Buscar

Exercício 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício 5
Ausubel 
1-Expresse por escrito e de forma sucinta a sua compreensão sobre o conceito central da teoria de Ausubel: aprendizagem significativa. 
R: A aprendizagem significativa para Ausubel é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Ou seja, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.
2. Defina cada um dos seguintes tipos de aprendizagem significativa e dê um exemplo de: aprendizagem por supraordenação, por subordinação e por combinação.
R: Supraordenação: quando a informação nova é ampla demais para ser assimilada por qualquer subsunsor existente, sendo mais abrangente que estes e então passa a assimilá-los. Por exemplo: Se o indivíduo tem subsunsores para Catolicismo, Protestantismo e Kardecismo, e depois aprende o conceito geral de Cristianismo. Esse último conceito é que na realidade assimilará os 3 originais.
Por subordinação: a nova ideia aprendida se encontra hierarquicamente subordinada a ideia preexistente. Como exemplo a existência prévia de conceitos subsunçores, compreendido pelos autores como um conceito já existente na estrutura cognitiva, capaz de servir de ancoradouro a uma nova informação, de modo que esta adquira significado para o estudante.
Por combinação: quando a informação nova não é suficientemente ampla para absorver os subsunções mas em contrapartida é muito abrangente para ser absorvida por estes. Assim para a se associar de forma mais independente aos conceitos originais. Como exemplo podemos citar o conceito de "Arca de Noé". Ele se relaciona com o conceito de embarcação mas poderia não assimilá-los nem ser assimilado por estes, pois possuí peculiaridades muito específicas que desafiam as características de uma embarcação comum, dependendo do ponto de vista e linhagem de raciocínio do aprendiz, mas é indiscutivelmente associável a este conceito. Ao mesmo tempo associa-se também ao conceito Cristianismo por fazer parte de sua crença mas não de forma exclusiva a ponto de ser definitivamente assimilado. Assim passa a ser relacionar com ambos e quaisquer outros conceitos associáveis mas ainda mantém uma certa independência.
 Skinner
3-Você estudou o Behaviorismo. De acordo com seus estudos sobre o Behaviorismo, assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde ao experimento de Skinner. 
a. ( ) Skinner procurou medir a salivação dos cães. 
b. ( X ) Realizou o condicionamento respondente. 
c. ( ) Criou os reforços positivos e negativos. 
d. ( ) Iniciou seus estudos a partir dos sucos gástricos dos animais. 
4-Explique o que você entendeu sobre os conceitos elaborados por Skinner na sua teoria, como: comportamento, reforçamento, reforço, contingência de reforço e depois estabeleça relação entre eles. 
R: O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória - os estados mentais ou subjetivos.
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar de uma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome. A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo.
Segundo Skinner, o comportamento de seguir mas a suscetibilidade de ser reforçado pela proximidade do objeto. Isto pode ser comprovado através de uma situação experimental na qual o comportamento de seguir provoca o afastamento do objeto enquanto que o se afastar provoca sua aproximação. Skinner conclui que: "Apenas conhecendo o que e como o patinho aprende durante sua vida podemos estar seguros do que está equipado para fazer ao nascimento"
Contingências filogenéticas possivelmente responsáveis pela 'seleção da inteligência' não especificam respostas. O que foi selecionado parece ser uma suscetibilidade para contingências ontogenéticas, que levam particularmente a uma maior velocidade de condicionamento e a capacidade de manter um repertório maior sem confusão.
Para Skinner, muitos comportamentos considerados universais específicos da espécie são universais porque as contingências sociais ou não-sociais são universais. No caso do ser humano, os aspectos universais da linguagem não implicam uma dotação genética universal, mas são as contingências arranjadas por comunidades verbais que têm aspectos universais.
Ainda que Skinner considerasse importante levar em conta as diferenças entre os alunos de um mesmo professor, o behaviorismo se baseia fundamentalmente na previsibilidade das reações aos estímulos e reforços. Seus objetivos educacionais buscam resultados definidos antecipadamente, para que seja possível, diante de uma criança ou adolescente, projetar a modelagem de um adulto. 
Henri Wallon 
5. Com base nos estudos de Henri Wallon, explique com suas palavras qual a importância da afetividade, do ato motor e da inteligência para o desenvolvimento da criança. 
R: A afetividade como o autor fala é uma característica biológica e elas são visíveis quando o outro explora isso da criança, uma vez que o estímulo motor só é provocado quando um adulto como por exemplo se mãe da criança incentiva e estimular aquela ação. Pois ao observar o corpo da criança a forma como ela reage as sensações internas e ao meio externo, é possível identificar o que a afeta e de que forma tanto positiva quanto negativa usado essa evidência para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
A criança é muito inteligente e precisa do acompanhamento do adulto para ser moldado e usado para o bem, como podemos citar, desde de pequenas elas usam o choro para despertar no adulto algo que elas estão precisando, como a fome, e outros sentimentos, nas essas manifestações chamam atenção da mãe. Com isso, a criança vai modelando suas emoções e caminha para a diferenciação. É daí que nasce a razão, podemos observar a importância dessa afetividade, e que ela é contagiosa pois alguém que esteja alegre acaba transmitindo o sentimento para as pessoas que estão ao seu redor. Da mesma forma, um professor que esteja nervoso pode passar isso a sua turma. 
O educador, sabendo disso, pode tanto não se deixar contagiar pelas emoções dos alunos como atuar para reverter uma situação em que um sentimento ruim domine a sala.  O ambiente favorável envolve o controle de situações ameaçadoras, que podem atrapalhar ou travar as inteligências, assim as crianças captam isso organicamente e reagem de uma maneira positiva
6-Como Wallon considera a emoção? 
R: Para ele a emoção encontra-se relacionado ao componente biológico do comportamento humano (agitação, reação de ordem física) e a afetividade é utilizada com significação mais ampla, referindo-se as vivências dos indivíduos e às formas de expressão mais complexas.
Rogers 
7. Assinale a alternativa correta.
De acordo com a Teoria Humanista é correto afirmar que:
a. ( ) A incongruência é o movimento harmônico entre o desejo do sujeito e sua ação. 
b. ( ) A autoridade do professor é necessária para inibir os elementos indesejáveis da personalidade do aluno.
 c. ( X ) O self ideal em harmonia com o self resulta em congruência psíquica. 
d. ( ) O objetivo do homem, ao longo de sua vida, é tomar consciência dos elementos traumáticos durante o seu desenvolvimento psicossexual.
 8-Expliquee exemplifique algumas qualidades que facilitam a aprendizagem, de acordo com Rogers.
R: O trabalho de Rogers é conhecido como Teoria Humanista. Segundo esta teoria o homem não é conduzido por forças inconscientes, e sim guiado pela razão e consciência. Para Roger é a partir da experiência consciente que o sujeito irá se definir e evoluir.
Rogers afirma que há um campo da experiência para cada indivíduo. O campo da experiência é compreendido como o mundo privativo, pessoal que pode não corresponder à realidade. Isto quer dizer que as experiências vivenciadas por uma pessoa apresentam-se como única e particular. Um mesmo evento no espaço e no tempo pode ser vivido por duas ou mais pessoas simultaneamente. No entanto, essa experiência será compreendida de forma diferente por pessoas diferentes porque existem particularidades em cada sujeito que lhe permite uma consciência única do evento vivido. O campo da experiência é organizado de acordo com as sensações, percepções e significados atribuídos à experiência vivida. Nesse processo, a pessoa não tem consciência imediata de suas apreensões. É esse conjunto de elementos que conferem valor particular à experiência.
 De certa forma, podemos dizer que o evento atual se liga aos eventos anteriores experimentados pelo sujeito e essa ligação reconfigura o evento externo tornando-o particular. Por isso, o psiquismo de cada sujeito é único e confere características peculiares a cada pessoa. 
Para explicar as características particulares do ser humano, Rogers desenvolveu o conceito de Self. Ao contrário do que se pensa, o self não é uma instância psicológica hermeticamente fechada, ele está situado no campo da experiência, é mutável e instável. Na teoria de Rogers, o self é o auto conceito e a visão que uma pessoa tem de si própria. Essa visão repousa sobre as experiências passadas, estimulações presentes e expectativas de como ela será no futuro.
Para Rogers, o ser humano apresenta uma tendência natural à evolução, como os outros animais. O homem evolui em direção a autonomia, com a finalidade de usar todas as suas potencialidades. Para a Psicologia Humanista o homem é um ser inacabado, um eterno vir-a-ser e seu objetivo maior, a finalidade da vida é a auto realização. De acordo com Rogers, o conflito psicológico pode ser explicado nas contradições entre o que o sujeito é de fato e seu self ideal. A teoria humanista entende o self ideal como outra instância psicológica.

Continue navegando