Buscar

Exercício Principios de Sistemas de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
TRABALHO PARA AVALIAÇÃO – SEMESTRE 2020.1
QUESTIONÁRIO PARA COMPLEMENTE DE NOTA
DISCIPLINA: PRÍNCIPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
FACILITADOR: ANDERSON JEAN MENDONÇA.
QUESTIONÁRIO:
QUESTÃO 1: Quando surgiram as primeiras iniciativas ligadas à computação e equipamentos que processavam dados mediante comandos em linguagem de máquina. 
a) 1930 
b) 1940 
c) 1950 
d) 1960 
QUESTÃO 2: O que observamos nos últimos anos em relação aos sistemas de informação. 
a) Evolução do hardware, redução do custo do software e profissionais de TI mais especializados e melhor remunerados. 
b) Evolução do hardware, redução do custo do software e profissionais de TI menos especializados e pior remunerados. 
c) Evolução em software, aumento do custo do hardware e profissionais de TI menos especializados e melhor remunerados. 
d) Evolução em software, redução do custo do hardware e profissionais de TI mais especializados e melhor remunerados. 
QUESTÃO 3: O que é computador? 
a) Placa de circuitos em que dispositivos são conectados. 
b) Maquina destinada ao processamento de dados, capaz de realizar varias tarefas. 
c) Elemento responsável por executar o fluxo de informações em linguagem de máquina. 
d) Aqueles que interagem com o computador, de forma a agregar valor à realização do seu trabalho. 
QUESTÃO 4: É um conjunto de componentes com limites bem definidos, que trabalham em conjunto para alcançar objetivos comuns. Pode ser uma combinação de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam a informação em uma organização. Esse conceito refere-se a: 
a) Internet das coisas 
b) Sistema de informação 
c) Inteligência artificial 
d) Computador 
QUESTÃO 5: Qual o principal objetivo de um Sistema de informação, dentre os citados acima: 
a) Excelência operacional 
b) Vantagem competitiva 
c) Auxiliar a tomada de decisão. 
d) Serviços e modelos de negócios. 
QUESTÃO 6: É o recurso que diz ao computador o que ele deve fazer. Está dividido em duas categorias: De sistema e aplicativos. Esse conceito refere-se a: 
a) Hardware 
b) Peoplewares: 
c) Software 
d) Ransomware.
QUESTÃO 7: Fornecem versões eletrônicas de ferramentas tradicionais da modelagem financeira. É organizada como uma grade, composta de linhas e colunas. Ela substitui o tradicional uso do livro de registro contábil, do lápis e da calculadora. Atualmente, é comum utiliza-las em operações de modelagem e análise de simulação. Esse conceito refere-se a: 
a) Processadores de texto 
b) Planilhas eletrônicas 
c) Sistema Operacional 
d) Geradores de apresentações.
QUESTÃO 8: É a grande rede mundial em que milhões de computadores estão conectados. A revolução nas comunicações trazida por ela é sem igual na história humana e a grande variedade de serviços nela disponíveis faz com que se assemelhe a um imenso shopping center de produtos e serviços 24 horas por dia. Esse conceito refere-se a: 
a) Intranet 
b) Internet 
c) Extranet 
d) Dados móveis.
QUESTÃO 9: É um conjunto de dois ou mais dispositivos eletrônicos de computação interligados por um sistema de comunicação digital guiados por um conjunto de regras para compartilhar entre si informação, serviços e, recursos físicos e lógico. Esse conceito refere-se a: 
a) Sistema de informação 
b) Computação em nuvem 
c) Rede de computadores 
d) Internet das Coisas (IOT).
QUESTÃO 10: De acordo com o material de estudo, marque a opção correta. Qual o conceito de INFORMAÇÃO. 
a) É o estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana.
b) É o ato ou efeito de conhecer.
c) Define-se com um conjunto de dados, organizados, contextualizados e processados de forma que possam ser avaliados, resumidos, apresentados de forma gráfica e formatados em planilhas eletrônicas
d) É definido como valores, coletas, medidas e fatos registrados que não estejam organizados ou contextualizados. 
QUESTÃO 11: Segundo (STAIR & REYNOLDS, 2006), o que é informação como vantagem competitiva. Marque a questão correta. 
a) É definida por meio da comparação das forças e fraquezas de cada linha de negócio de forma a acentuar os aspectos positivos e mitigar os aspectos negativos em relação ao mercado.
b) É o estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana.
c) É um benefício significativo e (idealmente) de longo prazo para uma companhia perante seus competidores. 
d) É um sistema no qual os dados das principais áreas do negócio estivessem a poucos cliques de distância.
QUESTÃO 12: As empresas e organizações buscam a vantagem competitiva quando analisam as condições de mercado. Segundo Porter, existem cinco forças que interagem entre si e que fazem com que as empresas busquem sua vantagem competitiva em relação ao mercado. De acordo com o material de estudo, marque a opção correta. São características os Novos Entrantes: 
a) Sob o ponto de vista do consumidor, se um produto substituto no mercado, a um baixo preço, atende suas necessidades, é de se imaginar que ele passe a consumir este produto de forma rotineira, fazendo com que a empresa repense sua solução e se empenhe em reagir ao movimento do mercado.
b) Eles pressionar a empresa por menores preços em produtos e serviços sob a ameaça de migrarem para o concorrente. Cabe à empresa utilizar suas vantagens competitivas em relação à concorrência e lançar mão do seu relacionamento com o comprador, da qualidade de seu produto, prazos de entrega, condições de pagamento etc.
c) Exercem alto poder de barganha sobre a empresa. Entretanto, ao se criar um relacionamento de parceria entre fornecedor e empresa, esta passa a ter uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes de mercado, pois sempre terá produto disponível para atender o mercado em suas demandas.
d) Em geral, novos concorrentes oxigenam o mercado com ideias e soluções renovadas e fazem com que a empresa repense suas estratégias na busca de manter ou aumentar sua vantagem competitiva sobre o novo concorrente.
QUESTÃO 13: As empresas e organizações buscam a vantagem competitiva quando analisam as condições de mercado. Segundo Porter, existem cinco forças que interagem entre si e que fazem com que as empresas busquem sua vantagem competitiva em relação ao mercado. De acordo com o material de estudo, marque a opção correta. São características os Produtos Substitutos: 
a) A rivalidade, de certa forma saudável para o negócio, faz com que as empresas se movimentem no sentido da diferenciação pela busca de melhores produtos e serviços para seus consumidores finais.
b) Em geral, novos concorrentes oxigenam o mercado com ideias e soluções renovadas e fazem com que a empresa repense suas estratégias na busca de manter ou aumentar sua vantagem competitiva sobre o novo concorrente.
c) Sob o ponto de vista do consumidor, se um produto substituto no mercado, a um baixo preço, atende suas necessidades, é de se imaginar que ele passe a consumir este produto de forma rotineira, fazendo com que a empresa repense sua solução e se empenhe em reagir ao movimento do mercado.
d) Eles pressionar a empresa por menores preços em produtos e serviços sob a ameaça de migrarem para o concorrente. Cabe à empresa utilizar suas vantagens competitivas em relação à concorrência e lançar mão do seu relacionamento com o comprador, da qualidade de seu produto, prazos de entrega, condições de pagamento etc.
QUESTÃO 14: De acordo com o material de estudo, marque a opção correta. Qual o conceito de Supply chain management (SCM). 
a) É o conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. 
b) É a ferramenta usada na tecnologia para possibilita gerencia cadeia de suprimentos eficácia e eficiência. Sendo nos tempos modernos exigências do cliente, que influencia diretamente na concorrência entre empresas. 
c) É uma plataformade software desenvolvida para interligar diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio. 
d) É o nome dado ao conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. 
QUESTÃO 15: De acordo com o material de estudo, marque a opção correta. Qual o conceito de Enterprise Resource Planning (ERP). 
a) É o conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. 
b) É a ferramenta usada na tecnologia para possibilita gerencia cadeia de suprimentos eficácia e eficiência. Sendo nos tempos modernos exigências do cliente, que influencia diretamente na concorrência entre empresas. 
c) É uma plataforma de software desenvolvida para interligar diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio. 
d) É o nome dado ao conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. 
QUESTÃO 16: A informação é peça-chave atualmente nas organizações, muito importante no processo administrativo, assim sendo, MARQUE A OPÇÃO CORRETA. Como classifica a informação nos sistemas de informação. 
a) Informação concreta e abstrata 
b) Informação falsa e verdadeira 
c) Informação operativa e informação competitiva. 
d) Informação estruturada e não estrutura. 
QUESTÃO 17: De acordo com o material de estudo, MARQUE A OPÇÃO CORRETA. Quais os sistemas de suporte a decisão. 
a) SPT e ERP. 
b) SE e SSD 
c) SIG e SAD. 
d) Sistemas Geográficos e Específicos. 
QUESTÃO 18: São sistemas de informação baseado na inteligência artificial e no repositório de conhecimento de uma área de aplicação específica e complexa, de forma que venha a atuar como um “consultor especialista” para os usuários finais. De acordo com o material de estudo, marque a opção correta, refere-se a qual conceito.
a) Enterprise Resource Planning (ERP)
b) Sistemas especialistas
c) Inteligência artificial
d) Robótica.
QUESTÃO 19: Marque a opção correta. O que é um Sistema Distribuído.
a) São aqueles que concentram processamento e dados em uma estrutura local. Um único programa recebe entrada de dados de muitos usuários e lhes envia os respectivos retornos
b) É um conjunto de computadores independentes entre si (e até diferentes), ligados através de uma rede de dados, que se apresentam aos utilizadores como um sistema único e coerente
c) É um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
d) São sistemas de informação baseado na inteligência artificial e no repositório de conhecimento de uma área de aplicação específica e complexa, de forma que venha a atuar como um “consultor especialista” para os usuários finais.
QUESTÃO 20: Responde pela gestão da informação na organização e pela disponibilidade desta quando necessário. Marque a questão correta, que é esse profissional.
a) Gerente de projeto.
b) Chief Information Officer (CIO).
c) Analista de sistemas.
d) Programador.
e) Database Administrator (DBA).

Outros materiais