Buscar

recrutamento e seleção

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O perfil dos profissionais valorizado pelas organizações destaca-se pela capacidade de entendimento do cenário atual, o aperfeiçoamento constante e a busca de melhores resultados. Algumas características aparecem como mais relevantes, marque a única que NÃO se adequa:
		
	
	dinamismo
	
	comunicação
	 
	exímio executor de tarefas
	
	foco na qualidade
	
	capacidade realizadora
	Respondido em 09/05/2020 13:44:35
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A estrutura da área de RH envolve diversos subsistemas, tendo como objetivo possibilitar a sua atuação de forma abrangente e profissional na organização. Das afirmativas abaixo, assinale aquela que caracteriza o subsistema de Recrutamento e Seleção:
		
	
	Operacionalizar e controlar os processos de admissão, demissão, assiduidade, cálculo e processamento de salários, recolhimento de impostos trabalhistas, férias, entre outras atividades
	
	Promover ações de capacitação para garantir a atualização, preparação e desenvolvimento contínuos dos funcionários.
	
	Definir a política salarial e de benefícios definida pela empresa, descrição de cargos, realização de pesquisas salariais, tendo em vista a retenção de talentos.
	
	Definir a estratégia global da área de RH, a quantidade necessária de pessoas para ocupação dos cargos organizacionais e os indicadores que irão monitorar os resultados.
	 
	Definir as estratégias de captação e identificação de talentos para a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas.
	Respondido em 09/05/2020 13:50:41
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O modelo de gestão por competências vem sendo adotado por um número cada vez maior de empresas com o objetivo de otimizar processos organizacionais e desempenho qualificado de seus colaboradores. Assim sendo, analise as afirmativas que seguem: (I) O modelo de gestão por competências nos remete a um conjunto de padrões, procedimentos e ações alinhadas que refletem toda a cadeia produtiva da empresa. (II) As resultantes do modelo de gestão por competências não estão relacionadas à visão e à missão, considerando ser um modelo com características próprias. (III) No modelo de gestão por competências, a ausência de uma visão clara dos negócios não prejudica o conceito de alinhamento de estratégias da organização. (IV) A partir do momento em que a empresa tenha definida sua estratégia, o modelo de gestão por competências fornece o suporte para as diversas ações corporativas. Analisadas as afirmativas, assinale abaixo a opção correta:
		
	
	As afirmativas III e IV são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	 
	As afirmativas II e III são falsas.
	
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	Respondido em 09/05/2020 14:15:28
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O processo seletivo, até a admissão, envolve três fases ou etapas bem específicas. Assinale a opção, cuja sequência está correta:
		
	 
	Recrutamento, Seleção e Ambientação.
	 
	Análise de Currículo, Entrevista e Contratação
	
	Análise de Currículo, Recrutamento e Seleção
	
	Seleção, Entrevista e Contratação.
	
	Recrutamento, Entrevista e Contratação.
	Respondido em 09/05/2020 13:55:29
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	NÃO consiste em uma VANTAGEM do RECRUTAMENTO EXTERNO:
		
	 
	custos reduzidos (economia com despesas de divulgação da vaga externamente: anúncios em jornais, revistas, agências, etc.);
	
	um novo ¿olhar¿ sobre os processos, permitindo formas diferentes e inovadoras de atuação
	
	atração de profissionais preparados reduzindo, em alguns casos, a necessidade de investimento em capacitação.
	
	renovação dos quadros internos com a aquisição de novas experiências;
	
	maior oxigenação da empresa pela diversidade de profissionais contratados oriundos de outras culturas no mercado;
	Respondido em 09/05/2020 14:11:34
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	É no processo de seleção que ocorre a escolha do candidato mais adequado à organização, lembrando sempre que o processo é bilateral, ou seja, o candidato e o empregador escolhem-se mutuamente. O empregador precisa verificar a adequação do candidato às competências organizacionais e do cargo, bem como o alinhamento à cultura (rituais, crenças e valores da empresa); e o empregado ou candidato deve realizar uma avaliação criteriosa da atratividade da organização, englobando: imagem e solidez, perspectivas de carreira, desafios, remuneração, benefícios, etc. Partindo dessa premissa e considerando os estudos realizados sobre processo seletivo, assinale a única alternativa correta:
		
	
	Embora o Selecionador conduza o processo até a escolha dos candidatos para apresentação ao requisitante da vaga, a decisão de contratação caberá exclusivamente ao setor de RH.
	
	Um processo seletivo bem conduzido permite a identificação do maior número possível de informações objetivas sobre candidatos, mesmo que o recrutamento tenha sido falho, ou seja, não tenha identificado bons candidatos.
	
	Independente do local de atuação, o processo de recrutamento e seleção não requer um profissional bem preparado, uma vez que essa é uma atribuição do setor requisitante da vaga, que levará em consideração os objetivos e a cultura da empresa.
	 
	A Seleção pode ser considerada um processo de escolha no qual, em uma relação de potenciais candidatos, a organização irá definir aquele que é mais adequado aos desafios do cargo, ao mesmo tempo em que ela própria deverá ser escolhida por este profissional.
	 
	A Seleção é um processo de escolha no qual a organização irá definir ou escolher aquele candidato que é mais qualificado para o mercado de trabalho, considerando os desafios contemporâneos.
	Respondido em 09/05/2020 14:00:13
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A divulgação da vaga é uma etapa muito importante para o êxito no processo seletivo; assim, a escolha das fontes de divulgação da vaga pode ser crucial. Desta forma, pede-se para assinalar a opção, cujas fontes de divulgação são recomendadas para cargos estratégicos:
		
	 
	Consultorias especializadas, headhunters, networking.
	
	Headhunters, consultorias especializadas, faculdades.
	
	Headhunters, consultorias especializadas, cartazes.
	 
	Agências de emprego, cartazes, consultorias especializadas.
	
	Jornais, faculdades, consultorias especializadas.
	Respondido em 09/05/2020 14:04:21
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando o selecionador utiliza-se de perguntas direcionadas a situações reais vivenciadas para observar o seu padrão de comportamento e os resultados concretos obtidos, estará aplicando a entrevista por:
		
	
	Exposição
	
	Comprovação
	
	Exemplificação
	
	Fatores técnicos
	 
	Competência
	Respondido em 09/05/2020 14:05:44
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O investimento em programas de Trainees pelas organizações é importante visto que esses profissionais poderão ser desenvolvidos para alcançarem futuros cargos gerenciais. Levando em conta o que foi dito, pode-se afirmar que:
		
	 
	A competência de um profissional não depende apenas do conhecimento que ele adquire ao longo de um Treinamento, mas também da articulação desse conhecimento com habilidades e atitudes.
	
	Quando consideramos competências gerenciais nos Trainees é mais importante considerarmos que eles tenham habilidades para assumir tal cargo, independente da atitude.
	
	A atitudeé fator chave em qualquer cargo, porém podemos não focar no desenvolvimento dos Trainees as habilidades nem conhecimentos.
	
	As organizações possuem competências desejáveis a serem desenvolvidas pelos profissionais, exceto pelos Trainees que desenvolverão outras.
	
	Independente do programa a ser desenvolvido pelo Trainee, qualquer um que passe por ele terá a competência, ao final do mesmo, para assumir cargo gerencial.
	Respondido em 09/05/2020 14:07:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Observe as afirmações abaixo e identifique as sentenças verdadeiras:
I- O planejamento do recrutamento tem por finalidade estruturar o sistema de trabalho a ser desenvolvido, porém, na maioria das vezes, não se faz necessário.
II- Alguns indicadores poderão dar uma visão da eficiência do recrutamento, como por exemplo: o percentual de candidatos atraídos pelos diversos meios utilizados.
III- O mercado de recursos humanos funciona em termos de oferta e de procura, e que indica a disponibilidade e demanda de emprego.
		
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	 
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	 
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	A afirmação II está incorreta e a afirmação III está correta.

Continue navegando