Buscar

O Menino, o Vento e a Pipa

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CAROLINA ROCHA TERRA
RA: 8110341
ATIVIDADE DO PORTFÓLIO
CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA 
CAMPINAS
2021
CAROLINA ROCHA TERRA
RA: 8110341
ATIVIDADE DO PORTFÓLIO
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física para não licenciados, do Centro Universitário Claretiano. 
Responsável pela disciplina: Prof. Ana Maria Tassinari.
CAMPINAS
2021
O Menino, o Vento e a Pipa	
A reflexão do texto já inicia, ao meu ver, considerando que crianças são seres que transbordam sonhos, sem preconceitos, sem discriminações ao contrário dos adultos cheios de bagagens divergentes e intolerantes. 
O texto nos evidencia um menino chamado João, portador do vírus HIV, uma criança muito sonhadora, criativa, com comportamentos dignos como qualquer outra criança. 
João - o sonhador, era uma criança feliz, compreendida, respeitada pelos seus amigos. Morava numa instituição, que tinha como seu castelo, seu universo particular. Esse local resguardava crianças enfermas, sem família, sem casa, crianças abandonadas. 
João com seus pensamentos transformava coisas e lugares de forma incomum, para ver o que poucos viam, seu fascínio por um mundo diferente, modificava muros desta instituição em uma grande fortaleza onde podia almejar, desfrutar e ser criança, no qual várias narrativas se aconteciam, com o seu papagaio. Com sua pipa, por mais complexo que fosse colocá-la perto das nuvens, ele em tempo nenhum cedeu. 
O intuito do texto de comparar a pipa com a vida era clara, também nos faz pensar como podemos enfrentar nossas vivências de maneira alternativa, sem as complicações que a vida nos concede, para que nossas metas e objetivos sejam correspondidos. Tantas vezes passamos por certos problemas, mas pode servir de lição e impulso para avançarmos em frente conforme João, que persistia diante das dificuldades.
As desavenças de raça, cultura, credo tornam nosso mundo em um lugar desgastante. A Intolerância e atitudes de agressividade baseadas unicamente em desacordos são relatadas cotidianamente e integralmente no mundo todo. Estamos vivendo a pandemia do COVID-19, com ela podemos ver o quão ignorante e solitária a sociedade está. Cada dia mais as pessoas passam a pensar menos no próximo, apesar disso, pude ter contato com pessoas de boa índole que fazem a diferença em momentos tão delicados dentro e fora da sala de aula.
Devido a tal situação muitas aulas foram canceladas e o ensino a distância deteve de um tempo indeterminado, principalmente para os alunos da rede pública. Muitas famílias de classe baixa estão vivenciando o momento de não ter condições de se sustentar, com muitos filhos pequenos, as crianças não tem o que comer, quanto mais condições de estudar remotamente. Diante deste cenário, movi uma ação entre amigos, a qual arrecadamos comida, roupas, fraldas, dentre outras coisas, para dar um pouco de acolhimento a essas famílias. Observamos também que dentre essas famílias algumas crianças não tinham acesso as aulas on-line, juntamente com um grupo de amigos conseguimos fazer com que elas possam participar das aulas nesse momento de pandemia.
Para mim foi marcante, uma vez que pude ver que ainda existem pessoas boas, e me surpreendi com muitas das ajudas, pois vieram de pessoas que eu em alguns momentos cheguei até a julgar. Desta maneira compreendi que se cobiçamos verdadeiramente uma comunidade justa e igualitária, temos que estar vigilantes à forma como realizamos, apreciamos, e a maneira que nos comportamos diante do próximo, nossas atitudes podem mudar nosso curso de vida.
REFERÊNCIAS:
Afornali e Faria O MENINO, O VENTO E A PIPA Disponível em
<http://docslide.com.br/documents/o-menino-o-vento-e-a-pipa.html>. Acessado em Abril de 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017

Continue navegando