Buscar

Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior3

Prévia do material em texto

Se sabe que pensar que todos os processos reflexivos podem ser caracterizados como filosóficos, no plano das relações estabelecidas no entorno da educação e das suas modalidades, é correr o rico de banalizar o próprio entendimento da filosofia, e, no caso especifico, de uma filosofia da educação. Partindo deste pressuposto faz-se necessário:
Escolha uma:
a. É necessário entender a filosofia como uma forma de entendimento pela qual o ser social e mecânico toma consciência de seu papel na sociedade, do sentido da sua história, do significado do projeto do passado; 
b. É necessário entender a filosofia como uma forma de conhecimento pela qual o ser humano toma consciência do mundo, do sentido da história de seu país, do significado do projeto do futuro; 
c. É necessário entender a filosofia como uma forma de conhecimento pela qual o ser humano toma consciência de si, do sentido da sua história, do significado do projeto do futuro. 
d. É necessário compreender a filosofia como uma forma de conhecimento do próximo no qual o ser humano toma consciência do outro, do sentido da sua história, do significado do projeto do futuro; 
e. É necessário entender a filosofia como uma forma de conhecimento pela qual o ser humano nasce, cresce e se reproduz. 
Feedback
A resposta correta é: É necessário entender a filosofia como uma forma de conhecimento pela qual o ser humano toma consciência de si, do sentido da sua história, do significado do projeto do futuro..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Araújo (2012) afirma que a pedagogia universitária no Brasil é exercida por professores que não tem uma identidade única. Suas características são extremamente complexas, como complexo e variado é o sistema de educação superior brasileiro, essa realidade que passa por significativas mudanças advindas de constantes reformulações pedagógicas e legais. Escolha entre as assertivas abaixo, o que Araújo classifica como uma exigência para uma melhor definição dos professores:
Escolha uma:
a. constituição de novas posturas profissionais, de papéis sociais, por parte dos alunos e, mais definidos e solidários entre si; 
b. constituição de novas posturas acadêmicas, de papéis sociais, por parte de educadores e educandos, mais definidos e solidários entre si. 
c. constituição de posturas acadêmicas conservadoras, de papéis individuais, por parte de educadores e educandos, mais definidos e solidários entre si; 
d. constituição de novas posturas acadêmicas, de novas didáticas, por parte de educadores e educandos, mais definidos e individualizados; 
e. constituição de posturas acadêmicas conservadoras, de papéis sociais, por parte de educadores e educandos, mais definidos e individualizados; 
Feedback
A resposta correta é: constituição de novas posturas acadêmicas, de papéis sociais, por parte de educadores e educandos, mais definidos e solidários entre si..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Tendo em vista que a pesquisa é a essência da pedagogia universitária, o fundamento sem o qual se descaracteriza o Ensino Superior, pois sabe-se que o ensino e a aprendizagem só serão motivadores se seu processo se der como processo de pesquisa. Diante disso, quais seriam os telos da ação docente nesse contexto de ensino como atividade de pesquisa:
Escolha uma:
a. Sistematizar espaços e construir conhecimento com qualidade política apenas; 
b. Ocupar espaço científico próprio e orientar alunos a construir conhecimento com qualidade formal e política; 
c. Ocupar espaço científico próprio e construir conhecimentos com qualidade apenas. 
d. Sistematizar espaços e levar os alunos á reflexão; 
e. Ocupar espaço científico e orientar alunos a construir conhecimento com qualidade política apenas; 
Feedback
A resposta correta é: Ocupar espaço científico próprio e orientar alunos a construir conhecimento com qualidade formal e política;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Araújo (2012) parece ser unânime entre os filósofos da educação que o desenvolvimento contínuo do educador se constitui como a mais importante das competências pedagógicas. Conforme Grillo apud Paiva existe uma singularidade da situação de ensino. Escolha a assertiva abaixo que melhor represente o pensamento de Grillo quanto a essa singularidade:
Escolha uma:
a. o professor necessita ser um filosofo que questiona o seu pensamento e sua prática, age impulsivamente no ambiente dinâmico, toma decisões e cria respostas mais adequadas porque construídas na própria situação concreta; 
b. o professor necessita ser um pesquisador que questiona o seu pensamento e sua prática, age reflexivamente no ambiente dinâmico, toma decisões e cria respostas mais adequadas porque construídas na própria situação concreta; 
c. o professor necessita ser um pesquisador que questiona apenas a prática, age ativamente no ambiente estático, toma decisões e cria problemas mais adequadas porque construídas na própria situação concreta. 
d. o professor necessita ser um pensador que questiona o seu pensamento e sua prática, age ativamente no ambiente acadêmico, acata decisões e cria respostas mais adequadas porque construídas na própria situação concreta; 
e. o professor necessita ser um inquieto que reflete o seu pensamento e sua prática, age proativamente no ambiente dinâmico, aceita decisões e cria respostas mais adequadas porque construídas na própria situação concreta; 
Feedback
A resposta correta é: o professor necessita ser um pesquisador que questiona o seu pensamento e sua prática, age reflexivamente no ambiente dinâmico, toma decisões e cria respostas mais adequadas porque construídas na própria situação concreta;.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O cotidiano da sala de aula é sempre instável e exige do professor a reinterpretação de cada situação problemática em decorrência do confronto desta com outra experiência já vivida, a qual nunca se repete. Dentro desta perspectiva quais são as características necessárias ao professor?
Escolha uma:
a. O professor necessita ser um pesquisador que questiona o seu pensamento e sua prática, utiliza de autoritarismo no espaço acadêmico. 
b. O professor necessita ser um pesquisador que questiona o seu pensamento e sua prática, age reflexivamente no ambiente dinâmico. 
c. O professor necessita ser tradicional, questionando seu pensamento de sua prática. 
d. O professor necessita ser um pesquisador que questiona o seu pensamento e sua prática, estabelece espaços fomentadores de criatividade. 
e. O professor necessita ser um pesquisador que questiona o seu pensamento e sua prática, age de maneira que seu conhecimento seja central. 
Feedback
A resposta correta é: O professor necessita ser um pesquisador que questiona o seu pensamento e sua prática, age reflexivamente no ambiente dinâmico..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O processo de ensino-aprendizagem requer do educador e da educadora, em todos os níveis em que ocorra, diversas estratégias para que os resultados venham a ser os melhores possíveis em todos os âmbitos, além de uma sólida formação na sua área específica de conhecimento, quais são as outras características necessárias?
Escolha uma:
a. Uma constante busca de aperfeiçoamento nas metodologias e técnicas utilizadas na arte de ensinar e de aprender; 
b. Uma constante busca por metodologias estagnadas no tradicionalismo; 
c. Uma constante busca de aperfeiçoamento somente em alguns momentos; 
d. A busca do conhecimento quando necessário e de estratégias tradicionalistas; 
e. Atitude autoritária por parte dos profissionais da Educação e a busca pelo conhecimento. 
Feedback
A resposta correta é: Uma constante busca de aperfeiçoamento nas metodologias e técnicas utilizadas na arte de ensinar e de aprender;.
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Certamente a pedagogia universitária no Brasil é exercida por professores que não tem uma identidade única. Suas características são extremamente complexas. Essa realidade advinda de constantes reformulações pedagógicas exige:
Escolhauma:
a. Essa realidade exige a construção de novas posturas acadêmicas, pautadas no respeito ao tradicionalismo, por parte dos educadores e educandos, mais solidários e definidos entre si; 
b. Essa realidade exige a constituição de novas posturas acadêmicas por parte dos, exclusivamente, dos educadores; 
c. Essa realidade exige a constituição de novas posturas acadêmicas por parte dos educandos, exclusivamente. 
d. Essa realidade exige a constituição de novas posturas acadêmicas por parte dos educadores e educandos, mais solidários e definidos entre si; 
e. Essa realidade exige a constituição de novas posturas dos mestres, visando um ensino pautado no conteudismo; 
Feedback
A resposta correta é: Essa realidade exige a constituição de novas posturas acadêmicas por parte dos educadores e educandos, mais solidários e definidos entre si;.
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das premissas fundamentais dessa tendência é a valorização das ações pedagógicas enquanto verdadeiramente inseridas na prática social concreta .Isso significa, por exemplo, que aquilo que é ministrado enquanto conteúdo na sala de aula deve encontrar vida nas realidades sociais de onde advém os ingressos no sistema escolar. A qual tendência progressista refere-se as características acima mencionadas?
Escolha uma:
a. Crítica 
b. Libertadora 
c. Libertária 
d. Tradicional 
e. Crítico-social dos conteúdos 
Feedback
A resposta correta é: Crítico-social dos conteúdos.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Do ponto de vista pedagógico a complexidade sempre foi praticada por parte de alguns educadores. Em que momentos isso ocorre? Identifique as situações assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas: 
( ) Todas as vezes que o docente busca contextualizar a temática de uma aula com os demais assuntos trabalhados; 
( ) Sempre que o docente trabalha com conteúdos formais; 
( ) Quando o educador evita pensar sua participação nesse processo como o de responsável por uma disciplina estanque e separada das demais; 
( ) Quando o educador pensa na sua participação nesse processo como o de responsável por uma disciplina estanque; 
( ) Evita a compartimentação do saber, a fragmentação do conhecimento cientifico, é fundamental no sentido de desenvolver um conhecimento contextualizado, repleto de significados para o discente.
Escolha uma:
a. V, V, V, F, F 
b. V, V, V, V, V 
c. V, F, V, F, V 
d. F, V, F, V, F 
e. F, F, F, F, F 
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As tendências renovadas, seja a progressista ou a não-diretiva, continuam a valorizar um saber universal como forma de realização do indivíduo e de sua adequada inserção no mundo social. Tendo em vista a relevância da Educação para a sociedade, qual a função da escola nesse contexto?
Escolha uma:
a. A escola cabe a atitude de preparar indivíduos aptos para o mercado de trabalho unicamente; 
b. A escola deverá atuar como transformadora de mentalidades, sem necessidade de preocupação quanto aos conhecimentos prévios dos educandos; 
c. A escola deverá estar pautada no tradicionalismo para que a verdadeira aprendizagem dos estudantes efetive-se. 
d. A escola é atribuída à tarefa de preparar indivíduos plenos e competentes para o desempenho de funções sociais; 
e. Exclusivamente á escola é dada a tarefa de educar os indivíduos; 
Feedback
A resposta correta é: A escola é atribuída à tarefa de preparar indivíduos plenos e competentes para o desempenho de funções sociais;.
Terminar revisão

Continue navegando