Buscar

atividade 1 formação sócio histórica e política do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A luta contra o racismo ganhou um grande reforço legal quando foi sancionada a Lei nº 10.639, de 2003, que tornou obrigatória a inserção do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no processo formativo dos brasileiros, desde os primeiros anos. A respeito dessa legislação, quais são os assuntos que devem compor o conteúdo programático a ser estudado? Além de responder à pergunta, argumente sobre a relevância dessa lei.
Ensinar História da África aos alunos brasileiros é a única maneira de romper com a estrutura eurocêntrica que até hoje caracterizou a formação escolar brasileira. Com a lei sancionada, tornando obrigatório o ensino da História dos afro-brasileiros e africanos no ensino fundamental e médio, deu-se conta das dificuldades de sua implementação, a começar que com algumas exceções os professores nunca tiveram, em suas graduações, contato com disciplinas específicas sobre a história da África, além do que a grande maioria dos livros didáticos de História utilizada nestes níveis de ensino não reserva para a África espaço adequado, os alunos passam a construir apenas estereótipos sobre a África e suas populações. 
Portanto nas aulas de história deve-se abordar de forma positiva a composição da nossa nação, ao tratar dos negros não só abordar a escravidão, mas mostrar aos estudantes as inúmeras contribuições culturais dos africanos para a cultura que hoje chamamos de brasileira, como exemplo: Na dança a capoeira que une artes marciais com ginga, dança e música, na música que com influências africanas nasceram o maxixe, maracatu, samba, choro e à aclamada bossa nova, isto sem falar das religiões como candomblé e umbanda, além das contribuições no nosso vocabulário, nas comidas e festas populares.

Continue navegando