Buscar

O Vidro: Propriedades e Composição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O vidro tem muitas utilidades em virtude de sua transparência, sua elevada resistência ao ataque químico, sua eficiência como isolante elétrico, sua capacidade de reter o vácuo. 
Estes esforços levaram ao estágio mais moderno da tecnologia de produção de vidro plano. Em apenas 10 anos: a folha de vidro obtida por flutuação quase que eliminou a chapa obtida por outros processos e invadiu significativamente o mercado de vidros de janelas. 
Do ponto de vista físico o vidro pode ser definido como um líquido sub-resfriado, rígido, sem ponto de fusão definido e com uma viscosidade suficientemente elevada para impedir a cristalização.
Do ponto de vista químico é o resultado da união de óxidos inorgânicos não voláteis resultantes da decomposição e da fusão de: compostos metalicos alcalinos e alcalinos terrosos, areia, e outras substâncias. 
Cal sílica e soda ainda constituem cerca de 90% do vidro em todo o mundo, da mesma forma que há 2000 anos atrás. Quaisquer outros materiais podem ser considerados ingredientes secundários, embora possam provocar efeitos de grande importância.
Sílica fundida ou sílica vitrosa é o vidro feito a alta temperatura. É muito resistente, térmica e quimicamente. 
O vidro Vycor, de alta sílica, tem algumas propriedades semelhantes a sílica fundida. 
Caracteriza-se pelo baixo coeficiente de expansão e pelo elevado ponto de amolecimento , tem grande resistencia termica e permite que seja usado além das faixas de temperatura dos outros vidros.
Este vidro é muito transparente a radiação ultravioleta. 
Silicatos alcalinos são vidros solúveis, usados apenas como soluções. São soluveis em água.
A areia e a barrilha são simplesmente fundidas e os produtos são os silicatos de sódio, cuja composição vai de Na2O.SiO2 até Na2O.4SiO2. A solução de silicato de sódio, conhecida também como vidro de água, é amplamente usada, como adesivo de papel, na fabricação de caixas de papel ondulado.
O vidro de sódio e cálcio tem uma ampla gama de aplicações em janelas, em armações transparentes e em toda espécie de vasos. É o mais fabricado. Os vidros com estas composições não fundem a uma temperatura muito elevada e são suficientemente viscosos para não se desvitrificarem, embora não tão viscosos que impeçam o trabalho em temperaturas razoáveis. 
A grande melhoria na fabricação de vidros foi a substituição do operador por dispositivos mecânicos com o controle de instrumentos. 
A influência do comércio de bebidas levou os fabricantes a produzirem vidraria com elevado teor de alumina e de cal e baixo teor de alcalis. Este tipo de vidro é mais difícil de fundir mas é quimicamente mais resistente. 
Vidro de chumbo é o produto obtido a partir do óxido de chumbo, da sílica e álcalis, usado para fins decorativos e óticos. O teor de chumbo no vidro é um fator determinante na classificação de vidro ou cristal. São também de grande importância em trabalhos óticos em virtude do respectivo índice de refração elevado e da grande dispersão. 
Vidro de borossilicato (pyrex) são feitos de óxido de boro e sílica e são usados em trabalhos óticos e científicos e em certos objetos. O coeficiente de expansão é baixo, a resistÊncia ao choque é elevada, a estabilidade química excelente e a resistência elétrica grande. 
Cerâmicas de vidro podem ser totalment devitrificadas (estado vitreo para estado cristalino) por um tratamento térmico. A estrutura em escala microscópica de alta qualidade oferece um produto com força mecânica superior à de muitas cerâmicas cristalinas tradicionais.

Continue navegando