. Nesta perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar:
a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências, tendo o sujeito como um ser em construção na aprendizagem.
a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade, validando saberes socioculturais e socioambientais do contexto.
Minha resposta
Minha resposta está correta.
a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos finais e à educação expressiva e científica.
2. As sequências didáticas (SD) “podem indicar a função que tem cada uma das atividades na construção do conhecimento ou da aprendizagem de diferentes conteúdos e, portanto, avaliar a pertinência ou não de cada uma delas, a falta de outras ou a ênfase que devemos lhe atribuir” (ZABALA, 1998, p. 20). Neste sentido, para reconhecer a validade de uma SD faz-se perguntas sobre as atividades propostas. Analisando as opções abaixo, assinale aquela que NÃO possibilita o ato de aprender do aluno por meio de uma SD em sala de aula.
Os alunos, de forma individual e/ou coletiva, com o auxílio do professor, indicam hipóteses e informações mais apropriadas sobre os problemas surgidos;
Um diálogo, por meio do professor, é emergido para que os alunos colaborativamente possam sanar dúvidas, questões e problemas que tenham surgidos sobre o tema;
O professor elenca uma série de atividades para facilitar o aprendizado do aluno, direcionando-o as respostas corretas, a fim de que estes possam aprender de forma significativa sem a possibilidade do erro;
Minha resposta
Minha resposta está correta.
Coletivamente ou de forma individual, com a ajuda do professor, os alunos expõem ideias e concepções acerca dos problemas surgidos, buscando resolvê-los em meio a múltiplas atividades;
Os alunos, por meio de uma socialização, com a orientação do professor, explanam diferentes maneiras para resolver problemas e situações.
3. A didática, assim como os saberes docentes e as metodologias de ensino, é necessária na formação inicial e continuada de professores, indiferente da área de atuação, pois é por meio dela que o professor cativa, motiva e instiga o aluno à aprendizagem, valendo-se da curiosidade e do interesse deste em relação ao saber científico. Além do mais, é fundamental que o professor consiga demonstrar ao aluno que determinado conteúdo é importante para sua construção social e cultural. Neste viés, assinale a opção incorreta em relação a ação docente na contemporaneidade.
O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social, abordando os saberes prévios do aluno como ponto de partida do processo.
Saber qual conhecimento deve ser ensinado/aprendido nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico, instigando muitos professores e pensadores da Educação a criarem hipóteses do que realmente é importante para o aluno atual construir-se cientificamente.
O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade, partindo de uma perspectiva cooperativista e humanista.
Os saberes e a didática docente, por mais que iniciem a constituição durante o processo de graduação na universidade, sempre serão aprimorados e aperfeiçoados ao longo da profissão professor, já que são caracterizados como atemporais, isto é, mutáveis.
A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos, pois são estes que serão abordados nos testes finais, como o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Minha resposta
Minha resposta está correta.
4. Inúmeros problemas de ordem mundial, tais como ambiental, social e econômico, emergiram a partir do processo de industrialização, tendo como principal causador a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são formados pela reação dos óxidos atmosféricos de caráter ácido com a água. A formação de chuva ácida tem como principal problema:
a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos
Minha resposta
Minha resposta está correta.
a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera
a destruição da fauna e da flora, e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios
as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica
a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.
5. Existem indicadores ácido-base naturais. O extrato de repolho roxo, um indicador extraído da natureza, mais especificamente de espécies vegetais, talvez seja o mais conhecido, dentre muitos. A produção deste indicar é, por deveras, muito fácil; basta bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar. No espectro visível, este indicador tem uma faixa de coloração muito variável, pois as substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas; logo, dependendo do comportamento do meio, ele adquire cor vermelho para ácido, cor rosa para levemente ácido, cor roxa para o meio básico, cor verde para levemente básico e cor amarelo para básico. De acordo com o exposto e considerando os sistemas: suco de laranja, ácido muriático, soda caústica, água e leite de magnésia, a sequência de cores correta é:
rosa, vermelho, roxo, amarelo, verde
rosa, vermelho, amarelo, roxo, verde
Minha resposta
Minha resposta está correta.
vermelho, rosa, amarelo, roxo, verde
vermelho, verde, roxo, amarelo, rosa
verde, amarelo, roxo, vermelho, rosa