Buscar

Prova FINAL Sindicalismo e Negociação Coletiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( peso.:3,00)
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com artigo 510-A da CLT, nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Este artigo reforça o que já estava previsto na Carta constitucional, mas que até em então não era colocado em prática. Sobre essa comissão de representantes, analise as sentenças a seguir:
I- Essa comissão de representantes não pode ser considerada uma entidade sindical.
II- Essa comissão de representantes tem poder para celebrar convenções e acordos coletivos de trabalho. 
III- Essa comissão de representantes é responsável por promover o entendimento direto com o empregador, mesmo diante de questões exclusivamente sindicais. 
IV- Essa comissão de representantes representa uma forma não sindical da união dos empregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.
	2.
	De acordo com artigo 510-A, CLT, "nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los, com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores". Este artigo reforça o que já estava previsto na Carta Constitucional, mas que até em então não era colocado em prática. Sobre essa comissão de representantes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Essa comissão de representantes tem poder para celebrar convenções e acordos coletivos de trabalho.
	 b)
	Essa comissão de representantes é um exemplo de uma forma sindical de união dos empregados em busca de garantir seus direitos.
	 c)
	Essa comissão de representantes são considerada um tipo de entidade sindicais uma vez que compreendem os sindicatos, federações e confederações.
	 d)
	Essa comissão de representantes é responsável por promover o entendimento direto com o empregador desde que não sejam questões exclusivamente sindicais.
	
	De acordo com o site da OIT, "A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade". Muitas mudanças já aconteceram desde a criação da OIT com relação às condições de trabalho e ao respeito ao trabalhador, mas questões como a igualdade entre homens e mulheres no trabalho ainda necessitam de atenção. Com relação aos principais motivos que justificaram a criação da Organização Internacional do Trabalho, analise as sentenças a seguir: 
I- Realização da justiça social entre os povos.
II- Condição básica para a manutenção da paz internacional.
III- Promoção e harmonização das normas trabalhistas internacionais.
IV- Controle de taxas de natalidade e mortalidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em:<http://www.oit.org.br/content/apresenta%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 1 nov. 2016.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	Direito do trabalho é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores. Quando nos referimos às relações entre empregador e empregado, esta pode ocorrer a partir de duas formas, sendo a individual e a coletiva. Esses dois tipos de relações diferem-se pelos sujeitos e pelos interesses envolvidos, porém, tanto no direito das relações individuais, quanto no direito das relações coletivas de trabalho, o propósito é o mesmo, resguardo da dignidade do trabalhador. Sobre essas relações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quando a relação é coletiva o que é considerado é o interesse individual.
	 b)
	As relações coletivas são formadas por grupos, os quais são formados por pessoas abstratamente consideradas, levando-se em conta o interesse do grupo e não o do indivíduo.
	 c)
	As relações individuais ocorrem a partir da relação coletiva entre grupos com interesses em comum.
	 d)
	As relações coletivas se caracterizam pela relação do indivíduo, caracterizado como empregado e empregador.
	5.
	O Direito Coletivo do Trabalho envolve os chamados direitos transindividuais que são subdivididos em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. Além disso, o direito coletivo no âmbito das relações de trabalho no Brasil assume duas perspectivas, sendo sindical e das coletividades e dos grupos. Sobre as relações coletivas de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nas relações coletivas de trabalho sempre haverá a presença do sindicato da categoria.
	 b)
	Nas relações coletivas de trabalho a presença do sindicato dos empregados é obrigatória, já o sindicato do empregador, não.
	 c)
	As relações coletivas de trabalho sempre serão sindicais.
	 d)
	Existem relações coletivas de trabalho sem a participação de qualquer sindicato.
	6.
	A negociação coletiva é um dos mais importantes instrumentos utilizados para garantir os interesses dos trabalhadores frente aos empregadores. A partir de uma negociação coletiva ocorre a possibilidade de um acordo coletivo ou convenção coletiva. Como é definida a Convenção Coletiva de Trabalho nos termos da CLT?
	 a)
	Acordo de caráter corporativo pelo qual a Delegacia do Trabalho representativa de categorias econômicas idênticas estipula condições de trabalho.
	 b)
	Acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho.
	 c)
	Acordo de caráter facultativo pelo qual a Delegacia do Trabalho representa o Sindicato de categorias econômicas idênticas e estipula condições de trabalho.
	 d)
	Acordo de caráter participativo pelo qual o Sindicato de Classe representa as categorias econômicas participativas e estipula condições de trabalho.
	7.
	A greve é considerada hoje um direito fundamental de todo povo brasileiro e configura-se como um instrumento de pressão dos empregados sobre os empregadores. De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros, transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais.
	 b)
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	 c)
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação dos serviços essenciais.
	 d)
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	8.
	Existem diferenças conceituais entre as palavras função e prerrogativa e que envolvem os sindicatos, pois estas, muitas vezes, são utilizadas de modo incorreto, ocasionando alterações no significado da frase ou do parágrafo. Martinez (2010, p. 15) destaca que "função e prerrogativa relacionam-se, respectivamente, como substância e instrumento, de modo que esta permita o alcance dos propósitos e das expectativas daquela". Nesse sentido, sobre a função dos sindicatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e Fpara as falsas:
(    ) O sindicato é uma pessoa jurídica de direito público e defende os interesses coletivos.
(    ) As funções dos sindicatos são de natureza institucional, sendo que as principais são defender os direitos coletivos e melhorar as condições de vida das pessoas.
(    ) As funções de negociação e representação são vistas como próprias dos sindicatos.
(    ) Uma das funções dos sindicatos é a assistencial, que inclui a prestação de serviços médicos, educacionais, entre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINEZ, Luciano. Curso de direito do trabalho: relações individuais, sindicais e coletivas do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2010.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Cabe ao Estado, a partir da Constituição de 1988, autorizar a fundação dos sindicatos, mas não interferir em sua organização. Com isso, os sindicatos ganharam algumas garantias referentes à liberdade sindical. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao sindicato o direito de eleger seus dirigentes de modo livre.
II- Cabe ao sindicato a liberdade sindical, mas esta não exclui a fiscalização estatal nas eleições sindicais.
III- Cabe ao sindicato sua organização e gestão, mas com a ingerência do Estado.
IV- Cabe ao sindicato desenvolver seus estatutos e regulamentos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	Segundo Sergio Pinto Martins (2010), a negociação coletiva é uma forma de ajuste de interesses entre as partes, que acertam os diferentes entendimentos existentes, visando encontrar uma solução capaz de compor suas posições. A negociação coletiva é considerada o melhor sistema para resolução de problemas, em que visa-se regular a remuneração e outros termos do acordo contratual, regulamentando as condições de trabalho. No que se refere às convenções coletivas de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Convenção coletiva é o instrumento coletivo firmado entre o sindicato representante da categoria patronal e o sindicato representante da categoria profissional.
(    ) Para ter validade, a convenção coletiva de trabalho deve ser, obrigatoriamente, homologada pela autoridade competente.
(    ) Não é lícito estipular duração de validade superior a dois anos para a convenção coletiva de trabalho.
(    ) É facultada a celebração verbal de acordo coletivo de trabalho, desde que presentes, ao menos, duas testemunhas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 26. ed. São Paulo: atlas, 2010.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2009) A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva. Nesse caso, o que a negociação escolhida conduz?
	 a)
	A uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.
	 b)
	A uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
	 c)
	A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
	 d)
	A uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
Parte inferior do formulário

Continue navegando