Buscar

Atividade 1_Gestão de Transportes_2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Gestão de Transportes
 Os custos envolvidos na distribuição física são bastante significativos no custo total de um produto vendido ao consumidor final. A distribuição física é uma área que precisa ter forte controle de processos e acompanhamento dos custos, sempre buscando alternativas para reduzir gastos e ter eficiência no processo.
 Uma das maneiras de reduzir despesas é estabelecer uma parceria entre a empresa e o transportador por meio de alianças. Segundo Fleury, Avila e Wanke (1997, p. 221), “empresas que buscam construir alianças bem-sucedidas devem estruturar um relacionamento do tipo ganha-ganha com base na exploração conjunta das oportunidades de aumento de eficiência existentes na interface do canal. A divisão dos ganhos obtidos com a redução dos desperdícios nas atividades de transporte é função da responsabilidade que cada empresa envolvida possui sobre determinada etapa (carregamento, descarregamento ou transporte), e não mais de pressões econômicas”.
 Com base na leitura do texto acima, responda à pergunta: qual o impacto do custo de transporte nos custos da distribuição física? Escreva sobre o atual cenário brasileiro e o aumento dos preços dos itens que envolvem o custo de transporte.
Resposta
 A distribuição física é uma das áreas da logística que mais geram custos em uma empresa, pois ela engloba várias atividades complexas como transportes entre outros, quando a empresa não possui eficiência em sua rede de distribuição, poderemos ter grandes impacto que podem atingir o nível de entrega do produto para o consumidor, isso gera atrasos na entrega, gastos excessivos com estoque de mercadorias, perda de produto por vencimento e até mesmo por avarias .
 Mesmo após a crise econômica, o mercado de e-comerce no Brasil vem crescendo, e o pais se consolida como um dos mais desenvolvidos em relação ao comércio eletrônico mundial . A logística no Brasil deveria acompanhar esse desempenho econômico, afim de realizar a entrega dos pedidos e das cargas nos prazos combinados e de forma segura, apesar desse cenário otimista, a infraestrutura logística apresenta gargalos para o avanço do setor, tais como falta de investimento nas rodovias, hoje 80% dos produtos são transportados em caminhões e carreta, que se deslocam por rodovias em péssimo estado de conservação, além dos inúmeros pedágios espalhados pelos estados, tudo isso faz com que o custo do transporte se torne mais caro, outro fator determinante para o aumento de custo de transporte, é o preço do combustível, que sofre vários reajustes ao longo do ano .

Continue navegando