Buscar

Port 3º Ciclo - Atualidades em Educação e Diversidade

Prévia do material em texto

FERNANDO LOURENÇO BORGES
RA. 8097132
PORTFÓLIO 3ºCICLO 
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Trabalho apresentado ao Claretiano - Centro Universitário para a disciplina de Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Prof. Alessandra Correa Farago.
RIO VERDE - GO
2019
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica
1) O que é possível afirmar sobre a qualidade do ensino das escolas públicas da educação básica estudadas pelo autor Vitor Henrique Paro?
A época do estudo realizado por Paro e refletindo contemporaneamente sobre a qualidade do ensino das escolas públicas da educação básica, é necessário pontuar que houve avanços, mas que ainda há muito por ser realizado conforme indica o referido autor em seus profícuos estudos. Dentre os importante elementos destacados sobre a necessidade de melhorias na qualidade do ensio da educação básica da escola publica é necessário á superação da educação percebida apenas como fator de inserção do mercado.
Além de preparar as pessoas para o chamado mundo do trabalho a escola, seja para o emprego ou para uma formação universitária, assim a pesquisa feita pelo autor expressa a necessidade da melhoria da infra-instrutora e condições apropriadas de funcionamento, bem como a adoção de uma perspectiva educacional empenhada com a formação do ser humano para integralidade e assumindo uma forma democrática que relacione com o objetivo do bem viver, que colabore na construção participativa da realidade social, histórica, cultural, ambiental e econômica dos sujeitos envolvidos no universo das escolas na educação básica, esclarecendo o autor. Neste sentido, é preciso por em primeiro plano a necessidade de pensar na estrutura, didática e organizacional da escola publica e a tarefa especifica que cabe aos educadores , educar grupos de alunos com todas suas características pessoas, potencialidades e anseios, que contribuem para a turma de alunos que o professor tem pela frente. Portanto o outro lado, é bom não esquecer que, a educação escolar, ainda é preciso não perder de vista cada aluno, com sua individualidade e subjetividade. Isto coloca a escola publica no que diz respeito a educação básica, devendo avançar a proporção que assumi característica que dialogam dentro e fora do contexto escolar. Tendo como básica a gestão democrática no sentido de ampliar a melhorar as relações entre os sujeitos que constroem a escola.
2) Quais são os principais desafios apontados pela pesquisadora Vanda Moreira Machado Lima que devem ser superados pelos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas brasileiras?
O docente não deverá se limitar apenas na transmissão e do conhecimento, mas na formação integral, no desenvolvimento pleno do aluno, com ênfase na formação da cidadania, continuidade dos estudos e qualificação o para o trabalho. A formação plena do aluno consiste parte da função da escola que deveria formar pessoas criticas que assumam seu lugar na sociedade como sujeitos históricos, capazes de compreender o mundo e escolher o modo de atuar sobre ele, respeitando os limites, mas criando possibilidades. Lecionar nos anos iniciais é considerado uma tarefa complexa e desafiante, visto que os professores trabalham com diferentes áreas de conhecimento, sendo que nem sempre possuem formação adequada para os exercícios de uma docência com qualidade. O professor traz em si algo ambíguo, dado que mescla diariamente sentimentos muitos diversos. Da mesma forma em que um aluno causa um sentimento de alegria diante de um desenvolvimento de uma atividade satisfatória, também poderá uma insatisfação diante de um comportamento negativo ou até mesmo uma revolta com as condições de vida do mesmo. O professor torna o centro dos discursos das reformas educativas, e é considerado fundamenta no processo educativo, o sujeito ator e a autor imprescindível para a melhoria da qualidade e do ensino publico, além de enfrentar no exercício da docência. Muitas das vezes os docentes são avaliados com desconfiança, acusados de serem profissionais medíocres e de terem uma formação deficiente, por outro lado, são bombardeados com uma retórica cada vez mais abundante, os consideram elementos essenciais para a melhoria da qualidade do ensino e para o progresso social e cultural. O educador constantemente faz a escolhas difíceis entre fazer a turma avançar rapidamente ou cuidar dos alunos com dificuldades, afastar os alunos que perturbam ou procura integrá-los ao grupo. 
Graças ao progresso ode democratização do ensino, que deu origem a diversidade no aluno na escola publica, garantindo o direito à educação para todos. Os professores deverão trabalhar com diferentes ritmos de aprendizagem de cada criança, e com aquela, em virtude de condições familiares desestruturadas, financeira e emocionalmente. 
3) A “escola democrática”, com os seus fundamentos e orientações, contribui para que a escola pública no Brasil possa superar as dificuldades relacionadas ao ensino? Justifique a sua resposta.
Sim, umas formas possíveis podem citar que a orientação, impulsiona a escola pública fundamentalmente pela melhoria da qualidade da educação brasileira. A escola democrática proporciona e estabelece a participação de um coletivo no que refere a tomada de decisões, na elaboração e execução de projetos à comunidade escolar. É importante para que a escola exerça um papel de garantir um processo de formação do cidadão e dos educadores, promovendo o estimulo à formação. Além de criar condições para que os envolvidos possam participar ativamente e criticar na construção de sua realidade social e de projetos que reflitam seus sonhos e inspirações futuras. 
Referência bibliográfica
LIM A, Vanda Moreira Machado. A Complexidade da Docência nos Anos Iniciais na Escola Pública. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 22, n23, p. 148-166, maio/ago. 2012. PARO, Vitor Henrique Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 18, 1997, Porto Alegre, ANPA E, 1997ª, p. 303-314. PARO, . H.Gestão escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo: Ática, 2007 PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo, Ática, 1997.

Continue navegando