Buscar

UNIDADE 03 - ATIVIDADE 3 (A3) (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIDADE 03 / ATIVIDADE 3 (A3)
PERGUNTA 1
1. No mundo globalizado no qual estamos inseridos, pode-se afirmar que é essencial a presença de talentos que possuam a capacidade de resolver problemas. Esses profissionais que conseguem desenvolver soluções inovadoras têm sido procurados pelas empresas como o “pote de ouro no fim do arco-íris”, dada a relevância que a questão possui. O grande desafio para solucionar esse dilema é que essa competência é rara e difícil de encontrar nos profissionais atualmente.
Diante do proposto, as metodologias Creative Problem-Solving (CPS) e Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) surgem como propostas para disseminar a cultura da resolução de problemas por meio de métodos bem instituídos e com resultados e aplicações eficazes.
Disserte sobre a importância do profissional capaz de resolver problemas nas empresas, inspirado pelas metodologias propostas, e explique cada um dos métodos. Indique quais são as premissas básicas nas quais os métodos são desenvolvidos e os passos tomados em busca de soluções criativas para os problemas do mundo moderno.
A velocidade extrema com que mudanças ocorrem, no mercado globalizado atual, incita a necessidade de estarmos aptos a resolver os problemas que estão surgindo em grande quantidade e alta complexidade. A grande situação, nesse caso, é que precisamos desenvolver, rapidamente, nossos conhecimentos, pois ficam obsoletos com o passar do tempo, devido ao desenvolvimento da tecnologia e da ciência. Diante dessa demanda, espera-se de um profissional dentro de um ponto de vista, norteado pelas metodologias estudada, a relevância da solução de problemas, embasado fundamentalmente na criatividade. Com isto, apresentamos duas metodologias de resolução de problemas: as metodologias Creative Problem-Solving (CPS) e Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ).
Dessa maneira, a metodologia do CPS em suas fases, sob o aspectos da divergência (expansão) e, seguindo do aspectos de convergência (refinamento) das ideias. Entretanto, é necessário um equilíbrio entre o pensamento divergente e convergente, observando a produção de soluções, sabendo dosar a expansão e refinamento das ideias (em instantes diferentes). Ou seja, os obstáculos deverão ser apresentados como perguntas a serem solucionadas, como questões abertas que possuem múltiplas possibilidades de respostas corretas, objetivando a uma solução plausível para os problemas. Muito costumeiros entre as pessoas, pré-julgamento, deve ser eliminado, pois tende a esconder ideias por medo de rejeição.
Ainda, na CPS, notamos que constituição do pensamento deve começar sempre com o foco no “Sim, e..” em vez de “Não, mas...”, por que isto fará expandir ideias, enquanto a negação dificultará o desenvolvimento da conversa, encurtando as opções.
Agora, apresentaremos uma outra metodologia de solução de problemas, chamada TRIZ - Teoria da Solução Inventiva de Problemas, cuja tradução da língua russa remete à sigla TRIZ.
A metodologia aqui apresentada como TRIZ - Teoria da Solução Inventiva de Problemas (Também conhecida pelo seu acrônimo em inglês TIPS – Theory of Inventive Problem Solving) foi proposta pelo autor russo Genrich Altshuller, com a proposta de desenvolver uma teoria que define os padrões generalistas de soluções inovadoras e as características semelhantes que soluções diferentes precisaram solucionar. Esta metodologia ficou famosa, ao longo dos anos, por ser associada à elaboração de diversas patentes de produtos inovadores (ALTSHULLER, 1999; CARVALHO; BACK, 2001).
A teoria proposta por Altshuller (1999) tem como objetivo oferecer um conjunto de ferramentas, para compreender o processo inovativo aplicado, sistematicamente, com um intuito claro: resolver problemas. A partir desta premissa, ele passou a estudar o registro das patentes registradas, no setor militar do governo russo, nos anos 1940 e 1950, e passou a buscar as conformidades (semelhanças) nas patentes que produziram resultados concretos. Assim, ele propôs um processo de elaboração de soluções, chamado de processo da TRIZ. Os passos do processo da TRIZ podem ser dispostos na lista abaixo:
Busca-se, nesta etapa, encontrar quais são os recursos disponíveis, para solucionar o problema. Os materiais utilizados, os equipamentos utilizados, as condições nas quais o sistema está inserido, os procedimentos de trabalho e os stakeholders do processo são exemplos de recursos utilizados, para atingir o objetivo. Busca-se, nesta etapa, gerar os insights, utilizando os quarenta princípios da metodologia.
Sim, o processo da TRIZ avalia 40 (quarenta!) princípios que buscam avaliar um problema específico, sob o prisma de um problema genérico que possui solução e, a partir dela, desenvolver uma solução específica. Processo de desenvolvimento da TRIZ. Vamos, agora, apresentar os quarenta princípios inventivos básicos da TRIZ, propostos por Altshuller (CARVALHO; BACK, 2001):
Segmentação ou fragmentação, remoção ou extração, qualidade localizada, assimetria, consolidação, universalização, alinhamento, contrapeso, compensação prévia, ação prévia, amortecimento prévio, equipotencialidade, inversão, recurvação, dinamização, ação parcial ou excessiva, transição para nova dimensão, vibração mecânica, ação periódica, continuidade da ação útil, aceleração, transformação de prejuízo em lucro, retroalimentação, mediação, autosserviço, cópia, uso e descarte, substituição de meios mecânicos, construção pneumática ou hidráulica, uso de filmes finos e membranas flexíveis, uso de materiais porosos, mudança de cor, homogeneização, descarte e regeneração, mudança de parâmetros e propriedades, mudança de fase, expansão térmica, uso de oxidantes fortes, uso de atmosferas inertes, uso de materiais compostos.
A metodologia TRIZ é ampla em suas possibilidades de aplicação e pode ser utilizada em qualquer situação que exija uma solução criativa, inclusive em problemas pessoais!
Em suma, o conteúdo proposto, nos apresentou a metodologia, CPS, que também é conhecida por método Osborn-Parnes, cuja, finalidade é solucionar problemas, baseada em antagônicos em cada passo da metodologia e ideias divergentes, para ampliar as possibilidades, e convergentes, para definir quais ideias poderão ser implementadas com sucesso.
Por outro lado, a metodologia TRIZ que é estruturada em quatro passos para a sua solução: definir uma contradição, destrinchar seus recursos, idealizar os resultados e buscar, dentro dos quarenta princípios inovativos, quais deles podem proporcionar uma solução viável para o problema proposto.
Seja qual for a metodologia utilizada, (CPS ou TRIZ), o que se busca no mundo moderno é um profissional capaz de resolver os diversos problemas nas empresas, comprometido com os valores, proativo e com grande capacidade de resolver as demandas existentes, ou seja, criativo, que é uma habilidade que necessita ser exercitada e desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas. Por fim há de ressaltar que as metodologias objeto desta tarefa, por certo, contribuem na formação e desenvolvimento de profissionais singulares, capazes de tomar decisões, assumir responsabilidades e buscar soluções que venham contribuir positivamente em sua empresa.

Outros materiais