Buscar

GASOMETRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GASOMETRIA
Valores padrões
pH = 7,35 a 7,45
pO2 = 70 a 90 mmHg
pCO2 = 35 a 45 mmHg
CO2 = 23 a 27 mMol/L
HCO3 = 22 a 26 mEq/L
BE = -3,5 a +4,5 mEq/L
SatO2 = 95 a 97%
Acidose
Ocorre acidose quando a concentração de íons hidrogênio livres nos líquidos do organismo está elevada; em consequência, o pH medido no sangue arterial está abaixo de 7,35. 
Acidose metabólica
Ocorre em consequência do aumento da quantidade de ácidos fixos, não voláteis, no sangue, como o ácido lático, corpos cetônicos ou outros. O pH do sangue se reduz, devido ao acúmulo de íons hidrogênio livres; não há interferência respiratória na produção do distúrbio. 
Acidose respiratória 
Ocorre em consequência da redução da eliminação do dióxido de carbono nos alvéolos pulmonares. A retenção do CO2 no sangue que atravessa os capilares pulmonares, produz aumento da quantidade de ácido carbônico no sangue, com consequente redução do pH, caracterizando a acidose de origem respiratória.
Alcalose
Ocorre alcalose quando a concentração de íons hidrogênio livres nos líquidos do organismo está reduzida. Em consequência, o pH medido no sangue arterial está acima de 7,45.
Alcalose metabólica
Ocorre em consequência do aumento da quantidade de bases no sangue, como o íon bicarbonato. O pH do sangue se eleva, devido à redução de íons hidrogênio livres; não há interferênica respiratória na produção do distúrbio.
Alcalose respiratória
Ocorre em consequência do aumento da eliminação de dióxido de carbono nos alvéolos pulmonares. A eliminação excessiva do CO2 do sangue que atravessa os capilares pulmonares, produz reação da quantidade de ácido carbônico no sangue, com consequente elevação do pH, caracterizando a alcalose de origem respiratória.

Outros materiais