Buscar

Lições de Estratégia e Gestão no Mercado Financeiro em Billions

Prévia do material em texto

BILLIONS. Direção: Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin. Produção: TBTF Productions Inc. New York: Netflix, 2016. Disponível em: https://www.netflix.com/search?q=billions&jbv=80067290&jbp=0&jbr=0. Acesso em: 30 abr. 2020.
BILLIONS T1: EP1-EP2[footnoteRef:1] [1: Atividade solicitada pelo Prof. Francisco Queiroz. Disciplina Gestão sócio ambiental. Semestre 2020.1. Turma N01.] 
Por:
Gleisson Santos Silva
Joselito Costa Cerqueira 
“Informação privilegiada” -> no início da série por volta de 3min, Axelrod é acusado de obter informações privilegiadas sobre negociações que influenciariam no mercado de ações, como forma de estratégia, e isso vem sido recorrente na série. Podemos entender que informações são uma forma de estratégia viável, porem quando advinda da maneira correta. 
“Saber quando agir” por volta do decimo segundo minuto do vídeo o procurador utiliza-se de uma metáfora para ilustrar o momento, deixando como ensinamento uma das maiores estratégias que devemos aprender, a análise dos riscos para que possamos agir no momento certo, e isso é vital para os que estão envolvidos no mercado de capitais. 
 
“Informações movem o mercado” 15 min, o procurador recebe a notícia sobre uma possível aquisição de Axelrod iria fazer, e certamente variações no mercado iriam acontecer e a compra era suspeita, no decorrer da série fica claro que informações movem esse mercado e que são muito valiosas, saber acompanhar as notícias e interpreta-las lhes trará ganhos na bolsa de valores. 
“Uma psicóloga entra em cena” no minuto 16, o papel dela estava claro, cuidar da mentalidade dos funcionários da AxeCapital, tanto é que nesse momento do vídeo a mesma está atendendo um dos mesmos, é notável que a saúde mental tem que está bem equilibrada e condicionada para atender as demandas e os altos e baixos de quem trabalho nesse ramo. 
“Ganhar no longo prazo” no vigésimo terceiro minuto do vídeo os filhos de Axelrod em uma disputa de conhecimento, logo após o mais velho vencer o mais novo faz uma aposta e ganha, seu pai deixa algo claro para eles como uma lição, e que devemos observar também, onde ele explana que o mais novo conhecia o eleitorado e se fingiu de bobo a curto prazo para ganhar no longo. Podemos trazer isso para aquelas empresas de capital aberto que resolvemos investir, utilizando o conhecimento que temos sobre ela para investir ou não no longo prazo. 
“Meditação” algo bastante notável nesse episódio foi o fato da meditação, em 24min o procurador encontrasse meditando e logo nos minutos posteriores por volta de 52 minutos de vídeo o Axelrod também fazia o mesmo, é notável que essa pratica é uma forma de gestão do pensamento e da mentalidade, uma forma de ser controlar e se manter estável. 
Em relação ao mercado financeiro no segundo episódio no minuto 13:15 fala algo interessante referente ao mercado financeiro onde se um cenário aparenta estar ruim para o investidor comum é bom para um outro tipo de investidor.
Aparentemente o protagonista da série entende muito bem dos seus negócios e no critério gestão do negócio ele está muito bem, ele consegue incentivar seus colaboradores a dar o seu melhor e incentiva-los, mas também cobrar a todos de maneira intensa, mostrou controle da situação no minuto 19:56 onde ele explana o erro de um colaborador e que não se deve agir de maneira duvidosa e fraudulenta.
 
Psicologicamente devemos saber que é quase impossível ser 100% no trabalho e 100% como pessoa mas precisamos saber conciliar ao máximo possível essa relação e dar nosso melhor sempre, esse foi um ensinamento obtido no minuto 16.

Continue navegando