Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 PRONTA

Prévia do material em texto

1/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Segunda Licenciatura em Artes Visuais
Semestre: 1º 
Disciplina: Desenho e o Grafismo Infantil
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 3
Professora: Sueli Ap. F. Morais 
ORIENTAÇÕES 
Cada Atividade respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta
1º) Habilidades globais como dirigir, ler, andar de bicicleta, uma vez que se aprende não se esquece mais. Andar de bicicleta, por exemplo, requer treino, se ficar algum tempo sem praticar você se atrapalha um pouco no início, mas assim que começa, não para mais. Com o desenho também é necessário treino e compreensão das cinco habilidades globais para que você aprenda a desenhar (EDWARDS, 200, p. 18). As habilidades globais estudadas são:
Alternativas
a) Percepção das bordas, percepção dos espaços, percepção dos relacionamentos, percepção das luzes e sombras, percepção do todo.
b) Percepção das bordas, percepção do conteúdo, percepção das perspectivas, percepção das luzes e sombras, percepção de detalhes
c) Percepção das bordas, percepção dos espaços, percepção das margens, percepção das luzes e sombras, percepção dos objetos.
d) Percepção das bordas, percepção dos objetos, percepção dos detalhes, percepção de conteúdos, percepção do todo.
2º) -O desenho é a representação gráfica da forma, que implica em solucionar questões técnicas e estéticas, envolve sensibilidade e percepção. Betty Edwards em seu livro Desenhando com o lado Direito do Cérebro, diz que, desenhar parece ser em parte, a capacidade de efetuar uma mudança no estado cerebral para uma mudança diferente de ver e perceber. “Aprender a desenhar é realmente uma questão de aprender a ver corretamente-, o que implica muito mais do que ver apenas com os olhos.” (Kimon Nicolaides,1941)
 Com base nas informações, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
 I-(F) A modalidade cerebral que devemos acessar para que consigamos desenhar com facilidade é a modalidade esquerda.
 II-(V) para melhor compreensão do processo do desenho devemos acessar a modalidade cerebral não verbal, intuitiva, concreta e não temporal.
 III-(F) o Ideal para que se aprenda a desenhar seria usarmos o cérebro todo e não apenas a metade dele.
 IV-(F) para melhor compreensão do processo do desenho devemos acessar a modalidade cerebral verbal, lógica, simbólica e temporal.
 Assinale a sequência correta:
Alternativas
a) F-V-V-F
b) V-V-V-F
c) V-V-F-V
d) F-V-F-F
3º) O grafite possui distintos graus de dureza. Esse grau de dureza é devidamente indicado por uma nomenclatura específica. Sobre esse material, é correto o que se afirma em:
Alternativas
a) O tipo do grafite iniciada pela letra H e seus derivados são as mais macias.
b) O tipo do grafite iniciada pela letra B e seus derivados são as mais duras.
c) O tipo do grafite iniciada pela letra B e seus derivados são as mais macias.
d) O tipo do grafite iniciada pelas letras HB são as mais duras.
4º) O nosso cérebro, simétrico na aparência, mas assimétrico nas funções, se assemelha as duas metades de uma noz, são o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. O hemisfério esquerdo controla o lado direito de nosso corpo e o hemisfério direito controla o lado esquerdo, isso se dá devido ao cruzamento das trajetórias dos nervos. Para aprendermos a desenhar é necessário obter acesso a modalidade direita de nosso cérebro que tem características específicas. Com base no texto assinale a alternativa que apresenta somente as características da modalidade direita de nosso cérebro.
Alternativas
a) não verbal, lógica e intuitiva
b) verbal, racional e concreta.
c) não verbal, concreta e intuitiva.
d) Analítica, não verbal e intuitiva.
5º) A técnica do sombreamento é sem dúvida a mais prazerosa e significativa no desenho, segundo Edwards, na terminologia da arte, “lógica da luz”. Ainda de acordo com a autora: este termo significa exatamente o que ele diz: a luz se projetando sobre formas cria luzes e sombras de uma maneira lógica. Para você obter um sombreamento de forma contínua, dando ao desenho um volume mais natural é preciso usar a gradação tonal de forma correta para obter o efeito desejado. Assinale a alternativa incorreta para conseguir o efeito de luz e sombreamento:
Alternativas
a) Para conseguir o efeito de luz e sombra você pode utilizar uma escala tonal com lápis grafite, usando hachuras, que se obtém através de traçados sobrepostos de linhas retas verticais, horizontais e diagonais.
b) Não importa o material que utilize, o importante é que use a escala tonal gradativamente do tom claro para o escuro ou do escuro para o claro.
c) Não importa o material que utilize, o importante é que use a escala tonal gradativamente apenas dos tons amarelos.
d) Para um sombreamento ideal é importante a variação no tom das cores de forma gradativa, sem divisão entre um tom e outro, assim irá conseguir um efeito maior de volume em seu desenho, terá um aspecto tridimensional, e de profundidade no desenho bidimensional.
6º) O psicólogo Robert Ornstein sugere que, para desenhar, o artista deve “refletir” as coisas como se fosse um espelho, ou seja, percebê-las exatamente como elas são. Assim, precisamos deixar de lado a modalidade E, de categorização verbal, e concentrar toda a nossa atenção visual no que estamos percebendo - em todos os detalhes e também na maneira como cada detalhe se encaixa na configuração total. Resumindo, precisamos ver da maneira como o artista vê (EDWARDS, 2003, p. 102).
 Porque: Essa maneira especial de ver como artista só é possível se você criar dificuldades para a modalidade cerebral Esquerda, realizando atividades que a modalidade E não consiga ou não possa fazer, deixando então que a modalidade direita de nosso cérebro assuma a função de desenhar.
Alternativas
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é complemento da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é complemento, da primeira
.c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
7º) A garatuja não é simplesmente uma atividade sensório-motora, descomprometida e ininteligível. Atrás dessa aparente "inutilidade" contida no ato de rabiscar, estão latentes segredos existenciais, confidências emotivas, necessidades de comunicação. Existem pesquisas a respeito dos tipos possíveis de garatujas já realizadas por milhares de crianças, imprimindo uma qualidade científica e normativa à nossa conduta ao olharmos estes infindáveis traços caóticos no papel (DERDYK,1989, p.52). Na fase inicial do desenvolvimento gráfico da criança podemos observar diversas características no momento em que a criança desenha. De acordo com o texto, está correto o que se afirma em:
 a- Fase inicial entre as idades de um e dois anos. Nessa fase a criança, mesmo não tendo uma coordenação motora muscular madura, é capaz de rabiscar, normalmente com linhas curtas e simples, em curvas fechadas horizontais, depois em espirais e, finalmente, em confusos círculos múltiplos.
 b- Entre dois e três anos, a criança passa a controlar seus músculos o suficiente para empunhar um instrumento qualquer, até mesmo o seu próprio dedo e começa a rabiscar em diversas superfícies, no papel, na parede, na areia, na terra, e na água o que acarreta em movimentos de vai e vem no braço. Aos três anos os movimentos circulares passam por uma simplificação até surgirem os primeiros círculos.
 c- Entre três e quatro anos, a criança, passa a explorar outras formas. Aos poucos acontece o aparecimento de linhas mais simples, mas, com firmeza e controle deliberados, surgem rabiscos mais avançados como o zigue-zague, curva fechada e o círculo imperfeito, quase sempre cobertos por rabiscos repetitivos; apenas um bom observador os consegue distinguir (SANS, 2001).
 d- Entre quatro e cinco anos a criança desenha figura humana, já sabe desenvolver detalhes junto com o da figura,aparecendo os dedos dos pés e das mãos, dentes, orelhas, umbigo e outras experimentações.
Alternativas
a) Apenas a alternativa A está correta
b) O correto é o que se afirma nas letras C e D
c) Está correto o que se afirma em A, B, C e D.
d) Apenas a letra B está correta
8º) No artigo, Desenhos Estereotipados: Um mal necessário ou é necessário acabar com este mal? Da autora Maria Letícia Rauen Vianna, publicado em 03/12/2012, a autora afirma que os desenhos estereotipados utilizados em larga escala por professores em sala de aula empobrecem a percepção da criança e inibe sua necessidade expressiva. Com base no texto é correto o que se afirma em:
Alternativas
a) Os desenhos estereotipados são um mal necessário, pois as crianças não conseguem desenhar e sentem-se frustradas.
b) Os desenhos estereotipados embotam os processos mentais da criança e não permitem que desenvolvam suas potencialidades.
c) Os desenhos estereotipados devem ser usados apenas para a decoração da escola e das salas de aula.
d) Os professores devem utilizar os desenhos estereotipados para estimular na criança o gosto pela pintura e treino da coordenação motora.
Dissertativas:
As cinco habilidades necessárias para aprender a desenhar são: 1- Percepção das bordas. 2- Percepção dos espaços. 3- Percepção dos relacionamentos. 4- Percepção das luzes e sombras. 5- Percepção do todo. Explique como se dá o desenho dos relacionamentos, o que preciso ter em mente, como devo pensar no momento de realizar desenhos em perspectiva?
	O DESENHO DOS RELACIONAMENTOS SE DÁ NO MOMENTO EM QUE VOCE DEVE DEIXAR A ODALIDADE D ASSUMIR O CONTROLE, E PENSAR COM A MODALIDADE E, SEMPRE DESNHANDO ERRADO PARA TERMINAR CORRETO.
	O QUE DEVO TER EM MENTE É A CONCENTRAÇÃO DO MOMENTO, NÃO IMAGINAR COMO VAI TERMINAR.
	DEVO PENSAR NO MOMENTO ATUAL, TENTAR NÃO DESTINGUIR NENHUMA IMAGEM ANTES DO TÉRMINO
	
	
	
2- Considerando o processo evolutivo do traço infantil e, principalmente, o seu significado pedagógico, o que caracteriza a produção gráfica de crianças de dez (10) anos de idade?
	Ela procura a lógica em sua criação, provavelmente por ter aguçado seu senso crítico, resultando no julgamento de sua própria expressão, na qual, a espontaneidade anteriormente era latente.
	Observa-se que nessa fase a transparência desaparece dos desenhos, pois ela é substituída pelos planos, na qual a relação de profundidade entre os elementos é ordenada em cena.
	
	
	
	
	
	.
BOA PROVA !!!!!

Outros materiais

Perguntas Recentes